‘Ação Global’ orienta novos empreendedores em Cachoeira

Projeto conta com apoio do Sebrae e auxilia moradores a ‘driblarem’ a crise

Por Lucas Barbosa

Diante o atual panorama econômico do país, a crise e as demissões em massa vêm obrigando milhares de brasileiros a empreender, através de pequenos negócios. Para colaborar com este movimento, a Prefeitura de Cachoeira Paulista realiza nesta semana a ‘Ação Global’, que orienta empreendedores e oferece uma série de outros serviços.

Em junho, o Instituto Data Popular divulgou um levantamento que revelou que 38,5 milhões de brasileiros tem a intenção de abrir o próprio negócio. O estudo afirmou que 78% das pessoas que querem empreender já se preparam para abrir o próprio negócio: 38% estudam a área em que desejam atuar, 28%  guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam em cursos e estudos.

Acompanhando este movimento, a secretaria de Desenvolvimento e Turismo realiza desde a última terça-feira, até este final de semana, a ‘Ação Global’, na Praça Prado Filho, no Centro.

O evento conta com a participação de especialistas do Sebrae  (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que dão os ‘atalhos’ a dezenas de cachoeirenses sobre o melhor caminho para abrir ou regularizar seus próprios negócios.

A ‘Ação Global’ também conta com o serviço de emissão de novas carteiras de trabalho e leva o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para a praça. Uma equipe do Banco do Povo auxilia os interessados sobre empréstimos de microcrédito e empréstimos para o programa Casa Paulista. Representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) esclarecem duvidas da população sobre ações jurídicas como, por exemplo, pagamento de pensão alimentícia.

“Esta iniciativa, organizada pela secretária Juliana Barbosa, vem sendo um grande sucesso. Muitas pessoas estão vindo aqui, principalmente buscar orientações e dicas com o Sebrae sobre empreendedorismo. Além destes serviços, uma grande empresa esteve aqui e realizou entrevistas com candidatos para vagas de controlador de acesso”, explicou a funcionária do Banco do Povo, Cláudia Natalia.

Seguindo a nova tendência nacional, o chapeiro e doceiro, Gustavo Henrique, 31 anos, sonha em até o final do ano, abrir seu próprio negocio. “Há uns anos atrás eu já tinha buscado o Sebrae e eles me deram ótimas dicas. Se Deus quiser até o fim do ano consigo abrir minha lanchonete e não ter mais patrão. Hoje estive aqui para pegar uns informativos que explicam o processo de regularização e outras coisas importantes. Achei muito legal essa ‘Ação Global’ e tomara que a Prefeitura comece a fazer com mais frequência”.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?