Estudo classifica Ubatuba como a sétima mais segura do país
Município sobe vinte posições em comparação a 2017; Campos do Jordão conquista a terceira colocação no levantamento

Lucas Barbosa
Ubatuba
Um levantamento publicado pelo instituto de consultoria Urban Systems na última semana apontou Ubatuba como a sétima cidade mais segura do país. Além do município litorâneo, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) contou apenas com Campos do Jordão no ranking das cem cidades com os melhores resultados.
Desde 2015 produzindo pesquisas sobre o potencial econômico e a qualidade de vida nos 666 municípios com mais de cinquenta mil habitantes do Brasil, o Urban Systems divulgou os dados do estudo de 2019 em seu site oficial no último dia 18.
De acordo com o órgão, os critérios avaliados na área da segurança pública foram: eficácia dos mecanismos de monitoramento de áreas de risco, investimentos no combate à criminalidade, proporção de policiais por habitantes e número de homicídios.
Após analisarem os indicadores, os especialistas do Urban Systems definiram as notas das cidades, em uma escala de 0 a 5.
Segundo o levantamento, os dois locais mais seguros do país são Balneário Camboriú (Santa Catarina), com a nota de 3,392, e Santana de Parnaíba (São Paulo), com a pontuação de 3,254.
Fechando o “pódio” aparece Campos do Jordão, classificada com 3,218. Sétima colocada no ranking, Ubatuba obteve a nota 3,121. A última vez que o município litorâneo havia aparecido na lista foi em 2017, quando foi considerada a 27ª mais segura.
O resultado expressivo foi comemorado pela atual gestão de Ubatuba, comandada pelo prefeito Délcio Sato (PSD).
Para o secretário de Segurança Pública, major Rubens Martins, a boa colocação no levantamento é reflexo da política de investimentos municipais no setor, principalmente no reforço da estrutura da Guarda Civil Municipal.
Atuando armada desde sua criação em 1994, a Guarda Civil de Ubatuba conta atualmente com 53 agentes, sendo 40 homens e 13 mulheres.
Durante o ano, o Executivo destinou cerca de R$ 1,4 milhão para a compra de novos veículos, armamentos e demais equipamentos.
Além de três viaturas, foram adquiridas quarenta pistolas semiautomáticas, quatro mil munições, uniformes, bastões, coldres, coletes á prova de bala, sprays de gás lacrimogênio. “Nós sabemos que a segurança pública é um dever do Estado, mas o prefeito fez um alto investimento, a fim de oferecer aos guardas municipais a tranquilidade para exercerem suas funções. O efetivo é constantemente valorizado, com a implantação da Atividade Complementar para possibilitar mais agentes na rua e a promoção de cursos de capacitação”, explicou o chefe da pasta.
Os interessados em conferirem os demais resultados e detalhes do levantamento nacional de segurança, devem consultar o site: urbansystems.com.br.