Festival do arroz movimenta gastronomia em Guaratinguetá

Evento projeta a rizicultura do município como uma das mais importantes no Estado

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

Guaratinguetá vai viver o 7º Festival Gastronômico do Arroz. O evento é realizado pelo Consulado Italiano em Guaratinguetá, com apoio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Prefeitura.

O festival tem como grande atração os saborosos e criativos pratos à base de arroz, nas suas variedades, como risotos, doce de arroz, nhoque de farinha de arroz, bolinhos, caldos, canjas e outros pratos com arroz vermelho e arroz preto.

Com entrada franca, o evento gastronômico que projeta a rizicultura do município, como uma das mais importantes no Estado de São Paulo, acontece em dois finais de semana consecutivos no mês de julho, de 17 a 19 e de 24 a 26, no pátio da Igreja São João Batista, no bairro da Colônia do Piaguí. Música e exposição de artesanato também compõe a programação.

O secretário de Turismo de Guaratinguetá, Célio Leite, ressaltou a variedade gastronômica de Guaratinguetá, uma vez que no fim de semana passado aconteceu o 12º Festival da Truta, além da produtividade e da qualidade do arroz que é produzido na cidade. “Em Guaratinguetá é possível encontrar vários tipos de arroz, como o arroz vermelho e o arroz preto. Tudo isso poderá ser degustado nestes dois finais de semana que acontecem o evento na Colônia do Piagui. A intenção do festival é propor um tour gastronômico com pratos do produto tradicional da região”.

No domingo, 26, será celebrada uma missa em agradecimento à plantação de arroz.

A rizicultura em Guaratinguetá

Em Guaratinguetá, o plantio de arroz ocupa uma área aproximada de 2.700ha do município, com um total de 85 produtores em 172 propriedades. Guaratinguetá produz 20% do arroz do estado de São Paulo, o que significa uma produção de 17.820 toneladas/ano, aproximadamente 7.500Kg/ha.

A Colônia do Piagui, em Guaratinguetá, foi, desde o início do século 20, ocupada por imigrantes europeus, a maioria italianos, espanhóis e austríacos.
Atualmente é chamada de “o cinturão verde da cidade”, por conta de sua paisagem com predomínio de plantações de arroz e hortaliças. Um dos destaques, além do cultivo, são os diversos alambiques artesanais de aguardente.

Festival do Arroz (1)
Imagem da edição de 2014 do Festival do Arroz em Guaratinguetá (Foto: Divulgação)
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?