Com o tema “Mulheridades”, Flic 2024 começa nesta sexta-feira em Cruzeiro

Programação da Feira Literária abre espaço para debates e conta com shows de Tiê e Detonautas no museu Major Novaes

Edição anterior da feira em Cruzeiro; evento traz atrações literárias e musicais (Foto: Arquivo Atos)

Eva Maria Dias
Cruzeiro

Tem início hoje (20) a sétima edição da Flic (Feira Literária de Cruzeiro). Com dois dias de apresentações e debates, o evento deste ano destaca a literatura pelo olhar da mulher, com o tema “Mulheridades”. A programação, com atividades no museu Major Novaes, inclui exposições, oficinas, debates e a “Fliquinha” voltada para o público infantil.

A secretária de Cultura de Cruzeiro, Mônica Aguiar, destacou que a proposta do evento é dar visibilidade às ausências, vozes apagadas e à necessidade de mulheres ocuparem palcos e palanques com suas histórias. “O objetivo é promover uma reflexão sobre as formas de ser mulher”, completou.

Nesta sexta-feira, a Fliquinha, recebe o show literomusical “Bicicleta Poética”. No Espaço de Diálogos será realizada a oficina de criação “Como se faz a capa de um livro”, às 14h, Já o “Espaço Criativo” terá o primeiro curta com debate da feira às 15h.

Além da abertura oficial, prevista para começar às 20h, o Espaço Cultural terá duas rodas de conversa sobre Ruth Guimarães com o tema “Mulher, negra, e caipira – uma voz de tantas” e sobre a intervenção cultural “Elas e o Movimento”, previstas para começar respectivamente às 20h15 e às 21h15.

A Fliquinha começa às 11h de sábado com a contação de histórias “Qual a cor da sua coragem?”.

Para os adultos, as atividades do Espaço de Diálogos começarão às 10h com a roda de conversa sobre “Mulheres Maravilhosas na História” e a oficina “Leitura cria mundos: empoderamento através da leitura”, prevista para iniciar às 14h.

O espaço terá ainda a roda de conversa “Terras em trânsito: mulheres caipiras entre a tradição e a modernidade”, programada para às 16h10. Às 19h começa a roda “Brilhantes e diferentes – a literatura infantil como forma de inclusão, empoderamento e representatividade” e a terceira roda começa às 20h com o tema “Entre mulheres e delírios: a mulher, a loucura e a narrativa”,

Está marcada para às 17h a palestra “Narrativas inviabilizadas Maria Ferreira (Impressões de Maria) e Guiomar” no Espaço Cultural.

Já o Espaço Criativo recebe a oficina de ‘Criação de Mandalas’ às 12h, o curta com debate ‘Quando Elas Cantam’ às 14h e às 16h o curta com debate ‘Cascas de Baóba’.

“A Flic de Cruzeiro está na sétima edição cada vez melhor e maior. Abrimos espaços para editoras e escritores da região, fortalecendo uma network cultural”, exaltou Patrick Ribeiro, colaborador da comissão organizadora.

De acordo com Ribeiro, a organização prevê um público em torno de quatro mil pessoas, o que deve tornar a edição 2024 da Flic a maior entre todas as que já acontecem.

Todas as atividades divulgadas contarão com a participação de escritoras como Natalie Necco, Mariana Bastos e Camila Soares.

Os dois dias da feira terão praça de alimentação, venda de livros e o espaço do escritor. A mostra “Mulheres” também ficará aberta das 14h às 17h no Espaço Exposição.

Na sexta-feira, Rafa Rodrigues se apresenta às 21h30 no palco central. O show da banda de rock nacional Detonautas Roque Clube está previsto para começar às 22h30. O grupo Cordas em Cantoria e o cantor Danilo Nunes se apresentam a partir das 21h de sábado, seguido da cantora Tiê, às 22h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *