Após reclamações, Cruzeiro ajusta serviço odontológico

Modo de agendamento foi reorganizado para ampliar atendimento; órgão recebe novos equipamentos

O Centro de Especialidades Odontológicas da rede pública de Cruzeiro; cidade quer ajustes no serviço (Foto: Maria Fernanda Rezende)
O Centro de Especialidades Odontológicas da rede pública de Cruzeiro; cidade quer ajustes no serviço (Foto: Maria Fernanda Rezende)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

O DOM (Departamento Odontológico Municipal) de Cruzeiro reorganizou a maneira de agendar o atendimento para pessoas que necessitam de atenção especializada. Antes, os pacientes precisavam ir ao local vários dias seguidos para verificarem a disponibilidade de vagas.

O espaço é responsável pelos cuidados básicos da saúde bucal. No caso de diagnosticados problemas mais complexos, estes são realizados no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), anexo ao DOM.

No CEO, os pacientes têm acesso a profissionais especializados em cirurgias, realização de canais, tratamento das gengivas, diagnóstico de doenças bucais, colocação de prótese e radiologia.

O acesso à essas consultas era o contratempo encontrado pelos usuários do serviço. O órgão não tem como ser contatado por telefone, e não havia dia certo para o agendamento. Os interessados deveriam contar com a sorte de um dia que pudessem ir até o local e encontrar datas e horários disponíveis.

“Lá não tem telefone, então quando não tem vaga tenho que ficar voltando várias vezes até conseguir. Não é sempre que demora, mas quando temos que ficar indo lá é cansativo”, criticou a cozinheira Izilda Gomes.

Segundo o diretor do DOM, Dr. Alessandro Guerra, está sendo implantado um novo sistema de agendamento, em que haverá um dia fixo para que os pacientes procurem a unidade e seja marcado o encaminhamento ao dentista. Ainda de acordo com Guerra, a informação sobre o dia pode ser obtida toda segunda-feira na recepção do departamento.

Outra novidade do setor são os novos equipamentos para esterilizar todos os instrumentos. Foram recebidas 15 autoclaves de capacidade para 42 litros. Esses novos aparelhos substituíram os antigos, de 21 litros. Procurada, a Prefeitura não informou o valor do investimento.

Todo cidadão tem direito ao atendimento básico oferecido gratuitamente. O DOM também conta a Urgência Pediátrica, que que é realizada por uma dentista capacitada na área.

Para ser agendada a consulta a criança deve ter passado por um cirurgião dentista e este ter diagnosticado a necessidade do atendimento urgente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?