Temendo ataques, Caraguá e Cruzeiro anunciam Botão do Pânico e outras ações em creches e escolas

Cidades têm reforço no esquema de segurança com rondas da GCM e projetam instalação de câmeras e detector de metais

Reunião em Caraguá entre prefeito e Exército, GCM e polícias Civil e Militar, que definiu medidas nas escolas (Foto: Divulgação PMC)

Da Redação
RMVale

Preocupada com a onda de ataques em escolas e creches do país, as prefeituras de Caraguatatuba e Cruzeiro anunciaram que colocaram em prática nesta semana um plano de ações que visa garantir mais segurança no ambiente escolar. Além de unidades públicas de ensino, os pacotes de medidas prometem beneficiar ainda estabelecimentos da rede privada.

Em nota divulgada em seu oficial, a Prefeitura de Caraguá informou que o novo esquema de segurança foi definido durante uma reunião na última quinta-feira (6), entre o prefeito Aguilar Junior (MDB) e representantes das polícias Civil e Militar, do Exército e da GCM (Guarda Civil Municipal).

Foi estabelecido que duas medidas do pacote entrarão em vigor a partir desta terça-feira (12). A primeira delas é a atuação da Patrulha Escolar Municipal, que consistirá na intensificação do patrulhamento da GCM nas portas dos colégios públicos e particulares no horário de entrada e saída dos estudantes. A ação contará ainda com o apoio da Polícia Militar, através de profissionais contratados por meio da Atividade Delegada.

Já a outra medida é a implantação de “Botão do Pânico” em todas as unidades de ensino. O dispositivo permitirá que em caso de emergência, como invasão de criminosos, os funcionários acionem o botão que emitirá um alerta instantâneo, contendo a localização da escola ou creche, ao sistema da central da GCM, que na sequência encaminhará viaturas ao estabelecimento. O treinamento dos profissionais das escolas para o acionamento do sistema foi realizado na última segunda-feira (10). “São medidas que estamos tomando para evitar tragédias e ocorrências como temos visto recentemente na mídia. Queremos dar segurança aos alunos e funcionários das nossas unidades escolares”, justificou Aguilar Junior.

De acordo com o Executivo, outras melhorias deverão ser implementadas nos próximos meses nas escolas municipais, como a presença de vigias armados e a implantação de câmeras de videomonitoramento de segurança e de detectores de metal. Segundo a Prefeitura, que não revelou o valor que pretende investir na ação, já foi iniciado o trâmite burocrático para a aquisição dos equipamentos.

A iniciativa da gestão de Aguilar Junior busca evitar que Caraguá registre ataques a educadores e alunos como os ocorrido no último dia 5 na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau Santa Catarina. Na ocasião, um homem pulou o muro do estabelecimento privado e matou quatro crianças, com idades entre 4 e 7 anos, a golpes de machadinha. Após a ação covarde, o assassino se entregou no Batalhão da PM.

Cruzeiro – O prefeito Thales Gabriel Fonseca também anunciou uma série de medidas para inibir ações que possam ameaçar alunos e profissionais que atuam nas escolas da cidade. Entre as ações, também está a implantação do “Botão de Segurança”.

Viatura da polícia Militar em ronda escolar; Prefeitura aumenta medidas de segurança nas escolas (Foto: Reprodução)

Outra medida foi a criação de um grupo de trabalho, formado pelas secretarias municipais de Educação e Segurança Pública e a ampliação da Patrulha Escolar. “Devido a preocupação de pais, responsáveis e profissionais de educação com a segurança das escolas em todo país, a Prefeitura de Cruzeiro criou (o grupo) para garantir a segurança, e a tranquilidade de todos na Rede Municipal de Ensino. Cabe ressaltar, que algumas ações, já são realizadas desde o início do ano letivo e antes mesmo de alguns fatos lamentáveis pelo Brasil, já fazem parte do cronograma de ações”, destacou a Prefeitura, que mantém obras de reestruturação nas unidades escolares.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?