Vereadores aprovam agendamento por telefone na saúde de Cruzeiro
Proposta coloca 30% das vagas na rede pública à disposição de idosos, gestantes e deficientes físicos
Francisco Assis
Cruzeiro
Um projeto aprovado na última sessão da Câmara de Cruzeiro pede a criação de uma linha telefônica para o agendamento de consultas na rede pública de saúde da cidade. A proposta é garantir o serviço para idosos, gestantes e deficientes físicos.
Um dos autores do projeto, o vereador Carlos Alberto Ribeiro, o Carlinhos da Stok Car (PR), explicou que a idéia é agilizar o trabalho para quem não pode perder tempo em busca de ajuda médica. “Esse projeto foi debatido muito e já estava na hora de ser votado. A população de mais idade merece um tratamento digno, assim como as gestantes e as pessoas com algum tipo de necessidade especial. Temos que ajudar nesse tipo de atendimento, para que o serviço fique mais rápido”, destacou.
Além de Carlinhos, os vereadores Sergio Antonio dos Santos (PDT) e Marco Aurélio Siqueira (PR) também participaram da criação do projeto.
A proposta autoriza o Executivo a criar um programa de agendamento de consultas médicas por telefone nos postos de saúde, ARE (Ambulatório Regional de Especialidades) e Pronto Atendimento. A idéia é cadastrar idosos, gestantes e deficientes físicos, interessados em agendar consultas.
Para o agendamento por telefone serão disponibilizados 30% da carga de vagas na rede pública municipal.
Com aprovação unanime na Casa, a proposta segue agora para a sanção do prefeito Rafic Simão (PMDB). “Acredito que o prefeito vai sim aprovar esse projeto, porque é de suma importância para melhorarmos o atendimento na cidade e além disso, não gera gastos ao sistema”, avaliou Ribeiro.