Campeonato de basquete reúne jovens atletas em Guaratinguetá

Associação dos Esportes garante continuidade do trabalho iniciado em 2015

Meninos disputam partida na versão 2015 da competição em Guará (Foto: Leandro Oliveira)
Meninos disputam partida na versão 2015 da competição em Guará (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Com o objetivo de resgatar a cultura do basquete em Guaratinguetá, será realizado pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Basquetebol da Cidade. Assim como em 2015, a competição vai reunir times das categorias de base, com jogos no Campo do Galvão e Portal das Colinas. O torneio começa nesta sexta-feira.

A primeira categoria a lutar pelo título será a sub-15. Ao todo, serão quatro equipes na disputa. Elas jogam entre si na primeira fase e as duas melhores colocadas fazem a final. As primeiras partidas serão entre Parque São Francisco e Toronto Broca, na quadra da Escola “Broca Meirelles”, no Campo do Galvão, na sexta-feira, às 19h. No sábado, às 15h, Fênix e Broca se enfrentam no Colégio Fênix.

“Nossa grande intenção é fazer esse esporte crescer na cidade. Hoje, Guará tem uma estrutura de iniciação muito reduzida, e para uma cidade com 120 mil habitantes e mais de cem bairros, os núcleos de basquete são muito pequenos”, salientou o professor de educação física, Cléber Luís Prado, um dos organizadores do torneio.

A categoria sub-17 terá início após o fim da competição sub-15. Mesmo com o número pequeno de times participando, para a AEG (Associação dos Esportes de Guaratinguetá), entidade responsável pela disputa, a evolução do trabalho iniciado em 2015 pode ser notado neste ano.

“A gente quer dar sequência a esse trabalho da AEG em diversificar sua atuação esportiva em diversas modalidades. Ano passado o campeonato foi realizado com a categoria sub-16. Nesse ano, demos continuidade com esse mesmo grupo de atletas, só que na categoria sub-17, e começamos um novo grupo com idade até 15 anos. São novos atletas e novos núcleos interessados na disputa”, detalhou.

Segundo a direção da AEG, a quadra da Escola “Broca Meirelles” está sob responsabilidade da Prefeitura. O Executivo não se opôs à realização de jogos neste local. Ainda de acordo com a entidade, o lugar mais apropriado para realização das partidas seria o Ginásio de Esportes do Pedregulho, mas o espaço não pode receber eventos com torcida por problemas com laudos técnicos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?