Motoristas cobram mais segurança em sistema de trânsito de Cachoeira Paulista

Falha de semáforo prejudica tráfego; população cobra instalação de aparelho no Bairro do Pitéu

 No Pitéu, cruzamento ainda segue sem semáforo (Foto: Lucas Barbosa)
No Pitéu, cruzamento ainda segue sem semáforo (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Preocupados com as falhas apresentadas pelos semáforos de Cachoeira Paulista nos últimos anos, os motoristas cobram a modernização do sistema. A irritação da população cresceu ainda mais, após o aparelho de sinalização, instalado sobre a ponte do Rio Paraíba que liga o Centro a diversos bairros, ficar desligado mais de uma semana.

No último dia 14, moradores utilizaram as redes sociais para protestarem contra a lentidão da Prefeitura em realizar reparos no semáforo da ponte do Rio Paraíba.

Trecho que divide região central da cidade com a Margem Esquerda e conta com sinalização para impedir acidentes (Foto: Lucas Barbosa)
Trecho que divide região central da cidade com a Margem Esquerda e conta com sinalização para impedir acidentes (Foto: Lucas Barbosa)

Sem o funcionamento do aparelho, motoristas descreveram que a situação ficou um caos, colocando em risco motoristas que vinham do Centro, Margem Esquerda, Jardim da Fonte e Vila Carmen.

“Todo mundo sabe que esse é ponto mais crítico da cidade, porque quem vem da Margem Esquerda não tem visão nenhuma dos carros que estão vindo no outro sentido. Foi um absurdo demorarem mais de uma semana para arrumarem o semáforo. Não chegou a ter acidente grave, mas teve gente que perdeu o retrovisor depois de bater em outro”, contou o auxiliar de almoxarifado, Rafael Araújo, 29 anos.

Araújo afirmou ainda que não é de hoje que os moradores cobram a substituição do semáforo da ponte do Rio Paraíba. “Desde o começo do governo do ex-prefeito João Luiz (PSB) que a gente pede que coloquem um semáforo decente, porque esse apaga quando chove forte. Eles ficaram de dar um jeito e até mesmo colocar outro no primeiro cruzamento da Margem Esquerda, mas isso nunca saiu do papel”.

Pedido antigo – Em junho de 2013, o Jornal Atos publicou uma matéria mostrando a reivindicação de motoristas de Cachoeira Paulista que cobravam a instalação de um semáforo no cruzamento da avenida Coronel Domiciano com as ruas Orris Benedito Barbosa e Teófilo Silva, que liga o Pitéu ao Centro, e é considerado um dos pontos mais perigosos da cidade.

Na época, moradores relataram que uma motociclista chegou a perder a perna após um acidente no trecho. Em nota oficial, a assessoria do ex-prefeito João Luiz Ramos afirmou que havia iniciado um estudo para a colocação do aparelho de sinalização no local, mas isso acabou não ocorrendo.

O pedreiro Benedito Radamés, 38 anos, relatou que a situação no local segue crítica. “Quase todo mês tem acidente aqui, mas parece que ninguém da Prefeitura se importa. Vamos ver se o Edson Mota (PR) muda isso, porque já teve uma menina que perdeu a perna, um entregador que machucou os dois braços e um monte de outros casos menos graves”.

Resposta – Em nota oficial, a Prefeitura informou que o problema do semáforo da ponte do Rio Paraíba já foi reparado, e foi causado devido a queda de um raio. Além disso, a nota enfatiza que o semáforo está em perfeito estado de funcionamento.

O Executivo ressaltou que ainda não existe um estudo para a colocação de um semáforo no cruzamento do Pitéu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?