Ernaldo pede governo de transição e Márcio Siqueira promete diálogo

Atual prefeito acredita que eleito não terá dificuldade, já que conta com apoio de assessores do Executivo

Ernaldo Marcondes e Márcio Siqueira; prefeito eleito pede colaboração de atual chefe do Executivo com governo de transição em Aparecida (Foto: Arquivo Atos)
Ernaldo Marcondes e Márcio Siqueira; prefeito eleito pede colaboração de atual chefe do Executivo com governo de transição em Aparecida (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Aparecida

Com o término da eleição, parte dos prefeitos eleitos já buscam diálogo para o período de transição. Em Aparecida, o atual vice-prefeito, Ernaldo Cesar Marcondes (PMDB), foi eleito e anunciou publicamente nesta semana que deverá solicitar do atual prefeito Antônio Márcio de Siqueira (PSDB) contribuição com os dados, apesar do rompimento político entre eles.

De acordo com Siqueira, seu sucessor não encontrará problemas no próximo mandato, principalmente porque vários assessores e secretários que atualmente compõe o quadro de comissionados declararam publicamente apoio à candidatura de Marcondes. “Acho que não tem muita surpresa. Ele estava no cargo até março desse ano e conhece bem. Fora isso, boa parte dos funcionários, da assessoria, trabalharam com ele, votaram nele e até mesmo ajudaram na campanha, ou seja, ele não terá nenhum problema”.

O objetivo do processo de transição é assegurar que o próximo prefeito possa receber informações e dados necessários para o próximo mandato. A formação do grupo de trabalho, está previsto em lei.

Siqueira afirmou que “no que for legal, estará à disposição de fazer, principalmente para facilitar a transição”. “Alguns secretários devem continuar no cargo, ou seja, os problemas são os mesmos. Agora vamos montar uma comissão para que possa passar as informações que ele precise”.

Rompimento – Eleitos prefeito e vice-prefeito respectivamente na eleição passada, Antônio Marcio de Siqueira e Ernaldo Cesar Marcondes romperam as relações políticas logo no segundo ano de mandato, quando começaram a surgir denúncias contra o tucano. Todos os problemas encaminhados para o Ministério Público eram referentes ao primeiro mandato de Siqueira, ou seja, quando Marcondes ainda não fazia parte do governo.

Com a série de denúncias pedidas pelo MP, em janeiro de 2015 (o primeiro afastamento do tucano) Ernaldo foi conduzido ao cargo. Em menos de duas semanas foram dois afastamentos.

O último afastamento foi em agosto do ano passado, quando mais uma vez a Justiça optou por afastá-lo por considerar que Siqueira poderia atrapalhar as investigações de fraudes em licitação caso mantido na função.

Durante oito meses, Ernaldo Cesar Marcondes ficou à frente da Prefeitura, mantendo a maioria dos cargos de alto escalão. Em maio desse ano, Siqueira conseguiu liminar que o reconduziu ao cargo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?