Política a conta-gotas…
Congestão eleitoral
Essa semana o mercado político de Lorena registrou um surto de pesquisas e resultados que deixaram muitos eleitores indecisos sobre ficção, realidade e fake news! Uma delas mostrou Sylvinho atropelando Fábio Marcondes no ‘tal de empate técnico’; outra, porém, conjecturou um espaço de eleitores entre os dois preferenciáveis, focando outros nomes como Major Lescura, Marietta Bartelega, Rita Marton, Fabio Longuinho e até o Coronel Quintino ao fogo cruzado. Alguém arrisca um palpite?
A ponte do ‘rio que cai’
O prefeito Antonio Mineiro, com todo entusiasmo, está espalhando convites para inauguração da Ponte da Turma 26 – que rodou nas fortes chuvas de fevereiro – e que quase custou seu mandato na Câmara de Cachoeira Paulista. Aliás, custou, porque se não fosse a Justiça, os vereadores do ‘balacobaco’ teriam tido êxito em sua cassação e quem estaria inaugurando a obra seria o vice, se ele também já não tivesse rodado…
Ganhar por ‘WO’?
Se continuar a tendência do ‘imbatível’ em Piquete, o prefeito Rominho vai ter de implorar para alguém ser candidato, para ele não ganhar a reeleição por ‘WO’. Comenta-se, no entorno da Praça da Bandeira, que Teca Gouvêa, embora tenha manifestado a intenção de ser candidata, por obra e graça da Justiça Eleitoral deverá ficar de fora da competição. O vereador e Professor Matheus parece que amarelou, e Cheiroso do Supermercado disse que partir para o sacrifício pela terceira vez – na conquista da Prefeitura – é pedir música no Fantástico…
Number one
Parece que os ventos estão favoráveis ao candidato a prefeito de Guará, Junior Filippo, pelo menos neste início de pré-campanha. Pelo menos isso é o que se comenta entre as lideranças que analisam o mercado eleitoral através de pesquisas. Enquanto os governistas não se definem de quem é quem na fila do pão para encarar a sucessão, o ex-prefeito leva a preferência. Por incrível que pareça têm eleitores esperando o alinhamento do prefeito Marcus Soliva pra sair do índice dos indecisos nas enquetes eleitorais.
Adrenalina
Rola entre os bem informados do circuito Câmara-Prefeitura de Guará que a disputa pelo domínio do União Brasil está tensa entre os governistas. Meia Guaratinguetá e mais a outra metade sabe que o partido está de caso com o vereador Pedrinho Sannini há tempos – inclusive descolando recursos para o município. Recentemente, as postagens de Regis Yasumura nas redes sociais mostraram uma outra realidade. E para complicar o meio de campo, tem a Pop Star sobrevoando a área, quer dizer a sigla…
A chapa pode esquentar
E se o assunto for candidatos a prefeito em Lorena, tem mais um surgindo nos bastidores, com vontade de brigar para ter votos e com quem estiver na frente. É voz corrente no pedaço que o Professor Daniel Andrade, palestrante em universidades, aproveitando sua origem local, está voltando com ‘bala na agulha’ para se apresentar ao eleitorado.
De volta ao lar!!!
Já está virando conversa de corredor a dificuldade que o presidente da Câmara de Cruzeiro, Nelson Pinheiro – o Gordo da Vila Batista, está enfrentado para sair do plenário improvisado e retormar às sessões para a sede do Legislativo. Após as reformas do prédio tradicional da Casa de Leis, que passará a contar com novos gabinetes e mais uma série de inovações estruturais, faltou um detalhe básico: energia elétrica. O agravante é que há dois meses Gordo prometeu o retorno e, segundo os corneteiros da praça, até agora nada, e para piorar a situação, a EDP quer resolver o histórico de débitos do município antes da instalação do poste de responsa para garantir energia na coisa. Hiii…
Vice ou prefeito?
Especuladores de Cruzeiro já dão como praticamente certa a candidatura de Sérgio Antônio no ano que vem. E pelo que se ouviu na banca do Ewerson, Sérgio é comentado, porém, sem definição a que cargo pretende disputar. Uns acreditam que ele deverá concorrer ao cargo mais cobiçado da cidade – o de prefeito, outra minoria arrisca o palpite que ele pode ser vice do próprio filho, Thauzer Gutierrez, que já acena como prefeiturável…
Os mais articuladosSaiu o ranking dos vereadores mais articulados de Pindamonhangaba, com destaque para o Magrão atropelando Julinho Car no Distrito de Moreira Cesar, que por sua vez esbarra no veterano Luiz Carlos – o Cal. Marco Mayor tem o estilo sectarizado, enquanto Herivelton Vela faz barulho; já Norbertinho, além de ganhar a periferia com sua ‘kombosa’ itinerante, tem a prerrogativa da presidência que o coloca em todas as programações. Renato Cebola é sobrevivente e Regininha só no sapatinho. Rogério Ramos, Gilson Nagrin e Felipe Guimaraes chamaram menos atenção.
Corra que a polícia vem ai!
E por falar no vereador Marco Mayor, ele foi o protagonista de uma blitz polícial – que lembrou as ações da Lava Jato – na Câmara de Pinda, na manhã desta terça-feira. Embora a investigação corra em segredo de justiça, o presidente do Legislativo Norberto Moraes – o Norbertinho, divulgou nota de esclarecimento, isentando a Casa de Leis de qualquer envolvimento.
Zona de conforto
Tem gente em Pinda – e não são poucos – pagando pra ver quais dos secretários da administração de Isael Domingues, com destaque político, vão se desincompatibilizar para ajudar na campanha de Ricardo Piorino à sucessão. Pela leitura de quem sabe fazer contas, dos sete nomes mais cotados do estafe do Dr. Isael, pelo menos três estariam eleitos para Câmara caso saíssem da ‘zona de conforto’ de seus cargos para o confronto das urnas…