Apesar de pronta, UTI da Santa Casa de Aparecida permanece fechada

Frei aguarda resposta de financiamento do Estado para liberar funcionamento

Rafael Rodrigues
Aparecida

Um dos principais gargalos das cidades brasileiras, a saúde tem em um dos seus pontos fracos a falta de vagas em hospitais, principalmente de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Em Aparecida, mesmo prontos, 9 leitos na Santa Casa da cidade, que atenderiam a região, continuam fechados, e a promessa de anos das autoridades do Estado, continua sem ser cumprida.

Há dois anos, em visita à cidade, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou que Aparecida contaria com novos leitos de UTI.

O deputado estadual Afonso Lobato (PV) disse, porém, que há mais de 5 anos liberou uma emenda parlamentar para a entidade. “Foi uma emenda que fizemos há aproximadamente 5 anos, quando enviamos R$ 800 mil para Santa Casa equipar esses leitos de UTI. Eu tenho cobrado muito, porque temos uma defasagem grande de leitos, pessoas que morrem por falta de vagas. Essa é uma situação que não pode continuar”, afirmou.

O parlamentar reforçou que a administração da entidade alegou que faltavam alguns detalhes técnicos para colocar a UTI para funcionar. “Quando eu fiz a minha última visita à Santa Casa de Aparecida, Frei Felipe disse que dentro de um mês os leitos estariam funcionando, e eu insisti que fosse feito isso o mais rápido possível”, contou.

O mês passou e a UTI ainda não está funcionando. Frei Felipe, administrador da Santa Casa de Aparecida, disse que espera uma resposta do Estado quanto ao financiamento da UTI, para que ela possa funcionar. “Hoje a UTI está aguardando a questão de financiamento. De equipamentos está totalmente terminada. Agora vamos enviar toda documentação para o Estado e esperar sermos notificados de sua abertura”, justificou.

O administrador disse ainda que espera em breve conseguir a autorização para abrir a UTI na cidade. “Cremos que se entregarmos todas as documentações, estaremos habilitados. Sabemos as condições da economia do País, mas vamos ficar esperando um aval e uma direção do Estado para dar início ao funcionamento da UTI”, explicou.

Como a UTI está pronta há meses, muitas pessoas temem que assim que ela funcionar, os aparelhos comprados há muito tempo possam não funcionar por falta de manutenção. Apesar da preocupação, Frei Felipe garante que existe uma manutenção preventiva, e que os aparelhos não serão danificados por conta do tempo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?