Balanço semestral estadual aponta Guará como a cidade mais violenta da região

Município teve 21 moradores assassinados; Caraguá e Pinda também registram dados preocupantes

Sede do plantão da Polícia Civil; RMVale tem aumento no número de homicídios (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Oliveira
RMVale

Um levantamento divulgado pelo Governo do Estado na tarde da última quinta-feira (25) apontou Guaratinguetá como a cidade mais violenta da região no primeiro semestre deste ano. O balanço estadual revelou ainda que os outros dois municípios com mais vítimas de assassinato no período foram Caraguatatuba e Pindamonhangaba.

Segundo dados da secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) teve 179 moradores assassinados entre janeiro e junho, sendo 171 vítimas de homicídio doloso (quando existe a intenção de matar) e oito de latrocínio (roubo seguido de morte). O montante supera em 7% o registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 166, sendo 158 vítimas de homicídio doloso e oito de latrocínio.

Líder do “ranking da morte” na região, Guará teve 21 moradores executados no primeiro semestre, sendo todos os casos registrados como homicídio doloso. O número é 40% superior ao da mesma época do ano passado, que foi 15.

Um dos casos de violência de maior repercussão registrados na Terra das Garças Brancas, ocorreu na noite de 16 de junho, quando um casal foi morto a tiros em sua própria casa na rua Senador Darcy Ribeiro, no bairro Chácaras Piagui. Segundo o boletim de ocorrência, identificadas como Willians Benedito de Oliveira, de 37 anos, e Maria Julia da Silva Vieira, de 18 anos, as vítimas foram surpreendidas por atiradores que invadiram o imóvel após arrombarem a porta da cozinha. O duplo homicídio segue sendo investigado pela Polícia Civil de Guará.

Segunda cidade mais violenta, Caraguá teve vinte moradores assassinados no primeiro semestre, sendo 19 vítimas de homicídio doloso e um de latrocínio. No mesmo período do ano passado, a cidade praiana registrou 19 casos, todos homicídios dolosos.

Fechando o ‘pódio inglório’, Pinda contabilizou 16 assassinatos, sendo todos os casos registrados como homicídio doloso. O número de mortes violentas foi o dobro do mesmo período do ano passado, que foi oito, sendo sete homicídios dolosos e um latrocínio.

As demais cidades da região que tiveram vítimas de assassinato na primeira metade deste ano foram: Cruzeiro (15), São José dos Campos (15), Ubatuba (11), Aparecida (10), Taubaté (10), Jacareí (9), Potim (9), Caçapava (8), Lorena (7), São Sebastião (7), Santa Branca (3), Tremembé (3), Canas (2), Cunha (2), Queluz (2), Cachoeira Paulista (1), Igaratá (1), Ilhabela (1), Lagoinha (1), Natividade da Serra (1), Paraibuna (1), Piquete (1), Roseira (1) e São Luís do Paraitinga (1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *