Política a conta-gotas…
Conspiração
E por falar em vereadores, há um burburinho entre a base governista de que não é preciso se preocupar muito com a reeleição. Por quê? Ora, o trabalho que fizeram para Thales Gabriel, somado ao trabalho que pretendem fazer para sucessão, já serviria para garantir uma secretaria no futuro governo, caso as coisas não saiam como planejado nas urnas. Perguntem ao Carlinhos da Stock Car!
Tudo a ver
O prefeito Marcus Soliva comemorou mais um avanço em seu megaprojeto de construção de um Anel Viário interligando vários bairros de Guaratinguetá, abrindo a expansão imobiliária para novos conjuntos habitacionais e fluxo de locomoção. Essa semana, ele recebeu a visita de José Roberto Lourenço e membros da engenharia da MRS Logística para os ajustes estruturais para construção do novo viaduto sobre a avenida Padroeira do Brasil, que será o marco inicial do futuro Anel Viário. De acordo com a contratação da concessão, a MRS tem que concluir a obra até 2026, porém, para alegria de Soliva, a construção terá início no ano que vem. Casualmente no período eleitoral, condição oportuna para fortalecer o processo de sucessão!!!
R$ 16 milhões em ação!
Miguel Sampaio levantou a bola e Marcus Soliva marcou mais um gol. A semana começou com anuncio de investimentos na Prefeitura de Guaratinguetá com o lançamento do programa Minha Rua. Trata-se do maior programa de pavimentação, drenagem e manutenção abrangendo 52 ruas – equivalente a 76 mil metros quadrados – ao custo de R$16 milhões. O anúncio foi realizado durante uma coletiva de imprensa no gabinete do prefeito, e demonstrou mais uma vez o presidente do Saeg, Miguel Sampaio, ativo no processo de sucessão de Marcus Soliva.
Silenciando a torcida
Boa parte da oposição de Pinda, que há muito indagava se o concurso público da Prefeitura era um engodo político, teve que dar ‘a mão à palmatória’ essa semana, quando foi anunciado inicialmente a contratação de 441 novos servidores, em apenas uma ‘canetada’ do Dr. Isael Domingues. Como diz o ditado coloquial: ‘rabo entre as pernas’, agregado ao sentimento que prefeito e vice não estão brincando de sucessão, mas dispostos a confirmar nas urnas o que as pesquisas têm mostrado neste início de semestre. Menos a pesquisa do vereador Vela, é claro!!!
Investimentos a vista
E por falar em administração pública de Pinda, Prefeitura e Câmara acertaram um projeto de lei complementar que libera três novas áreas apropriadas para expansão industrial no município. E pelo andar da carruagem, já pintou empresas interessadas em participar do processo licitatório. As áreas, sendo duas no Distrito Industrial Feital e uma outra em Moreira César, já estão sendo visitadas por investidores, sempre bem acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento, Roderley Miotto!
Santo Remédio II
Quem diria que a investigação que iniciou no Ministério Público de Cachoeira Paulista e que, posteriormente, foi absorvido pelo mesmo órgão, mas na esfera federal, foi transformado em dois capítulos. O primeiro limitado pelo foro privilegiado do protagonista central, porém, o segundo, posterior a prerrogativa do mandato, envolvendo até consanguíneos e outros notáveis do pedaço. Dúvidas? Já está no WhatsApp de muitos notáveis da cidade o despacho do TJ contendo 12 páginas que destaca uma das maiores aventuras financeiras nos cofres públicos…
Antagônicos
E por falar em ‘Santo Remédio’, em Cachoeira enquanto ‘um’ corre das autoridades judiciais ‘por causa da saúde’, em sentido oposto, um outro, o atual, corre para junto das autoridades governamentais ‘para dar causa a saúde’. Neste pressuposto, o prefeito Antonio Mineiro esteve com o governador Tarcísio de Freitas no anúncio de mais recursos para melhorar as condições da Santa Casa e melhorar o atendimento.
Uma receita de sucesso
O prefeito de Cachoeira Paulista, Antonio Mineiro, avaliou como positiva sua participação na cerimônia de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospital e Entidades Filantrópicas, com a participação do governador Tarcísio de Freitas. Para Mineiro, que busca uma receita de sucesso para recuperação de sua Santa Casa, ouvir aumento de valores dos repasses financeiros às unidades hospitalares e entidades de saúde, redução das filas de espera por procedimentos no sistema público e o complemento até cinco vezes maior que o valor repassado pelo Ministério da Saúde aos hospitais, foi animador, ainda mais após anunciar uma nova gestão administrativa na Santa Casa da cidade.
Quem tá dentro não…
…quer sair, quem está fora, quer entrar! Qualquer semelhança com o União Brasil, em Lorena, não é mera coincidência. O presidente da Câmara, Fábio Longuinho, tem o partido no seu itinerário para disputa eleitoral do ano que vem. Já Beto Pereira, sobrevivente no partido desde eleições passadas, não quer sair, mas…
Quatro partidos, um…
…destino: garantir a reeleição do prefeito Sylvio Ballerini e, se possível, uma bancada de vereadores na futura Câmara de Lorena. De acordo com os ‘Obesos’, a constelação partidária por enquanto segue com PSD, MDB, Podemos e PSB, podendo ainda somar com o União Brasil e o PL, se não houver alterações – leia-se Vaguinho & Cia Ltda. Quem viver, verá…
Nova tripulação
Com Elcio Vieira Jr deixando de concorrer à Câmara de Lorena, sua irmã Elida Vieira provavelmente deverá substitui-lo no processo eleitoral do ano que vem. Elida e o empresário Aldemir da Lorenposte, o popular Barbudo, deverão ser os protagonistas principais de um grupo de candidatos a vereador agregado ao palanque da reeleição de Sylvio Ballerini. Façam suas apostas!!!
Operação cirúrgica
Ventos dos corredores da municipalidade deram conta, essa semana, que pelo menos dois, quem sabe três secretários do estafe de Sylvio Ballerini deverão se desincompatibilizar dos cargos em 2024 para disputar vaga na Câmara de Lorena. O que ninguém esperava, nem mesmo o prefeito, era ter de antecipar as exonerações na Secretaria de Segurança e, principalmente, com o requinte dos acontecimentos!!!
Mudança de inquilino
O União Brasil, de Cruzeiro, voltou a dar o que falar neste período de pré-campanha. O partido, que já teve Diego Miranda ‘cantando de galo’ em seu terreiro porque pretendia utilizar a sigla em 2024, porém, saiu do ritmo. Agora quem dá o tom do canto é o governista Zé Rogério Martins, junto com o vereador Paulo Filipe – articulador do tapetão que tirou Miranda do terreiro do União Brasil. Disseram que para garantir ‘espaço’ no governo, ele, Paulo Felipe, junto com os deputados Kim Kataguiri e Marangoni fizeram ‘embargos auriculares’ com o prefeito Thales Gabriel para o pleito do ano que vem. E como vem, quem sabe até com o vice.
Convite
Rolou entre os bem informados do Legislativo que o prefeiturável Diego Miranda está feito capoeirista em véspera de competição. Disseram que, aparentemente, ele já deu uma pernada em Juarez Juvêncio ao convidar a vereadora Sandra Cunha para vice. Se bem que esse convite já foi feito para várias personalidades de Cruzeiro…
Contribuição
O presidente da Câmara de Pinda, Norberto Moraes – o Norbertinho, oficializou a devolução de dois veículos – usados – à Prefeitura. Nem prefeito, nem vice, compareceram na Secretária de Segurança para receber o espólio! Por que será?
“Vitor ou Vitória?” “Dani ou Miguel?”
Com o assunto eleições e sucessão do prefeito Marcus Soliva, o Atos no Rádio recebeu, na última quinta-feira, os dois prefeituráveis mais comentados em Guaratinguetá: Miguel Sampaio – diretor-presidente do Saeg e ‘coringa’ do governo Soliva para planejamento e execução dos projetos desenvolvimentistas da administração pública, e Dani Dias, jornalista e uma das vereadoras mais influentes da legislatura. A exatos 400 dias das eleições, a pergunta ainda sem resposta é se a dupla segue junta ‘unindo popularidade de um e experiência de outro’, ou separados. Outra questão que deverá se estender até março do ano que vem é: se somados em uma só candidatura, quem seria vice e em quais condições?
“Agosto Lilás” com um tom de política
Em ato solene, a Câmara de Lorena fechou o mês, na última quarta-feira, homenageando mulheres representativas na cidade. Entre aplausos, glamour e sinergia pública, dois fatos chamaram atenção: o político, onde o prefeito Sylvio Ballerini e presidente Fabio Longuinho dividiram a mesa de autoridades com ares eleitorais – diga-se de passagem que rolou até flertes para uma eventual majoritária; e no tema da noite de homenagens, o lançamento da 2ª versão e mais atualizada da cartilha “Nosso Agosto Lilás: Você não está sozinha”, direcionada no combate à violência contra a mulher e diversas orientações ao público feminino, de autoria da Dra. Mônica de Luna.