Implantação do Creas tenta amenizar dificuldades sociais em Cruzeiro

Centro faz parte do programa de atendimento à famílias e moradores de rua na cidade

Creas Cruzeiro
(Foto: Divulgação)

Da Redação

Cruzeiro

Cruzeiro entregou na última segunda-feira (5) sua unidade do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). A proposta é atender toda cidade, com foco em problemas, como o aumento no número de moradores de rua.

Em julho, o Jornal Atos mostrou que as praças da cidade têm se tornado cada vez mais lar de quem não consegue assistência. A matéria abordou o problema em meio à décima edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que elegeu delegados que participaram da fase estadual do projeto. Durante o evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Arlete Rubez Haddad, disse que a situação dos moradores de rua na cidade deve ser uma das prioridades, na cidade.

De acordo com a secretária, com o Creas, a intensão é definir um plano municipal para atender ao morador de rua, espalhados em vários pontos da cidade, como a praça 9 de Julho (praça da Prefeitura).

A unidade que atende na rua Carlos Varela, 209 no Centro é coordenada pela secretária de Desenvolvimento Social, oferecendo serviços assistências como: atendimento especializado para pessoas em situação de rua, proteção e atendimento especial para pessoas com deficiência, idosos e famílias, atendimento psicossocial e jurídico.

“Vamos abranger todo município. Qualquer pessoa que esteja em vulnerabilidade social, seja através de encaminhamento, ou até mesmo através de busca ativa, nesse caso, voltado principalmente com os moradores de rua”, contou a coordenadora Ruth Rocha Carvalho.

Arlete Haddad destacou que o Centro vai trabalhar em rede com outros órgãos assistenciais. “Nós teremos encaminhamento de outras unidades assistenciais, e órgãos de combate à violência. Teremos uma equipe própria para cada caso, seja para os casos de violência, medidas socioeducativas e também uma equipe para os moradores de rua”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?