Após nove anos, Cruzeiro inaugura farmácia municipal

Com recursos próprios, cidade prioriza saúde no primeiro semestre e acredita em melhora do atendimento público

Atendimento na farmácia municipal, entregue na última terça-feira, em Cruzeiro (Foto: Andreah Martins)
Atendimento na farmácia municipal, entregue na última terça-feira, em Cruzeiro; Prefeitura espera ampliar atendimento público com centro na Rua 10 (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Cruzeiro

Quase uma década. Esse foi o tempo que a população de Cruzeiro teve de esperar para ter sua nova farmácia municipal, entregue nesta terça-feira. O ponto de distribuição de medicamentos iniciou suas atividades logo após a abertura e terá funcionamento estendido em julho.
Desde o início da construção, que passou por dois mandatos anteriores, a Farmácia Municipal teve atrasos na obra. Com o projeto recuperado, o prédio foi inaugurado na manhã da última terça-feira, juntamente com o anúncio de mais quatro veículos novos para a Saúde.
O novo endereço do local é rua Joaquim do Prado, a Rua 10, no antigo Posto de Saúde.
Na cerimônia de abertura do posto, que contou com a presença de vereadores, assessores, secretariado e moradores, foi evidenciada a saúde como prioridade do começo da gestão atual e do andamento de outras obras, como a Creche da Vila Romana.
A secretária de Saúde, Ana Inês Costa, contou que após os nove anos de atraso, a farmácia funcionará 12 horas a partir de 1º de julho. “Toda a distribuição de medicamentos será feita neste posto central, os convencionais, manipulados e judiciais. Todo cidadão tem direito aos remédios, e vai funcionar de segunda à sexta, das 7h às 19h, para que a população possa ser beneficiada com o horário”.
O atendimento é composto por uma média de 12 profissionais treinados e o atendimento é por ordem de chegada. Para uma moradora da cidade, que não quis se identificar, isso melhora as necessidades da população. “Tem gente que trabalha até tarde. Com o horário até as sete (19h), acho que vai ser bom”.
A obra estava prevista para três meses, mas foi estendida por problemas de equipamentos. Realizada com recursos próprios, o custo final foi de R$ 61.152.
De acordo com o prefeito Thales Gabriel (SD), assim como a farmácia, outras obras estão em andamento sem o recurso de convênios. “A partir do momento que identificamos que não tinha mais recursos públicos do Governo do Estado e Federal, priorizamos o que poderíamos fazer com recursos do tesouro em tempo recorde. Além da Farmácia, tem a creche da Vila Romana. Falamos com fornecedores anteriores e conseguimos organizar os pagamentos devidos”.
O prefeito comentou ainda a ação para tentar diminuir problemas de demanda com os medicamentos judiciais. “Temos uma lista de todos os medicamentos. Fiz uma reunião com o juiz, para que quando chegar demanda no judiciário, ele ter contato direto com a gente e acabar com a fila de processos”.
A administração avaliou o desenvolvimento econômico para a cidade no próximo semestre, com o anúncio de uma nova empresa para geração de empregos, além de leis de incentivo de terrenos para investidores. “Estamos preparando a cidade nesses seis primeiros meses, mas os resultados precisam aparecer. Queremos trabalhar o emprego e a renda no município”, completou Thales.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?