Cruzeiro pode sofrer racionamento de água a partir de novembro

Falta de chuva e desperdício de água podem aumentar o problema

Da Redação
Cruzeiro

Se a população não se conscientizar e a chuva não cair, Cruzeiro poderá sofrer racionamento de água já a partir do próximo mês de novembro. Pelo menos é essa a afirmação do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que publicou nota ao longo desta semana, pedindo para que os moradores ajudem na economia de água, tendo em vista o baixo volume dos rios que abastecem o município.

De acordo com o diretor da autarquia, Paulo Barbosa, a chuva esperada para os meses de agosto e setembro foram bem abaixo da expectativa e, com isso é necessário que a cidade adote posturas econômicas para evitar problemas futuros.

“Realmente estamos passando por uma situação de crise hídrica porque não houve a chuva que esperávamos, por isso estamos atentos para captação de água até do Paraíba, mas ao mesmo tempo, pedindo para população economizar água”.

Mesmo com as chuvas da última semana, os rios que abastecem o município estão com baixo volume de água. O Batedor e o Passa Vinte são os que mais preocupam as autoridades, já que abastecem maior parte da cidade, cerca de 70%.

Justamente por conta desses rios, no ano passado o Saae foi obrigado a realizar um rodízio programado na cidade. Na oportunidade, a medida interrompeu o abastecimento em algumas regiões da cidade para levar água a outras. Segundo a prefeitura, inicialmente, cerca de 35 mil habitantes foram afetados em dez bairros.

Para que isso não aconteça novamente, Barbosa pede para que toda população possa economizar água. “Se não tivemos a sociedade completa entendendo esse processo podemos sofrer com falta de água, os mananciais não têm capacidade para atender todo esse aumento populacional. A cidade tem crescido muito, com novos loteamentos, por isso precisamos da atenção de toda população”.

Tarifa – Barbosa explicou que o consumidor de Cruzeiro paga uma das menores tarifas de água de toda região, mas que apesar disso, a administração do Saae tem trabalhado para adequar os gastos tendo como base a arrecadação da autarquia.

“A nossa tarifa é muito baixa, e então temos feito apenas gastos necessários, como a troca da frota que estava dando muito prejuízo por estar defasada”.

Nova Estação – No próximo dia 06 de outubro o Saae abrirá licitação para construção de uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) na região da Lagoa Dourada. O reservatório de um milhão de litros conseguirá regularizar todo abastecimento daquela região. “Ele será similar ao que foi construído na ETA 4 na Capela do Jacu, que vem dando resultado positivo”, explicou.

Ele fez questão de ressaltar que as obras devem começar na segunda quinzena de outubro, caso toda questão burocrática seja concluída dentro do prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *