Cunha espera 100 mil turistas durante temporada de inverno

Município aguarda liberação de recursos para investir na revitalização do centro histórico; Prefeitura projeta reforma de casarões para temporada de alta economia

Edição anterior do Festival de Inverno Acordes na Serra, em Cunha; em 2018, cidade espera 100 mil (Foto: Arquivo Atos)
Edição anterior do Festival de Inverno Acordes na Serra, em Cunha; em 2018, cidade espera 100 mil (Foto: Divulgação)

Leandro Oliveira
Cunha

A poucos dias do inverno, Cunha se planeja para a alta temporada de visitação turística. O Festival de Inverno de Cunha tem início apenas no dia 29, mas os preparativos já entraram na reta final. O município espera receber mais de cem mil visitantes nos próximos três meses. Aliada a essa expectativa está a possibilidade de investimento na revitalização do centro histórico.

Para 2018, a 25ª edição do Festival de Inverno Acordes na Serra terá atrações musicais nos mais variados estilos até o dia 29 de julho. A alta temporada aquece a economia do município, já que o número de turistas aumenta nos meses mais frios do ano. “A cidade já vem recebendo um grande número de visitantes”, destacou o secretário de Turismo de Cunha, Marcelo Coelho, o Téo.

A programação musical inclui um repertório variado, que passa pela música popular brasileira, música erudita e, como acontece de forma especial a cada inverno, pelo jazz e blues.

O clima dessa época do ano, a tranquilidade encontrada no município e as belezas naturais e patrimoniais fazem de Cunha um dos principais destinos da região no inverno, rivalizando com Campos do Jordão.

São aguardados mais de cem mil visitantes durante a alta temporada. “Até porque dentro da programação de inverno, temos a Festa do Divino, que é muito tradicional na cidade. Ela começa no dia 6 de julho e vai até o dia 15 do mesmo mês”, reforçou o secretário.

A Festa do Divino é reconhecida até mesmo fora da região. Cunha tem pouco mais de 22 mil habitantes, segundo o último Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010. Somente no dia que é distribuído almoço, no encerramento dessa festa, o município recebe em torno de trinta mil visitantes, fator mais do que importante para movimentar a economia local e inflar os registros turísticos.

Para receber melhor o visitante e preservar o patrimônio cultural, o município realizou um estudo para que a fiação elétrica passe a ser subterrânea, e não mais no alto dos postes. Além dessa medida, uma solicitação para restaurar e revitalizar os casarões do centro histórico aguardam aprovação do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

“Revitalização de alguns casarões do centro. Isso tudo está em andamento, mas segue aguardando liberação de recursos”, afirmou o secretário de Turismo, que confirmou que não há um prazo definido pelo Estado para responder as solicitações do município.

A programação do 25º Festival de Inverno Acordes na Serra pode ser acessada no site oficial da Prefeitura de Cunha, cunha.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?