Canas debate regionalização e desenvolvimento do turismo

Ação promovida pelo Senac busca integração entre municípios e iniciativa privada; próximo encontro será realizado em Roseira

Encontro realizado em Canas contou com profissionais e servidores ligados ao turismo na região (Foto: Lucas Barbosa)
Encontro realizado em Canas contou com profissionais e servidores ligados ao turismo na região (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Região

Buscando fortalecer e alavancar o setor turístico da região, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) realizou na tarde da última quarta-feira, em Canas, a 14° reunião do Programa de Regionalização e Desenvolvimento do Turismo na Região Turística da Fé.

Com a presença de representantes de diversos municípios e organizações, o encontro foi mais um passo dado para a elaboração do plano.

Realizado na escola municipal de educação infantil Professor José Gomes Figueira, o evento reuniu membros das secretarias de Turismo de Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Potim, Piquete, Cunha, Canas, Cachoeira Paulista e Roseira. Foram esclarecidas dúvidas sobre a reunião anterior, ocorrida em Guará, em que foi solicitado que cada município disponibilizasse dados técnicos, como o inventário turístico para a elaboração do plano.

A turismóloga especialista em gestão de eventos e professora do Senac, Nathália Rocha, explicou que o plano, que também tem como mediador o professor Anderson Solcia, busca promover o desenvolvimento do setor por meio de ações que dinamizem e criem novas contribuições na economia e bem estar social.

Além de incentivar a cooperação entre as cidades, outra meta é possibilitar alternativas para que elas não se concentrem apenas no turismo religioso, desenvolvendo seu potencial para outros segmentos. “Além do aspecto religioso, o turismo na região tem potencial para se desenvolver na parte cultural, rural, social, pedagógico e de aventura. O plano também objetiva criar produtos turísticos integrados e complementares, aumentando o tempo de permanência dos turistas na região, alavancando a economia local”.

A professora do Senac revelou que o órgão acredita que o programa de regionalização tem potencialidade para contribuir para que os municípios se conscientizem sobre a necessidade de modernizarem sua infraestrutura para o acolhimento dos turistas. “Acreditamos que futuramente a região terá uma infraestrutura adequada para receber da melhor forma possível seus visitantes. Isto deverá ocorrer a partir da ampliação da participação entre poder público e iniciativa privada, refletindo em melhorias nas áreas da mobilidade urbana, serviços, limpeza, saúde e segurança”.

A representante do Setor Privado da Região Turística da Fé, Maria Jovita Villela, elogiou o andamento do programa de regionalização. “As reuniões foram importantes para a integração dos municípios e iniciativa privada, servindo para que pudéssemos identificar os caminhos a serem traçados. Este circuito é muito rico de história, cultura e opções turísticas, o que deve ser mais bem aproveitado para a atração de um maior fluxo de turistas”.

Para o representante da diretoria de Turismo de Canas, Paulo Coelho, a regionalização é um marco para o setor turístico do Vale do Paraíba. “O trabalho do Senac tem sido incrível, nos ajudando a enxergar a potencialidade que a região tem para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Estado. Usaremos este conhecimento adquirido para fomentar o turismo de Canas”.

A próxima reunião do Programa de Regionalização e Desenvolvimento do Turismo na Região Turística da Fé será realizada em Roseira, no dia 21 de fevereiro. Na ocasião, os municípios deverão entregar todas as informações e documentações solicitadas pelo Senac.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?