Política a conta-gotas…
Não convidem para…
…a mesma picanha – o Frei Bartolomeu Schultz – ‘manda-chuva’ da Santa Casa de Aparecida e o prefeito Luiz Carlos – o Piriquito, principalmente se o assunto for o ‘plano miraculoso’ da Prefeitura em terceirizar o atendimento da saúde municipal por meio de uma nova Organização Social.
Na dúvida, se o alcaide necessitar de atendimento hospitalar, é aconselhável procurar em uma das cidades vizinhas.
Fogueira das vaidades
De repente, o prefeito Marcus Soliva pode perceber um problema agravante que poderá interferir na continuidade de seus projetos em Guaratinguetá pós mandato: a vaidade excessiva de algumas estrelas que transitam pelo seu primeiro e segundo escalões de governo. Comenta-se que a ‘guerra fria’ entre as partes já é notória a todo bom entendedor…
Cara ou coroa?
A definição de quem poderá ser o próximo presidente da Câmara de Guaratinguetá ainda pode ser desconhecida, mas a lista de quem não dever ser em hipótese alguma já chama atenção de muitos no mercado político. Martelinho da Santa Casa, Nei Carteiro integram o topo da pré-seleção…
180 dias para decidir
Parece precoce falar em eleição para futura presidência da Câmara de Guaratinguetá, porém as pretensões se adiantam nos bastidores da Casa. Dani Dias segue preocupada com o poder de articulação de Rosa Filippo, enquanto Marcio Almeida faz pesquisa velada entre os colegas; Fabrício Dias faz as contas mas esbarra nas motivações do Santa Casa; Pedro Sannini é visto como coringa se fizer parte da mesa administrativa, mas de movimenta para ser o ‘number one’. Um dos seis: ‘bingo’!!!
Amigo do rei
O presidente da Saeg, Miguel Sampaio, declarou em alto e bom tom essa semana, durante um entrevistas em uma das emissoras de rádio de Guará, candidatura a Prefeitura de Guaratinguetá está completamente fora de seus planos e metas. Como homem de confiança do prefeito Marcus Soliva, está para fazer o melhor pela cidade, menos postular a sucessão.
Hora de apagar a vela
Está cada vez mais comum na política aquela frase “papagaio come milho e periquito leva a fama”. Dos mais velhos aos mais novos do mercado político sabem a novela que foi para a região de Taubaté ganhar do Estado o seu AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
Agora que o prédio ficou pronto, equipe sendo treinada, equipamentos no local, ar condicionado instalado e data de inauguração anunciada para março, surge o vereador de Pindamonhangaba Herivelton Vela (PT) na jurisdição alheia tentando protagonizar-se como o denunciador de obras prontas na porta do prédio, fazendo vídeo cobrando a abertura.
Dai a César…
…o que é de César – Justiça seja feita! Toda região tem conhecimento que o destaque pela abertura do AME em questão, foi do ex-deputado Padre Afonso Lobato, que lutou com unhas e dentes junto ao Governo. Inclusive, no último encontro dele com representantes do Estado, o deputado André do Prado (PL) esteve presente dando sua importante parcela de colaboração pela abertura do AME.
Nenhum petista foi visto, muito menos contabilizado na ‘mesa de negociação’ da saúde estadual para ajudar no processo. Está na hora do povo dar um basta para politicagem barata!
Caça às bruxas
É voz corrente no mercado político de Cachoeira que os terceirizados do transporte escolar do município nunca se viram ‘numa saia-justa’ como neste período que Antônio Mineiro no comando. De acordo com fontes ligadas ao homem da funerária, não se trata de perseguição, mas de prestação de contas. O Executivo está apenas exigindo da prestadora dos serviços – como também das terceirizadas e quem sabe as quarteirizadas – que remonta o período da Motolândia, toda documentação que comprove a regularidade fiscal e administrativa da empresa, vistoria geral de todos os veículos utilizados na condução dos alunos, relatórios que comprovem os itinerários que vem sendo cobrado da Prefeitura mediante auditoria do Ministério Público! Simples assim…
Filme quase repetido
Pelo andar da carruagem, o assunto transporte escolar, não é prerrogativa apenas de Cachoeira Paulista; em Lorena, ouve-se um burburinho pelos corredores da municipalidade que o processo licitatório está dando alteração na partilha das linhas entre as terceirizadas pelo titular do contrato. Parece que uma das operadoras do serviço demonstrou disposição de chamar até o Ministério Público para questão.
Em alta
A semana fechou em alta para o prefeito Antonio Mineiro, em Cachoeira, com a boa notícia que na segunda-feira os homens do Patrimônio da União vão ‘passar as chaves’ da Estação Ferroviária para, enfim, a Prefeitura ganhar autonomia para iniciar as obras restauração. O bom que a grana, ou seja, os mais de R$15 milhões para as reformas, já estão disponíveis nos cofres público.
Passaporte turístico
O vereador Léo Fenix está defendendo um projeto inusitado que pode contribuir com os recursos de Cachoeira Paulista, a criação de uma taxa estimada em Ufirs para ônibus, micro-ônibus e vans que entrarem na cidade com finalidade turístico. A criação desta tarifa proposta por Léo alimentou os debates na cidade com inclinação favorável da maioria. Com a a palavra os nobres do Legislativo.
O Circo chegou!!!
…mas já está indo embora de Cachoeira, em tempo das crianças dos bairros Embaú, Embauzinho e Quilombo desfrutarem de um espetáculo especial. As vereadoras Adriana Vieira e Ângela Protetora conseguiram junto aà Prefeitura até transporte gratuito para garantir a presença das famílias no Circo – que se apresenta em caráter social em suas turnês.
Presença feminina
Com o nome da pediatra Rita Marton esquentando os debates nas rodas eleitorais para 2024, torna-se possível a presença de três candidaturas femininas à Prefeitura de Lorena – a dela, a de Marietta Bartelega e Flavia Brazuna. Em contrapartida, as apostas de que o ex-prefeito Fabio Marcondes, o advogado Beto Mucio e Daniel Manduruku estão preparando seus grupos dão a certeza de comícios movimentados e palanques encalorados. A propósito, faltam 137 semanas para as eleições municipais!!!
Plano B ou A?
Se realidade ou apenas comentários, o tempo que separa os eleitores das urnas municipais mostrará se procede que uma articulação de ‘plano B’ estaria projetando o retorno de Luiz Fernando de Almeida dos Estados Unidos, para compor com Major Lescura – ou vice-versa – para disputa da Prefeitura de Lorena. Disseram que votos com certeza não faltariam para dupla, mas sim poder de convencimento para o ex-presidente da Câmara retornar da terra do Tio Sam…
Água na brasa
O presidente da Câmara, Fábio Longuinho (PSD), aproveitou a visita do deputado Marco Bertaiolli, esta semana em Lorena, para desmistificar as ‘vozes do além’ que têm inflamado o gabinete da Capitão Messias com a probabilidade de que ele postularia candidatura majoritária. Longuinho esclareceu que, a princípio, sua meta será três mandatos como vereador, construir a nova sede do Legislativo e colecionar uma seleção de projetos significativos à população. Admitiu que em política a fila anda, mas pretende de forma alguma ter em seu histórico ‘a sina’ de cassar prefeito!!!
Tudo dominado
É consenso entre os analistas políticos do mercadão que para esta eleição que se aproxima, o PSDB da capital vai encontrar muitas dificuldades para ‘garimpar votos’ em Pindamonhangaba. Com a apenas a sombra de Rafael Goffi – como cabo eleitoral ou até mesmo numa ‘candidatura tampão’ – servindo de elo entre os candidatos tucanos e o eleitorado local, a previsão de uma campanha cara e de resultados abaixo da média é liquida e certa. E para piorar o plantão dos deputáveis de Doria, o esquadrão de elite de Ricardo Piorino praticamente minou o território…
Peneira eleitoral
E por falar em Ricardo Piorino, comenta-se pelos corredores de Pinda que muitos podem desfilar como eventuais postulantes a vice do homem em 2024, mas certeza, somente com os resultados das convenções. Por hora, ouve-se de Magrão, Nilson – o Sub do Distrito, Luís Carlos – o Cal, Renato Cebola, Roderley Miotto e pasmem, até o nome de Vela surgiu nas verbalizações. E pra fechar, tem gente apostando em alguém bem próximo ao gabinete do prefeito, como indicado de última hora. Só vai faltar combinar com os eleitores que tem a palavra final, quer dizer, os votos…