Câmara de Guará espera debater licitação

Iniciada no fim de 2017, análise teve última audiência em março; vereadores aceleram processo

Passageiros aguardam para embarcar em ônibus do TUG, no Centro de Guará; vereadores voltam a debater licitação do transporte da cidade (Foto: Arquivo Atos)
Passageiros aguardam para embarcar em ônibus do TUG; vereadores voltam a debater licitação do transporte da cidade (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira

Guaratinguetá

Após a realização da audiência pública para discutir junto à população o futuro do transporte público de Guaratinguetá, à Câmara se aproxima de votar a licitação para escolha da nova empresa que será responsável pelo serviço pelos próximos 15 anos, podendo ser renovado por mais cinco anos. O documento deve entrar em votação antes do recesso no meio do ano.

Os vereadores já apresentaram emendas ao documento e o prazo foi expirado por parte dos parlamentares. A Comissão de Transportes pode ainda apresentar emendas até o próximo dia 10. “Esse é o único caminho legal para apresentação de emendas aditiva ou substitutiva”, explicou o presidente da Casa, Marcelo Coutinho, Celão (PSD).

Para que não tenha o mesmo desfecho de 2016, quando a licitação foi encaminhada pelo ex-prefeito Francisco Carlos (PSDB) e acabou barrada na Câmara, os vereadores têm uma proximidade maior junto ao atual prefeito, Marcus Soliva (PSB).

Celão não acredita que o documento possa ser impugnado por algum vereador ou comissão. “Em todos os nossos questionamentos referentes à constitucionalidade do projeto, tivemos sucesso nas alterações. Vejo que dentro da Câmara essas discussões estão superadas, sobre a constitucionalidade e também a futuros questionamentos sobre o edital”, ressaltou.

O projeto referente à licitação chegou à Câmara no fim do ano passado. No início de 2018, a Comissão de Transporte, liderada por João Pita (PSB), deu inicio à análise do documento. “Debruçamos sobre ele, que é uma reclamação geral da população e pedimos para ter imediatamente essa licitação do transporte coletivo de Guaratinguetá. Cabe à Câmara analisar e aprovar”, afirmou o parlamentar.

Internamente, a expectativa entre os vereadores é de que a votação será realizada ainda no primeiro semestre. O pedido por uma nova licitação é feito há pelo menos cinco anos, quando estouraram em todo o País manifestações contra o aumento da passagem. Na época, em Guaratinguetá, não foi diferente, e a população engrossou o pedido por mudanças no serviço. Mas até o momento, nada de concreto foi feito.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?