Política a conta-gotas…

A bola da vez
A resposta sobre o índice de empregabilidade em Lorena, facilitado pela administração Sylvio Ballerini, veio do próprio Caged, essa semana. O órgão destacou Lorena com bom desempenho somando 97 novos postos de trabalho, na frente de outras cidades da região, entre elas Guaratinguetá e Cruzeiro. A divulgação veio em boa hora, segundo a especulação política, porque a oposição já estava armando discurso contra Ballerini neste quesito: geração de empregos!!!

Vai pra rua você também
Alguém precisa lembrar aqueles três vereadores de Lorena, acometidos da patologia do desespero, que passar o tempo todo ‘morcegando’ pelos corredores da Prefeitura não rende votos. A menos que…

Na alegria e na tristeza
Esta semana a dupla Antonio Mineiro e o ex-vereador e secretário de Finanças, Thales Satim, oficializaram candidatura majoritária em Cachoeira Paulista. Disseram que as intenções de Mineiro são duas: convencer os eleitores sobre a importância de seu segundo mandato ‘a bem das finança públicas’, enquanto está torcendo para aquele quinteto de vereadores corrompidos não se reelegerem…

Armando o gol na…
…grande área – Como já esperado, o agora prefeito Dr. Ailton Vieira acertou com Guilherme Marcondes para ‘botar o bloco na rua’ em busca do próximo comando da Prefeitura de Cachoeira Paulista. A dupla deverá entrar em campo com PSD, Podemos, PRD25 e Solidariedade. Segundo a patuleia, com o calibre eleitoral dos Vieiras e pelo cenário dividido em sete concorrentes, a eleição desta temporada pode ser igual ‘tomar doce da mão de criança’.

Insônia
Corre na boca pequena da burguesia de Guará que três situações têm ‘tirado o sono’ do prefeito Marcus Soliva: a candidatura de seu vice que está custando a decolar, os vereadores que não pararam de falar em Codesg e porque não tomou a ‘decisão certa’ quando Miguel Sampaio jogou a toalha!!!

Jogo duro
A julgar pelo aplauso da torcida, a disputa pelo pódio eleitoral em Guaratinguetá está mais vibrante que o final das Olimpíadas, porém, com um agravante: faturar prata ou bronze não dá acesso à cadeira mais cobiçada do terceiro andar do ‘Palácio de Vidro’ da Chácara Selles. Se o acesso dos ‘atletas’ é pela escadaria, dois estão contando os degraus no segundo lance da escada, enquanto um outro praticamente nem saiu do térreo. Nada que o cenário não possa mudar…


Mais promessa
A vereadora Alexandra Andrade – codinome ‘Cuidadora’ (agora PL) está fazendo ‘meia festa’ em comemoração à inauguração da CLAMA – Clínica Ambulatorial Animal, agendada para o próximo dia 10, em Guaratinguetá. Pelos comentários das rodas políticas, a entrega desta Clínica está sendo vista como prêmio de consolação do palanque de Regis Yasumura, por ela ter se filiado ao PL. Falam ainda que o contrário, ou seja, se a Cuidadora tivesse migrado para o grupo de Dani Dias, a CLAMA – uma de suas proposta de mandato – ficaria apenas no ‘futurômetro’! Perguntem ao JV…

Mais que o esperado
As convenções em Pinda aconteceram no último final de semana. Do lado da situação, Piorino e Goffi, com a presença do prefeito Dr. Isael, que superlotaram a Câmara de apoiadores e fecharam o arco de aliança com 13 partidos políticos e mais de 100 candidatos a vereador. Emocionado e em lágrimas, Piorino relembrou sua carreira política e o quanto se preparou para chegar nesse momento. Outro ponto alto do evento foi o vídeo de apoio explícito que o governador Tarcísio gravou para a dupla Piorino e Goffi, um banho de água fria na dupla Torino e Vitão que esperava neutralidade do governador.

Convenção sem povo
A convenção do PT de Vela foi feita às pressas e bem simples, sem a presença do povo e de apoiadores, com apenas os candidatos a vereadores numa sala do comitê político do candidato. Pelo que disseram, Vela não conseguiu a tal aliança forte, ao invés, a chapa de candidatos está bem reduzida e sua aposta agora é no apoio de Lula e Geraldo Alckmin para alavancar seu nome na cidade.

Torino em cheque
Na chapa Torino e Vitão, aparentemente o mar não está pra peixe. Até a ex-candidata do Novo, Patrícia Marcondes – que chegou prometendo levar a federação PSDB/Cidadania – foi por água abaixo. Para azedar a marmita da dupla, as siglas ficaram no arco de aliança da chapa Piorino e Goffi. No Mercadão, a conversa é que o cargo de secretária de Saúde que prometeram pra ela será revisto.

A pergunta que não…
…quer calar: A campanha velada de Herivelton Vela pelas ruas de Pinda intitula ‘prestação de contas’, é por não haver endereços e nem filiados o suficiente para promover reuniões domiciliares como os demais pré-candidatos de outras siglas? Até que o homem é estrategista…

Convenção dos Ausentes
Neste final de semana, Cruzeiro viu suas convenções partidárias borbulharem e outras nem tanto. A do PDT, com destaque ao vereador Fafá (PDT) e seu vice, o professor Kleber, que mais parecia uma reunião de condomínio. Comentaram na banca da Praça que esqueceram de convidar ou contratar público…

Oito ou oitenta?
Diego Miranda (Novo) tentou dar um show, mas quem roubou a cena foi seu cabo eleitoral, o Dr. Davi, que mais parecia ser o candidato. Ah! O vice de Diego, Juarez Juvêncio (Podemos), ficou quase esquecido no canto, feito figurante de novela.

Com aplausos da torcida
Enquanto isso, na convenção de Kleber Silveira (PL) e seu vice, Zé Rogério (PSD), o samba comeu solto, com direito a mestre-sala, porta-bandeira e muito confete. O prefeito Thales Gabriel liderou a bateria política, mas a pergunta que não calava era sobre a ausência de Paulo Vieira, o quase dono do PL em Cruzeiro. Seria por obra e graça de de Waldemar Costa Neto???

Não convidem para…
…a mesma picanha – o vereador Gordo da Vila Batista (Republicanos) e o presidente do MDB Cruzeiro, o Savinho Rocha. Disseram que a briga pelo espeto torrou a carne, enquanto Gordo reclamava a perda de apoios para o MDB. O churrasco pode até ser de primeira, mas a pimenta é sempre de última hora.

Caso de polícia
Por pouco uma tentativa de ‘bater carteira’ não deu polícia no Solidariedade de Cruzeiro, mas rendeu nas redes sociais. Dias atrás, o conhecido Dr. e Pastor Aquino utilizou a internet para denunciar possível tentativa de golpe financeiro no ‘golpe das legendas’. Provavelmente deva ser por isso que desistiu de ser candidato a prefeito.

A saga dos vices
Rola em Aparecida que para os eleitores, mais importante do que saber quem serão os concorrentes à Prefeitura, é saber dos vices, porque desde muito tempo, os vices sempre acabam no comando da cidade.

E por falar em vice…
…em Aparecida, segundo a ‘boca pequena’, Sargento Ernaldo quando foi vice deu pernada no titular Marcio Siqueira e terminou o mandato; no período seguinte, quando virou prefeito, levou a rasteira da vice, Dina da Apae. Atualmente, Piriquito como chefe do Executivo já tomou dois empurrões do Zezão da Concretagem. Disseram na Câmara que a nova cassação já está chegando…

Ruim ou pior?
Se tem gente em Guará achando que as coisas ficaram mais difíceis para Junior Filippo carregando o ‘BS’ na garupa, imaginem para Regis, com a mochila que o ‘chefe’ botou em suas costas? Ah! A Dani não pode nem rir dos concorrentes, porque fazer campanha pra dois não é fácil…

Contagem regressiva
Faltando 14 dias para o início oficial de campanha e 63 para as eleições, boa parte do mercado político de Lorena observa os eleitores indecisos definindo seus votos, em sua maioria baseados nas respostas da administração nos últimos anos e na empatia dos candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *