Ubatuba homenageia 50 anos da aldeia Guarani-Mbya
Da Redação
Ubatuba
Para comemorar os cinquenta anos de história e exaltar a cultura local, a aldeia Guarani-Mbya da Boa Vista programou o evento “Resistência e reconhecimento territorial”, marcado para os próximos dias 13 e 14.
A celebração será realizada na comunidade, das 8h30 às 18h, no bairro Prumirim, e pretende abordar a cultura indígena e a história da aldeia através de atividades culturais como música, canto, dança, pintura corporal e rodas de conversas com o cacique Altino Wera Mirim. A programação do evento ainda conta com café da manhã e almoço com comidas típicas, e exibição de documentários.
Entre os realizadores estão a Prefeitura de Ubatuba, Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Comissão Guarani Yvyrupa, Associação Indígena Tembiguai, ProAC (Programa de Ação Cultural), Fundação Osvaldo Cruz, Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba e a Funai (Fundação Nacional do Índio).
A entrada do evento será R$10, para custear a alimentação e as outras atividades. Durante o evento, os visitantes também poderão comprar peças artesanais produzidas na aldeia.
A Prefeitura orienta os turistas a levarem roupas de banho, repelente, lanternas, talheres, pratos e copos. A programação completa das oficinas e itinerários da comemoração podem ser acessados no site da Prefeitura, ubatuba.sp.gov.br.