Cruzeiro troca lâmpadas em toda a cidade, mas Prefeitura segue criticada

Falta de iluminação continua sendo alvo de reclamações de moradores; programa garantiu a troca em cem pontos no município

Iluminação pública do Centro, alvo de críticas nas ruas de Cruzeiro (Foto: Arquivos Atos)
Iluminação pública do Centro, alvo de críticas nas ruas de Cruzeiro (Foto: Arquivos Atos)

Jéssica Dias
Cruzeiro

Ainda alvo de reclamações por falta de iluminação na cidade, a Prefeitura de Cruzeiro realizou a troca de lâmpadas antigas por luminárias LED, através do programa “Ilumina Cruzeiro”. Mas a ação não colocou fim às queixas nas ruas.

De acordo com o secretário de Governo, José Kleber Lima, parte da troca das cem lâmpadas foram de recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), e outra do Bolsa Tesouro. As trocas já foram feitas na cidade inteira. “Quando nós pegamos o município tinham vários pontos que não tinha iluminação, o primeiro passo foi colocar a casa em ordem. A iluminação que tinha na cidade era muito antiga, obsoleta, aquela lâmpada avermelhada, vapor mercúrio. Hoje, não é mais utilizado o vapor mercúrio, então foi trocada por sódio e metálico”.

A Prefeitura destacou que a troca de lâmpadas LED trouxe uma economia de 70%, para o município.

Mas não é de hoje que Cruzeiro recebe reclamações devido à falta de iluminação. O assunto é debatido com frequência nas redes sociais.

Foi o que fez Maria Angélica do Nascimento, 61 anos. Após levar suas queixas à Prefeitura, a vendedora autônoma resolveu utilizar suas redes sociais para protestar pela falta de atendimento na região entre a Rua 2 (rua Vicente Penido) e a rua Afonso Pena, onde mora.

“Ontem (terça-feira) eram duas horas da madrugada e ninguém conseguia dormir porque tinha um cara arrebentando a porta da CCC (Companhia Comércio e Construções) uma fábrica desativada”, relatou a moradora, que contou ainda que na Rua 2 a segurança é escassa. “Quando fui reclamar, haviam me falado que as lâmpadas tinham acabado e que estavam esperando chegar. Agora que chegou, ele (prefeito Thales Gabriel – SD) trocou ao redor da Prefeitura e o nosso ainda não colocou”.

O secretário confirmou os atos de vandalismo recorrentes na fábrica desativada e ressaltou a importância na troca de lâmpadas feitas recentemente. “Ali tem um problema sério com vandalismo, mas a gente já trocou as lâmpadas no local. Infelizmente é um local abandonado, a gente fecha, mas daqui a pouco, na madrugada, os vândalos vão, entram e depredam lâmpadas, para ficar mais escuro para polícia não chegar”, contou.

A vendedora acusou o prefeito de se preocupar apenas em enfeitar o redor da Prefeitura com as novas lâmpadas. “A iluminação pública está precária, é muito pouca. O Thales Gabriel está enfeitando o Centro da cidade. Apesar que a Rua 2 também ser Centro, é um lugar que nós estamos reivindicando faz tempo e ele não coloca. Ele colocou agora, em época de Natal, para fazer graça”, criticou Maria Angélica, que falou dos perigos que o local corre devido a falta de iluminação. “Enquanto não sair uma morte ali, não tiver uma desgraça, ele (prefeito) não vai tomar vergonha na cara, porque é fácil um ‘noia’ (sic) passar ali e pegar uma mulher, uma criança, jovem, uma qualquer coisa. Pega e enfia naquele buraco (portão da empresa desativada) e ninguém vai achar. Ele (prefeito) vai esperar acontecer pra poder fazer. Aí não adianta mais, já vai estar feito”.

O secretário contou que o pedido para a manutenção na Rua 2 não chegou até ele. “Se ela (Maria Angélica) veio e falou com alguém na Prefeitura e não fez o requerimento, não vem para minha secretaria, mas se teve uma solicitação recente e tem o protocolo, pedimos para que passe para nós, que vamos trocar de imediato”, garantiu.

Outras reclamações foram feitas em grupos no Facebook. Na página, Robson Machado criticou a falta de iluminação na rua Domiciano Siqueira, no bairro Santa Luzia. “O poste está com a lâmpada ruim, porém não se sabe ao certo se o problema é da lâmpada ou do censor. Inclusive, já liguei solicitando a manutenção, disseram que 72 horas viriam ao local para ser feita a manutenção, só que a lâmpada está do mesmo jeito (trecho da postagem)”, contou Machado, que ressaltou ainda que o programa ‘Ilumina Cruzeiro’ passou no local, mas deixou do mesmo jeito. “Passaram aqui e se depararam com a lâmpada funcionando, mas no protocolo 175633 eu ressaltei essa situação, que às vezes funciona, pois o poste está com problema na instalação”.

Serviço – O morador que queira solicitar a manutenção de alguma iluminaria pode solicitar pelo Alô Cidadão, telefone 0880 771 5944 ou pelo aplicativo ‘Prefeitura de Cruzeiro’ no programa ‘Ilumina Cruzeiro’. “Esses canais são de atendimento direto, se queima uma lâmpada a gente faz a troca até 72 horas”, explicou Lima.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Cruzeiro troca lâmpadas em toda a cidade, mas Prefeitura segue criticada

  • 14 de fevereiro de 2018 em 16:07
    Permalink

    Número do “Alô Cidadão” que você liga e só dá ocupado ou ninguém atende…
    Criam um aplicativo “Prefeitura de Cruzeiro” que só possui o serviço (muito porco por sinal) de solicitação de iluminação pública. Como a prefeitura tem coragem de lançar um aplicativo ridículo como este? Hoje até um adolescente do ensino fundamental tem capacidade de fazer um app melhor que este.
    Prefeitura de Cruzeiro: antro de incompetentes!!! Por isso que esta cidade está jogada às traças…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?