Tradicional produtora de café fecha as portas em Cruzeiro
Fundada em 1930, Café Marcondes comercializa produtos em três estados; encerramento das atividades gera comoção no município
Da Redação
Cruzeiro
Os apreciadores de café da região receberam uma má notícia na manhã desta sexta-feira (8). Após 94 anos de funcionamento, a tradicional empresa Café Marcondes confirmou o fechamento de sua fábrica em Cruzeiro.
Segundo informações divulgadas pelo Portal Cruzeiro, a direção da Café Marcondes revelou que o encerramento de suas atividades foi motivado pelo aumento dos custos do processo fabril, o que a inviabilizaria manter o padrão de qualidade de seus produtos. Disponível em seu site, o portfólio da empresa contava com opções de café torrado, moído e torrado e ainda espresso em cápsulas.
Erguida na rua Coronel José de Castro, região central de Cruzeiro, a fábrica era responsável por preparar e embalar os grãos distribuídos para pontos comerciais e clientes de diversas cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e das regiões sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Fundado em 1930 por João Marcondes de Castro, o empreendimento era credenciado à Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), órgão responsável por certificar a qualidade dos grãos e de seus processos de produção e comercialização.
A notícia sobre o fechamento da fábrica causou comoção em Cruzeiro. Diversos moradores utilizaram as redes sociais para lamentar o fato e para agradecer à família Marcondes pela atuação da empresa por quase um século.
Até o fechamento desta edição, a Café Marcondes não havia utilizado seu site e redes sociais para comentar sobre o encerramento de suas atividades. A reportagem do Jornal Atos tentou entrar em contato com a direção da empresa, porém seu responsável não foi localizado.