Cruzeiro define adolescentes contemplados com vagas da Guarda Mirim

Processo de reativação do serviço tem cinquenta participantes escolhidos; expectativa é de que grupo comece a trabalhar na Prefeitura no próximo dia 18

Cerimônia de integração ao programa com a primeira turma; jovens vão passar por capacitação profissional (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Oliveira
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro confirmou na manhã desta quarta-feira (6) a conclusão do processo de seleção dos cinquenta adolescentes, de 14 a 16 anos, que serão contemplados na primeira fase do programa social Guarda Mirim. Em troca de remuneração e capacitação, os selecionados atuarão em trabalhos administrativos na sede da administração municipal e repartições.

Contando com as presenças do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) e de diversas outras autoridades municipais, a cerimônia de integração ao programa da primeira turma de adolescentes foi realizada na noite da última segunda-feira (4) no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Na ocasião, os menores de idade e seus responsáveis legais receberam mais detalhes de como o projeto funcionará na prática.

O coordenador da Guarda Mirim de Cruzeiro, Antonio Pasin, comentou sobre o evento e a iniciativa municipal. “Queremos estabelecer uma relação de parceria, demonstrar qual é o objetivo, que vai além da geração de emprego e renda, mas que é também de promover uma melhor condição de vida dos adolescentes em todos os aspectos. Destacamos a necessidade de o responsável legal participar de todos os eventos que forem promovidos e de ter um bom relacionamento com a equipe técnica do programa, formada por assistente social, psicólogo, coordenador pedagógico”.

Agendadas para começarem no próximo dia 18, a capacitação dos moradores e a prestação de serviços terão 16 meses de duração. No período, os adolescentes, que receberão um auxílio mensal de R$ 770,40, cumprirão uma jornada semanal de trinta horas, sendo 24 de trabalho e seis de treinamento.

Segundo a Prefeitura, a primeira fase do programa contou com pouco mais de mil adolescentes inscritos. Os concorrentes enquadrados em situação de risco e vulnerabilidade social tiveram preferência no preenchimento das vagas. O processo seletivo consistiu ainda em entrevistas com psicólogos e assistentes sociais.

De acordo com o Município, a segunda fase do programa selecionará outros cinquenta jovens para atuarem em estabelecimentos comerciais e indústrias instaladas na cidade. As informações sobre o processo de inscrição para a nova etapa da ação serão divulgadas em breve nas redes sociais da Prefeitura.

Anunciada em 24 de setembro, a reativação da Guarda Mirim de Cruzeiro foi promovida pouco mais de duas décadas após o encerramento de sua primeira edição, que ocorreu em 2003. “Não é porque estamos encerrando o mandato, ou um novo ciclo, que a gente deve deixar para o próximo. Enquanto houver tempo, temos que fazer. E é isso que estamos fazendo, recriando um projeto que estava sem funcionar há 21 anos”, ressaltou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *