Prefeitos lançam frente em busca de apoio estadual por hospital regional

Encontro em Cruzeiro marca início de operação que deve levar pedidos para viabilizar construção

Reunião de prefeitos, comandada por Thales Gabriel e deputada Letícia Aguiar; grupo sonha com Regional (Foto: Rafael Rodrigues)
Reunião de prefeitos, comandada por Thales Gabriel e deputada Letícia Aguiar; grupo sonha com Regional (Foto: Rafael Rodrigues)
Rafael Rodrigues
Cruzeiro
Prefeitos da região do Vale Histórico e do Circuito da Fé estiveram reunidos no último dia 13, em Cruzeiro, para formalizarem a criação de uma frente em defesa da construção de um novo hospital regional. Um protocolo assinado por todos os prefeitos será entregue ao Governo do Estado de São Paulo, pleiteando a construção da unidade no município.

A deputada estadual Letícia Aguiar (PSL) será a ponte entre as cidades e o Estado, na tentativa de viabilizar a construção do hospital. Ela esteve no encontro, que contou também com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde da região. “Eu sei que não se faz nada sozinho, e por isso criamos essa frente em busca do hospital regional. Aqui em Cruzeiro já criamos uma maneira protocolar para levar o pedido às autoridades competentes”, salientou Letícia.

A parlamentar ressaltou que ainda não existe dados financeiros para construção da unidade, tampouco para manutenção. “Todo levantamento está sendo realizado, principalmente pelo prefeito de Cruzeiro, que inclusive já disponibilizou um espaço para construção do hospital. Vamos planejar e conseguir trazer essa conquista para Cruzeiro”, afirmou.

O prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) explicou que o encontro serviu como um ponto de partida para que houvesse a solicitação formal junto ao governador João Dória (PSDB) e que pretende ampliar a busca por apoio. “Esse ofício será levado até o Governo do Estado e ao senador Major Olímpio (PSL), para que tenhamos mais força política para viabilizar o projeto”, explicou.

Durante a reunião, Fonseca apresentou também o espaço que será destinado à construção. Segundo ele, o hospital regional poderá ser construído em um terreno de aproximadamente 20 mil m² localizado na avenida Minas Gerais, no 2º Retiro, local que já conta com espaço físico, ao lado do ARE (Ambulatório Regional de Especialidades).

Com aproximadamente 10,8 mil habitantes, Bananal é a cidade mais distante de Taubaté e que tem Cruzeiro como referência na saúde. O prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues (PTB) foi categórico em afirmar que tem enfrentado dificuldades para manter o sistema de atendimento no município, principalmente pela distância de grandes centros como Taubaté e São Paulo. “Nós de Bananal estamos praticamente na divisa com o Rio e somos a última cidade do Estado, e se as cidades mais próximas dos grandes centros sofrem, imaginem a gente”, avaliou o prefeito.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?