Com foco no Vale da Fé, Polícia apresenta ações da “Operação Romeiro 2023”

Atividades das forças policiais devem englobar movimento em Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista

PM apresentando as pulseiras de identificações para crianças, uma das medidas adotadas na Operação Romeiro 2023 (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Aparecida

A Polícia Militar realizou, na última segunda-feira (4), a solenidade de abertura da Operação Romeiro 2023. O evento, realizado na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Santuário Nacional de Aparecida, focou novas ações para segurança na região no período que antecede o 12 de outubro, quando é comemorado o Dia da Padroeira.

A apresentação contou com apresentação das forças policiais como o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cássio Araújo e o coordenador Operacional da Polícia Militar do Estado, Alexandre Prates, além do administrador do Santuário Nacional de Aparecida, Heliomarcos Costa Ferraz e os prefeitos de Aparecida e Cachoeira Paulista, Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (PODE) e Antônio Carlos Mineiro (MDB), respectivamente. A Operação Romeiro começou no último sábado (2) e segue até a primeira quinzena do mês de dezembro.

De acordo com a Polícia Militar, a expectativa é de que cinco milhões de peregrinos passem por Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista no período. Durante coletiva, o comandante geral da PM, destacou que todos os programas de policiamento estão sendo utilizados. “Como vocês viram, o Corpo de Bombeiros está presente. Estamos com o policiamento ambiental presente, porque são as pessoas que fazem o patrulhamento na área rural, vocês sabem que muitos peregrinos vêm por essas estradas rurais e eles precisam ser protegidos também”, lembrou Araújo. “Estamos com drones para atuarem, principalmente, quando temos grandes concentrações. Nós também estamos atuando em outras cidades, onde as pessoas pernoitam”, detalhou o comandante, que reforçou que essas são formas de atuações preventivas, mas, se necessário, com repressiva imediata.

Na apresentação da Operação Romeiro, a Polícia Militar também falou sobre o deslocamento de efetivo de outros batalhões para o trabalho no Vale da Fé. Segundo Prates, além do policiamento ambiental e rodoviário, a PM contará com reforço policial de soldados de segunda classe, e, no feriado do dia 12 de outubro, contará com os alunos oficiais da Academia do Barro Branco, que estarão em estágio supervisionado em Aparecida.

Neste ano, a novidade da operação, é que pela primeira vez, pulseiras de identificação serão distribuídas. A disponibilização da pulseira será feita pelos policiais militares às crianças. A identificação contará com dados, como, nome do responsável e telefone.

Piriquito frisou à imprensa que a prioridade da cidade é a segurança. “A cidade tem uma infraestrutura, os esforços de todo o segmento da administração pública em relação à saúde. Nós temos a Guarda Civil Municipal muito eficiente e competente, que atuará em parceria. Estamos também montando uma estrutura boa de acolhimento, principalmente, para aqueles peregrinos que chegam a pé”, salientou.

Representante do Santuário Nacional de Aparecida, Heliomarcos Costa Ferraz destacou que a programação da Festa da Padroeira já está definida e que reuniões com toda a equipe de organização seguem sendo realizadas para revisões do planejamento da estrutura. “No ano passado foram mais de 8 milhões de pessoas, então, nesse ano, vamos superar esses 8 milhões de pessoas. Nós estamos nessa expectativa de passar os 8 milhões no somatório do ano”, frisou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?