Bastidores da Política

Os números falam por si

Isael Domingues
Isael Domingues

Até os politiqueiros sabem que os investimentos da Prefeitura de Pinda na segurança têm contribuído com a atuação da polícia no combate à criminalidade.

Uma das principais melhorias promovidas pela gestão de Isael Domingues (PR) foi a implantação das câmeras de monitoramento. A medida foi determinante para que a cidade registrasse quedas em todos os índices de criminalidade no primeiro semestre do ano, comparado ao mesmo período de 2017.

Para alívio da população, os únicos índices que cresceram foram às apreensões de drogas e armas de fogo. Para especialistas houve redução de 100% nos homicídios culposos e 22% nos dolosos.

Valendo a prefeitura
A disputa entre os vereadores Santana (PSD) e Rominho (agora PCdoB) pela próxima presidência da Câmara de Piquete, segundo a boca pequena, vai além do comando do Legislativo. Pelo que se comentam, a motivação é tentar ser prefeito sem passar pelas urnas, ou seja, terminar o mandato iniciado pela prefeita Teca Gouvêa, que afastada foi substituída pelo vice, Xeroso do Supermercado. Com as apostas que o hoje prefeito deve se desidratar no governo municipal, ao ponto de pedir afastamento ou sendo afastado, pode sobrar ao então ao futuro presidente da Casa de Leis a tarefa de terminar o mandato.

E por falar em Teca…

Teca Gouvêa
Teca Gouvêa

…após levar ‘boladas nas costas’ de três vereadores na sessão que cassou seu mandato na prefeitura de Piquete, ela aguarda recurso interposto em Brasília por uma banca de advogados de terceira instância para reassumir o cargo, antes que as coisas desandem novamente na administração pública.

Enquanto isso, com novos secretários e uma equipe diferenciada, seu vice segue prefeiturando sabendo que após as eleições de 7 de outubro, ou mais tardar a virada do ano, os vereadores devem usar ‘artilharia pesada’ contra seu governo.

Fogueira das vaidades
Rola entre os bem informados de Cachoeira Paulista que a queda acentuada do prefeito Edison Nota para com o vereador Breno Anaya tem provocado ciúmes em outros dois governistas. Na última segunda-feira, por exemplo, na solenidade ocorrida no Grupão, o prefeito repetiu o de sempre, o único vereador convidado a discursar foi mais uma vez o ‘garoto prodígio – Breno Anaya, a despeito de Max e do professor Dimas, que apesar de andar ‘agarradinho’ com o ‘home’, o silêncio tem que ‘falar mais alto’….

Herança maldita
Tem gente no eixo Cachoeira – Silveiras buscando saber qual a ‘química’ adotada pelo ‘ex-prefeito de lá – agora de cá’, que nem o Tribunal de Contas do Estado conseguiu ver motivos para rejeição das contas da ‘motolândia’, que mesmo tendo recebido cerca de 34 apontamentos, ainda deram por aprovadas. Indignação maior dos silveirenses de raízes é que na sessão desta segunda-feira, mesmo com cinco vereadores votando por aquilo que é justo – a rejeição, os quatro da ‘turma do bolso’ garantiram o ‘salvo-conduto’ do ex-aliado de Aloísio Vieira…

Abraçando a causa

Prefeito Fabio Marcondes e Toto
Prefeito Fabio Marcondes e Toto

Ao contrário do que comentavam na ‘esquina fatídica’ da Praça, o prefeito Fábio Marcondes já manifestou nas mídias e rodas sociais mais frequentadas seu propósito de fazer de Toto (ex-secretário de sua administração) o deputado estadual por Lorena para atender toda a região.

Marcondes disse que a vaga de Toto na Assembleia Legislativa será preponderante para a sequência do desenvolvimento da cidade, e por isso ‘arregaçou as mangas’ para pedir votos, lembrando que o candidato conta também com o poio de boa parcela dos carismáticos e católicos no circuito religioso do Vale do Paraíba!!!

Olhando pelo retrovisor
Como previsto, Guará é mais uma das cidades da região (ao lado de Pinda e Cruzeiro) com o maior número de candidatos. Com o surgimento da candidatura de última hora do Dr. Rogério Barbosa, dividindo o foco com Marcelo Ortiz, João Carlos e Eneias Galvão, somam-se quatro nomes para federal. Já o estadual Regis Yasumura, que seguia sozinho, agora tem o Professor José, Roberto Pimentel, Bruno Santos e uma tal de Cristina (que surgiu de última hora) correndo na mesma raia, completando o total de nove candidatos.

E por falar em eleição…

Tia Cleusa
Tia Cleusa

…a Tia Cleusa, autora do projeto de resolução que pedia a antecipação da escolha da próxima mesa administrativa da Câmara de Guará de outubro para agosto, depois de ter seu pedido aprovado em primeira votação, sofreu uma recaída.

Isso mesmo, no momento da segunda votação, com direito a presença da Nova TV Vale em plenário, misteriosamente ela votou contrário ao seu próprio projeto.

Ou seja, no início deste mês era favorável, mas agora, (aparentemente após uma ‘pressãozinha’ básica) alguma ‘coisa, ou coisas’, aconteceram, que lhe fez mudar de ideia. Perguntem ao Fabrício Dias!!!

Perguntar não ofende
Quem dos peemedebistas da Câmara de Guará, que está falando aos ouvidos dos colegas de plenário sobre as contas rejeitadas do ex-prefeito Francisco Carlos, sendo que, segundo o ‘gato seco’ (que anda sem fazer barulho) já influenciou na atitude da Tia?

Caso de polícia
Moradores de Silveiras estão às avessas com os vereadores devotos de Edson Mota por terem votado contra a desafetação da área da Praça para construção de uma nova Delegacia na cidade. No final do semestre passado, por seis votos a três, a Câmara Municipal doou a área à Seccional de Polícia para edificação do novo prédio. Ocorre que esta semana, quando o Legislativo discutia a desafetação do espaço para elaboração final do projeto de construção, os vereadores Marco Aurélio (PR), Felipe Cardoso (DEM), Dirceu (PP) e Carlos do Nésio (PR) simplesmente foram contra.Cada um no seu quadrado
Esta semana o vereador Fabrício Dias quase surtou na sessão de Câmara de Guará, porque os representantes da AC Park, que administra o estacionamento rotativo na cidade (esperados para prestarem esclarecimentos sobre o contrato com a Prefeitura), não compareceram ao plenário. A legitimidade do Legislativo em pedir prestação de contas a uma empresa provida dividiu opiniões no mercado político, com a maioria afirmando que quem fiscaliza a prestadora de serviços é o Executivo, por ser responsável pelo contrato. Ou seja, alguém tem dar um toque ao sapiente, que vereador, quando muito, fiscaliza a Prefeitura e até seus contratos, porém os contratados é por conta do Executivo através dos seus representantes.

Plano 2020
Circula pelos balcões mais politizados de Cruzeiro que a candidatura de Patrícia Batistela vai além de uma vaga na Assembleia Legislativa. Parece que o plano de sua equipe – leia-se Paulo Vieira, é a sucessão do prefeito Thales Gabriel, com ou sem reeleição. Pelo menos isso é o que se ouve nos intervalos da Facic, entre os participantes da política local que frequentam as aulas na faculdade. Ah! Falam ainda que mesmo com o nome supostamente negativado para concorrer as futuras eleições, ‘PV’ não abre mão do controle absoluto da Prefeitura. Alguém duvida…

E por falar em Cruzeiro…
…tem gente custando acreditar que a ex-prefeita Ana Karin, que terminou seu mandato afastada do cargo por ordem da Justiça, está de volta no cenário eleitoral como candidata a deputada federal. Alguns estão descreditando da Justiça Eleitoral em duas dimensões: pelo anúncio de candidatura à Presidência de Lula, diretamente da cadeia, e de Ana Karin, direto das páginas de inúmeros processos no Judiciário…

Preliminares
Com uma forte influência de candidatos de outras regiões pedindo apoio em Pinda, o mercado político local conclui que o postulante a deputado estadual, Vito Ardito (PP), está tentando buscar votos na região do Vale Histórico para não ficar atrás da votação de seu ex-aliado Rafael Goffi (PSDB), que pela segunda vez disputa para federal, e agora, potencializado com o apelo de renovação no Congresso Nacional. Comentam que a disputa entre Ardito e Goffi não termina em 7 de outubro, mas deverá se estender até as municipais de 2020.

Rumo ao penta

Padre Afonso
Padre Afonso

Um dos principais nomes da política valeparaibana, o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) inaugurou na última quinta-feira o seu comitê de campanha em Taubaté.

Em busca de mais uma reeleição, o parlamentar, que cumpre seu quarto mandato, tem seu nome associado a muitos recursos para as cidades da região, com ênfase na saúde pública. O comitê do Padre Afonso vai abrigar também o candidato a federal Toninho Colucci (PV).

A festa de inauguração reuniu a “nata” da política regional e importantes nomes da esfera estadual como a Coronel Eliane Nikoluki (PR), candidata a vice de Marcio França (PSB).

Em Alta
Potim… A prefeita Erica Soler (PR), que apesar das dificuldades para estabilizar a máquina pública (após os desmandos do ‘ex’), não se intimidou diante do desafio de interligar o município à Via Dutra e, buscando apoio dos deputados aliados e as portas abertas do governo, conseguiu a liberação da primeira parte do investimento estimado em R$ 65 milhões. A notícia da liberação de R$ 3 milhões, para custear as licenças ambientais e estruturais do projeto, mostrou com todas as letras que a prefeita está no caminho certo para conseguir o restante!!!

Em Baixa
Canas… A administração do prefeito Lucemir do Amaral (PSDB), que demonstra lentidão na execução de projetos que dizem respeito à população, mas agilidade quando se tratam dos interesses de alguns privilegiados. Circulou entre os bem informados da cidade que as obras da prometida Praça dos Imigrantes permanecem paralisadas por determinação da Justiça, que investiga suposta irregularidade no processo licitatório. Por outro lado, o pré-projeto de um novo empreendimento residencial (próximo ao São João) já foi aprovado e acrescido até de ‘um novo sócio’…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?