Recém-lançado, Ponto de Parada e Descanso atende caminhoneiros no trecho de Pinda da Via Dutra
Estrutura de quase 67 mil m² tem investimento de quase R$ 30 milhões, com estacionamento, cozinha, sala de descanso, lavanderia e sanitários com chuveiros
Thales Siqueira
Cachoeira Paulista
Na tentativa de proporcionar mais conforto e segurança para os caminhoneiros que trafegam pela rodovia Presidente Dutra, a CCR RioSP (concessionária responsável pela via) inaugurou, na última quinta-feira (4), o primeiro PPD (Ponto de Parada e Descanso). A estrutura, de quase 67 mil m², foi construída em Pindamonhangaba e recebeu um investimento superior a R$ 30 milhões, para o trecho de atendimento na Via Dutra.
O espaço, considerado o maior em operação em uma rodovia federal, foi construído na altura do km 95 da pista sentido Rio de Janeiro ao lado de um posto de serviço. A área externa do PPD é composta por um total de 120 vagas de estacionamento, sendo 24 vagas para bitrem longo e 96 vagas para caminhões e carretas.
O caminhoneiro José Reinaldo Pereira, de 38 anos, é um dos muitos que poderão usufruir da infraestrutura construída. Ele que há 15 anos trabalha como motorista de caminhão e tem a rotina diária corrida já que está nas estradas, de segunda à sexta-feira, fazendo entregas comemorou a conquista para a classe.
“O espaço vai ser bom demais. Ajuda muito quem está na estrada”, comemorou Pereira, que torce ainda para que outros pontos sejam construídos em outras localidades. “Quem está na estrada precisa de mais espaços como esse, mesmo tendo esse espaço ainda é pouco. Deveriam fazer outros para ajudar outros motoristas”, concluiu o caminhoneiro.
A estrutura possui um refeitório, com capacidade para noventa pessoas, uma lavanderia, com dez tanques, uma sala de descanso, para 31 pessoas com televisão e espreguiçadeiras, banheiro masculino, com dez chuveiros, além de banheiro feminino e um fraldário.
Na área foi criada ainda duas vagas exclusivas com tomadas para veículos frigoríficos e um espaço disponível para locação de empresas terceirizadas como minimercado, lavanderia e farmácia.
A concessionária disponibilizou também segurança e uma rede wi-fi gratuita para que os caminhoneiros possam acessar à internet.