Política a conta-gotas…
Bem-me-quer, mal-me-quer…
Comenta-se entre os bem informados de Pinda que a adrenalina para escolha do vice de Ricardo Piorino poderá durar até início de abril, quando uma pesquisa deve relevar se ao lado de Piorino, deva estar um experiente, um estrategista ou alguém perito em planejamento.
Com quem pode…
…não se brinca – O mercado político entendeu a visita a Cruzeiro do governador em exercício, Felício Ramuth, e do secretário de Estado, Eleuses Paiva, nesta última semana do ano, como um reforço a autoimagem do prefeito Thales Gabriel, principalmente ligado às obras do Hospital Regional. Lembraram que em exatos dois anos, Thales estará em pré-campanha, ou será que já começou?
Crise de protocolo
Ainda sobre a presença de Felício Ramuth em Cruzeiro, observadores políticos da região não deixaram de perceber que teve prefeito do circuito enciumado pelo fato do governador em exercício não ter entrado em seu município nem para tomar um cafezinho.
Uma amostra
A julgar pelos trâmites das contas de 2021 do prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e quase que rejeitadas pela Câmara – por obra e graça de André Monteiro e José Borges na Comissão de Finanças – percebe-se que esse último ano de mandato não será fácil para o Executivo. Perguntem ao futuro presidente Budão, que poderá ser o fiel da balança nos desempates…
Acertando no vice
Para quem analisa o mercado eleitoral de Aparecida, sabe que a reeleição de Piriquito vai depender da escolha do vice. Comenta-se que além de votos, o escolhido para a função deverá possuir habilidade e humildade para relacionar-se com os Poderes do município e tenha uma boa dose de fidelidade – caso enfrente algum afastamento, tenha garantia de retorno ao cargo.
Tentando fazer o novo…
…com o velho – Ventos da Praça Conselheiro deram conta, essa semana, que o ex-prefeito Francisco Carlos está gastando argumentos para convencer velhos e históricos ‘tucanos’ de Guará a se reorganizar no ‘Novo PSDB’. Disseram que a motivação é repatriar também Edison Riccomi – hoje no Republicanos – para ser o prefeiturável do grupo.
O show do ‘milhão’
O presidente da Câmara de Guaratinguetá, Pedro Sannini, acompanhado dos colegas Orville Teixeira, Marcio Almeida, Fabricio da Aeronáutica, Marcelo da Santa Casa e Rosa Filippo estiveram no gabinete do prefeito Marcus Soliva, na última quarta-feira, para oficializar a devolução de R$ 1 milhão, resultado da economia do duodécimo. Pelo que se ouviu entre vários vereadores, um valor recorde economizado em um ano que viabilizou até a construção da nova sede do Legislativo.
Política do morde e assopra
A presença dos vereadores no gabinete do prefeito após a polêmica sessão de Câmara, dessa quarta-feira, serviu até de calmante a Marcus Soliva. Comenta-se que durante a extraordinária, que aprovou créditos adicionais à administração, o vereador Arilson dos Santos praticamente “puxou as facas” contra o Executivo, inclusive profetizando que em 2024 a temperatura deverá ferver, já que em sua opinião, o governo de Soliva tem deixado muito a desejar…
Torcida organizada
A predição para 2024 do vereador Arilson Santos sobre três grupos em conflito no Legislativo de Guaratinguetá: o de Junior Filippo, contra Regis Yasumura e, ambos, detonando Dani Dias, dividiu as expectativas políticas sobre quantos e com quem estariam os parlamentares. Se o grupo de Junior se resume em Rosa, Orville e Marcelinho, enquanto Vantuir e o próprio Arilson somam abertamente com Dani Dias, os cinco restantes estariam todos com Regis? Isso incluiria Nei Carteiro e Alexandra Cuidadora?
Só vivendo pra ver
Faltando praticamente 280 dias para as eleições, aumentam as expectativas de alguns ‘nomes’ próximos a Sylvinho Ballerini sobre uma eventual mudança de plano quanto ao futuro vice. Há quem acredite que aos 45 do 2º tempo, Waguinho poderá dar uma ‘cartada decisiva’ pela posição. Outro nome cogitado pelas esquinas do Bairro da Cruz é do empresário Aldemir Barbudo. Já em algumas esquinas de Lorena ouve-se sobre a permanência de Humberto Ballerini na posição, porém, se houver mudanças, Marietta Bartelega estaria mais próxima.
Vice ou não vice?
E por falar em Wagner da Silva – o Waguinho, corre na boca pequena de Lorena, que o ex-vereador é comparado à uma ‘amante francesa’ – custa caro, mas é disputada por todos. Segundo os bem informados, parece que agora que ele fez as pazes com a Justiça Eleitoral, pretende triplicar sua representação na Câmara, e para isso estuda com que grupo deverá acertar seu ‘pacote eleitoral’, quer dizer, partido. Falam ainda que Waguinho já desenhou o mapa da vitória de Sylvio Ballerini com ‘ele de vice’. Ou não vice?
Gol de bicicleta
Entre ajustes e demandas, se tornou voz corrente pelos corredores da Prefeitura de Lorena que o vereador Maurinho Fradique será a próxima aposta dos irmãos Ballerini para a Secretaria de Esporte. Nos primeiros dias de janeiro, Maurinho deve formular seu afastamento do Legislativo para assumir como secretário do prefeito Sylvinho. Disseram que ele se identifica muito com o Fadenp…
‘Amigo da onça’
A polêmica do veto do prefeito Antonio Mineiro ao projeto do vereador Agenor Todico – em passar a responsabilidade de toda dívida trabalhista da Santa Casa para Prefeitura pagar – foi parar na Justiça. Primeiro, porque quem acabaria pagando a conta seria a própria população, segundo, por ser inconstitucional. Para Mineiro, o vereador está dando uma de ‘amigo da onça’ com os contribuintes e com ajuda de seus colegas de Câmara!
Ano Novo, velhos nomes
À medida que 2024 se aproxima em Cruzeiro, os rumores de novas candidaturas para a prefeitura começam a agitar o cenário político. Parece que a hegemonia de Kleber Silveira e Diego Miranda está com os dias contados. As especulações sobre a intenção do Dr. Davi – conhecido por muitos e esquecido por poucos – termina já na primeira semana de janeiro, com o lançamento de sua pré-candidatura. Outro nome que deve surgir no cenário é de Manoel Felipe, como falam pelas esquinas: “de protegido a protagonista”. Lembrando que outrora, Manoel foi baba-ovo da ex-prefeita Ana Karin. Ah! Esse tem até vice, o radialista Paulo Antônio.
Até o ‘Mala’???
E por falar em agitação em Cruzeiro, Jony Paiva, o dentista que não teme se autodenominar ‘Mala’, está anunciando sua entrada na corrida eleitoral pelo Partido dos Trabalhadores. Acho que desta vez o dólar cai ou a bolsa de valores vai desabar…
38 milhões em ação
Ainda repercute, no mercado político, o anúncio do prefeito Isael Domingues do investimento de R$ 38 milhões em obras para o iniciar 2024, durante uma solenidade na semana passada, reforçada a informação pelo vice Ricardo Piorino, que “são novas obras começando que vão movimentar Pindamonhangaba”. Completando a exposição pública que inibiu mais uma concorrência eleitoral, a participação da secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, assinando com as empresas os contratos para início de obras de recapeamento asfáltico, manutenção e conservação em estradas rurais e implantação de estrutura viária para nova avenida. O evento também foi endossado pelos vereadores Norbertinho (presidente da Câmara), Regininha, José Carlos Gomes “Cal”, Rogério Ramos, Felipe Guimarães, Carlos Moura – “Magrão” e Julinho Car. Segundo ‘as boas e as más línguas’, o que foi considerado um presente à população, serviu como um ‘anestésico’ para oposição, que nem compareceu ao evento. Perguntem ao Vela.