Cruzeiro investe em iluminação em parceria para ampliar segurança
Centro recebe melhorias em 650 pontos de luz; terceira mais violenta da região no último ano, cidade aposta em parceria com a EDP para implantação do novo sistema
Lucas Barbosa
Cruzeiro
Terceira cidade da região com mais assassinatos no ano passado, Cruzeiro aposta na modernização de seu sistema de iluminação pública para garantir mais segurança à população. Através de um investimento de R$ 100 mil e uma parceria com a concessionária de energia elétrica EDP, o município iniciou na última semana a instalação de lâmpadas modelo LED em 650 pontos de luz na região central.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Rodolfo Scamilla, Cruzeiro se inscreveu em 2019 para participar de um concurso promovido pela EDP que selecionou projetos públicos e privados de eficiência energética que apresentaram alternativas para a conservação, economicidade e o uso racional da energia elétrica. A proposta de Cruzeiro, que consistia na substituição das lâmpadas a vapor e mercúrio pelas de modelo LED (mais econômico e com maior potencial de luminosidade), foi uma das escolhidas.
Assim, a concessionária contemplou a cidade no início de 2020 com a doação de quinhentas lâmpadas LED’s. Em contrapartida, a Prefeitura investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição de outras 150 lâmpadas e na contratação da empresa KMR Energia, sediada em São Paulo, que desde a última semana atua na substituição dos pontos de luz das principais vias do Centro. Enquanto as dos tipos anteriores consumiam cerca de 400 watts, as novas gastam apenas 120 watts, o que de acordo com o Executivo resultará numa redução de quase metade dos gastos com energia elétrica da região central do município. “Nossa expectativa é que esse serviço de melhorias seja concluído até o fim de março. Além da Rua 2 à Rua 10, serão contempladas as demais vias entre as ruas Doutor Othon Barcelos e Doutor Theodoro Barbosa. Certamente, o Centro mais iluminado inibirá a ação de criminosos e garantirá uma maior sensação de segurança as famílias de Cruzeiro”, ressaltou Scamilla.
O chefe da pasta revelou que já foram iniciados os estudos de viabilidade e de captação de recursos para a implantação de lâmpadas LED nos outros mais de seis mil pontos de luz distribuídos pela cidade.
Dados – Segundo o Executivo, a modernização do sistema de iluminação pública faz parte de um plano de ações do prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) para tentar conter o aumento da violência em Cruzeiro, que no ano passado teve 29 moradores vítimas de assassinatos. O montante representa um aumento de 52% comparado ao de 2018, que foi de 19 registros.
O número de roubos cresceu 8%, saltando de 124 para 135 ocorrências.
As estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública) apontaram Cruzeiro como a terceira cidade da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) com mais mortes violentas em 2019, ficando atrás apenas de São José dos Campos e Taubaté.