Estado avança em construção do Hospital Regional de Cruzeiro

Obra ultrapassa índice de 60% de execução prevista no projeto; expectativa é de que unidade seja entregue em outubro

Visita de Ramuth e Eleuses a obra do Hospital Regional; Estado investiu mais de R$ 130 milhões na construção (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Cruzeiro

O Governo do Estado anunciou na última semana que a obra de construção do Hospital Regional de Cruzeiro ultrapassou o índice de 60% de execução. Iniciado em 16 de abril de 2022, o serviço de implantação da unidade conta com um investimento estadual de R$ 131,7 milhões.

Recepcionados pelo prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), o vice-governador, Felício Ramuth (PSD), e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, realizaram na manhã do último dia 28 uma visita técnica à construção do equipamento público, no bairro Vila Juvenal.  Poucas horas após a inspeção, o Governo do Estado emitiu uma nota em seu site revelando que a obra atingiu o índice de 62% de execução. Como o andamento do serviço está dentro do previsto pelo cronograma estadual, a expectativa é de que o hospital seja entregue em outubro deste ano.

Com sua construção ordenada durante a gestão do ex-governador, João Doria (sem partido), a unidade atenderá pacientes da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), que conta com cerca de 2,6 milhões de habitantes, em serviços médicos de urgência e emergência de média complexidade. Além de seis salas de cirurgia, o equipamento público contará com 178 leitos, sendo 34 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), oitenta de clínica cirúrgica, trinta de clínica médica, 18 de pronto atendimento, dez de pediatria e seis para cuidados intermediários.

Além de setor de hemodiálise, laboratório de análises clínicas e ambulatório para diversos tipos de exames, o hospital garantirá ainda que os pacientes tenham acesso a serviços de média e alta complexidade nas áreas de atendimento bucomaxilar, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria clínica e cirúrgica, neurologia e neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, traumato-ortopedia, urologia e psiquiatria.

Além de comemorar o avanço da obra de implantação da unidade, Ramuth ressaltou sua relevância. “Este novo hospital é uma importante obra para a região, que deve desafogar as unidades de saúde de Taubaté e dos demais municípios. Com este equipamento, daremos um passo importante na regionalização da saúde do estado, repactuando o atendimento e fazendo um atendimento de forma organizada à população do Vale Histórico e da Fé”.

Responsável por liderar o movimento das cidades do Vale Histórico na busca pela instalação do equipamento público na região, o prefeito de Cruzeiro utilizou suas redes sociais para destacar a importância da melhoria e para comentar sobre a visita técnica promovida no local. “Percorremos a obra e pudemos ver de perto o seu avanço. Ela é um dos maiores investimentos na área da Saúde no estado. Esse equipamento, que atenderá milhares de moradores da região e contará com diversas especialidades, garantirá que nossa população não precise mais se deslocar para outros pontos do estado para realizar tratamento, procedimentos, exames e cirurgias. É um orgulho e uma alegria essa conquista”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?