Santa Casa de Cachoeira anuncia novo interventor a partir de setembro
Objetivo de Renato Marton é reativar o centro cirúrgico e garantir fim da intervenção da Prefeitura, que dura 26 anos; busca por certidões negativas de débitos e a regularização das licenças
Da Redação
Cachoeira Paulista
Com o objetivo de reativar o centro cirúrgico e retirar a intervenção da Prefeitura na Santa Casa de Misericórdia São José, a Prefeitura anunciou que o hospital passará por mudanças na sua gestão. A partir do dia 1 de setembro, o empresário Renato Marton, que possui uma extensa experiência no setor de saúde, será o novo interventor/administrador do local.
A Santa Casa foi intervencionada em 1997, e a mediação que deveria ter durado no máximo dois anos permanece até os dias atuais, em meio a crises que chegaram a paralisar o atendimento por diversas oportunidades.
“Desde então (1997), a Santa Casa ficou estagnada sem qualquer avanço. Em nossa gestão implantamos o raio X digital, tirando o pré-histórico de revelação de uso, que muitas vezes não revelava nada”, lembrou o prefeito, Antônio Carlos Mineiro (MDB), que revelou ainda que vai manter o trabalho para trazer melhorias para a entidade. “Não tínhamos médicos para atender as crianças. Nós implantamos o atendimento médico pediátrico”.
A missão de Marton, que também é diretor e proprietário da empresa Protemed Segurança e Medicina do Trabalho, é a busca pelas certidões negativas de débitos e a regularização das licenças da Santa Casa para possibilitar o atendimento de Convênios e novas especialidades.
“A ideia é que a gente possa voltar com o funcionamento do centro cirúrgico, possibilitando a realização de partos e nascimentos em nossa cidade, caminhando para o fim da intervenção municipal”, frisou Mineiro.
Ainda de acordo com a administração, são repassados mensalmente em torno de quase R$ 1 milhão à Santa Casa. Em 2022, foram realizados 54.455 atendimentos no Pronto Socorro e feitos um total de 300.980 procedimentos, entre exames, curativos, consultas, raio x e internações.
Em abril, a Santa Casa passou a oferecer atendimento pediátrico emergencial todos os dias da semana. A medida agilizou o acesso das crianças da cidade à assistência de médicos especializados.