Cruzeiro e Silveiras esperam liberação para o “Internet para Todos”

Projeto federal que facilita acesso para regiões “off-line” deve ser disponibilizado a partir do ano que vem

Uso ampliado do wi-fi é uma das promessas do Governo Federal que chega a região (Foto: Arquivo Atos)
Uso ampliado do Wi-fi é uma das promessas do Governo Federal que chega a região (Foto: Arquivo Atos)

Jéssica Dias
Região

A passagem do ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações Gilberto Kassab pela Região Metropolitana do Vale do Paraíba trouxe frutos para duas cidades. Silveiras e Cruzeiro estão elaborando o projeto para integrar o “Internet para Todos”, do Governo Federal.

O projeto, que consiste em distribuição do sinal de 3G para escolas públicas e zonas rurais, deve ser disponibilizado a partir de 2018. Kassab explicou que o Governo Federal arcará com as despesas da instalação. Já o Município é responsável pelo terreno que possa receber a torre, as antenas e por tomar as devidas providências de segurança no local.

No último dia 2, o ministro participou de uma reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), onde apresentou o projeto “Internet para Todos”. O encontro aconteceu em Cruzeiro, no auditório da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Waldomiro May”. A cidade é uma das que buscam apoio para receber o projeto.

Já o prefeito de Silveiras, Guilherme Carvalho (PSDB), se encontrou na cidade de Pindamonhangaba com Kassab. Juntos firmaram parceria para o programa “Internet Para Todos”, que fará a instalação de uma antena 3G para atender aos moradores do bairro do Bom Jesus, que sofre com as dificuldades para obter acesso à internet. “O Município já pleiteou a questão do bairro do Bom Jesus, tem uma antena lá que é o “quebra galho”, que estraga sempre, então o município já solicitou e já tem o terreno próprio, e está na fase de formalização para poder conseguir essa antena para o bairro”, explicou o chefe de Gabinete, Zé Ritinha.

De acordo com a Prefeitura, outras localidades também receberão o sinal de 3G como bairro do Sertão dos Marianos e bairro dos Macacos.

Cidade Inteligente – Outras cidades da região buscam apoio do ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicações para poder receber projetos para ampliação do sinal de internet para os moradores. No “Cidade Inteligente”, além da disponibilização de sinal de internet gratuito à população, o projeto busca contribuir com os setores de segurança e de serviços.

Guaratinguetá e Pindamonhangaba aguardam liberação para a implantação do projeto.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?