Chuvas castigam região e Guará registra deslizamento de encostas
Estrada que dá acesso ao bairro dos Pilões tem dois dias de interdição parcial
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
O temporal teve início por volta das 19h. Até às 22h a chuva ainda era forte em alguns pontos da cidade. O índice pluviométrico fornecido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) apontou que choveu mais de 41 milímetros em Guaratinguetá, número alto se considerado o curto espaço de tempo.
Assim que a chuva teve início, a Defesa Civil da cidade ficou em alerta, devido à grande probabilidade de acúmulo de água. O primeiro ponto de deslizamento de terra foi nos Pilões. “Parte da estrada que dá acesso ao bairro sofreu com deslizamento de terra. Acionamos uma equipe da Agricultura que deslocou maquinário para fazer o serviço de restauração”, explicou o diretor da Defesa Civil, major Marco Antônio Oliveira.
A estrada ficou parcialmente interditada durante todo o restante da noite de quarta-feira e por toda a quinta-feira. Não foram registrados acidentes envolvendo motoristas ou motociclistas. Também não houve confirmação de vítimas do deslizamento de terra.
Outra queda de barreira foi registada no Rio das Pedras. A força da correnteza do Rio Acima era tão grande que a ponte que liga uma margem à outra foi levada pela enchente. “Praticamente toda a ponte foi levada pela água. Esse é outro local que passa por análise para sabermos quais ações emergenciais serão tomadas no momento”, assegurou o diretor.
Não foram registrados pontos de alagamento em Guaratinguetá, de acordo com o departamento. A previsão para os próximos dias é de 90% de possibilidade de pancadas de chuvas na região. A Defesa Civil pede que os moradores liguem para o telefone 199 caso haja algum problema causado pela chuva.