Cruzeiro inicia obra para receber unidade do Poupatempo
Prefeitura promove adequações em prédio do INSS no Vila Paulista; órgão estadual deve começar a funcionar no primeiro trimestre de 2022
Lucas Barbosa
Cruzeiro
Quase seis meses após o aval do Estado para a implantação do Poupatempo em Cruzeiro, a Prefeitura iniciou no último fim de semana a obra de adequação do prédio que receberá a unidade. A expectativa municipal é que o posto de serviços entre em funcionamento até o fim de março de 2022.
De acordo com a atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), as equipes da secretaria de Obras e Serviços Públicos atuam desde a última sexta-feira (12) nas modificações do prédio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), localizado no bairro Vila Paulista, que em breve abrigará o Poupatempo.
Segundo o Executivo, as adequações buscam modernizar o imóvel e adaptá-lo para receber um alto fluxo de usuários devido aos diversos serviços oferecidos pelo órgão estadual, como a emissão da 2ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), renovação de carteira de identidade (RG), disponibilização de atestado de antecedentes criminais e emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Uma das principais adequações ocorre no terreno que fica ao lado do prédio, que está recebendo obras para se tornar um amplo estacionamento.
Além de destacar a importância da implantação posto do Poupatempo, Fonseca apontou outros órgãos que serão incorporados ao prédio. “Funcionarão diversos outros serviços, como o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Receita Federal, o próprio INSS, que continuará no espaço, ou seja, a população não perderá nenhum serviço, muito pelo contrário. Teremos um atendimento diferenciado, com mais agilidade e comodidade para nossa população, trazendo para esse espaço, além do Poupatempo, outros serviços, como Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor), PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Banco do Povo”.
A expectativa municipal é que a modernização do prédio seja concluída logo no início de 2022, possibilitando que o Poupatempo inicie sua operação até o fim do primeiro trimestre. Enquanto a adequação do imóvel fica à cargo do Munícipio, o Estado investirá cerca de R$ 160 mil na aquisição de mobílias e equipamentos tecnológicos.
A reportagem do Jornal Atos solicitou à Prefeitura de Cruzeiro informações sobre o valor que é investido na modernização do prédio, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.