Cobrança indevida intriga comerciantes em Aparecida
Rafael Rodrigues – Aparecida
A Acia (Associação Comercial e Industrial de Aparecida) alerta os comerciantes que estão recebendo um suposto boleto bancário com a cobrança de uma taxa no valor aproximado de R$300, referente a uma contribuição sindical da Associação Comercial e Empresarial do Brasil, para que verifiquem a veracidade do documento antes de quitar a dívida.
O empresário Cláudio Andrade recebeu a cobrança pelo Correio na semana passada. “Eu abri um negócio e em menos de dois meses já recebi essa cobrança, que, diga-se de passagem, nem sabia que existia”, contou.
Além do alto valor, a cobrança em si gerou dúvida nos comerciantes.
De acordo com o presidente da Acia, Reginaldo Leite, ninguém precisa pagar a conta. Ele explicou que caso exista alguma contribuição, ela deve ser feita na entidade representativa local e não em uma nacional, como consta no boleto. “A Associação Comercial normalmente é local, e se tiver que contribuir que seja com a da sua cidade. Essa taxa não é obrigatória, já que é uma contribuição associativa, ou seja, a pessoa pode destruir esse boleto que não será penalizada”.
Leite disse ainda que o principal alerta é para os novos comerciantes que estão aderindo ao programa do MEI (Microempreendedor Individual). “Estamos alertando principalmente os novos comerciantes e microempresários, porque eu não sei como eles (Associação Comercial do Brasil) têm acesso a isso, já que eles abrem a empresa e amanhã já recebem o boleto”, alertou.
O presidente pede para que, em caso de dúvidas, os comerciantes procurem a Associação Comercial para esclarecimentos.