Bastidores da Política
É voz corrente entre os bem informados do cenário político de Pinda que a eleição desta temporada levou dois concorrentes a medir ‘forças’ para corrida à Prefeitura em 2020.
Rafael Goffi, com expetativa no PSDB de 120 mil votos para ser eleito deputado federal, percorre a cidade com a realidade de conquistar ‘talvez’ 25 mil eleitores.
Vito Ardito, precisando de 80 mil para garantir uma vaga a estadual pelas cores do PP, garimpa a periferia e centro para tentar mais votos que seu ex-aliado, hoje concorrente de primeira hora.
Uma espécie de ‘queda de braços’ entre criatura e criador…
Corre na boca pequena de Cruzeiro que tem aliado ou aliada do deputado Afonso Lobado (e do seu partido – o PV), o jogando sem ‘piedade’ na ‘frigideira quente’. Dias atrás, num evento, digo, numa feijoda ‘completa’ (tinha até o abestado do Face como ingrediente), onde reuniu cobras e lagartos para fazer média a um deputavél da região, sua partidária foi atração por ter levado quase que todos comissionados (supostamente os que ela teria indicado) da saúde municipal. Qualquer semelhança com a vereadora Claudete Araújo, talvez não seja mera coincidência…
…se brinca Comenta-se que por ‘obra de graça’ do vereador Paulo Vieira, a mesa administrativa do Legislativo mudou até o dia da semana para realização das sessões ordinárias, para facilitar sua agenda pessoal.
Segundo a boca pequena, a atual legislatura coleciona outras concessões e mudanças supostamente impostas por ele. Ah!
Falam ainda que reivindica a todo momento o status de ter sido o vereador mais votado, e que todos (inclusive o prefeito) devem seus mandatos à ele, pelo ‘privilégio’ de serem aceitos em sua coligação.
Durmam com este barulho!!!
A julgar pelos interesses e vaidade reinantes na política de Cruzeiro, a cidade vai ter novamente uma pluralidade de concorrentes locais, ao ponto de um provocar mais uma vez um atropelamento eleitoral. Nomes como Diego Miranda, Juarez Juvêncio, Marcelinho do SAAE, Patrícia Batistela e o próprio vice Dr. Davi deverão dividir o ‘bolo local’ (eleitores que darão preferência aos candidatos do município) nesta temporada, com possibilidade mais uma vez de não eleger nenhum.
Tem gente apostando alto em Cachoeira Paulista que o prefeito Edson Mota já não tem sua maioria coesa entre sua base na Câmara. Acreditam que a expectativa de retorno dos vereadores, quanto ao apoio incondicional aos seus mandos e desmandos, eram bem mai$ elevado$ do que pensavam, e com o ‘andar da carruagem’ e os supostos dividendos tomando outros rumos, ‘a coisa’, digo a hegemonia política implantada, ‘vai dar ruim’. Perguntem ao Hamilton do ‘cata entulho’!!!
Com três vereadores do PTB na Câmara e um suplente de ‘meia tigela’, qual a expectativa de votos do deputado Campos Machado em Lorena?
Portal da Transparência da Câmara de Lorena é feito ‘cabeça de bacalhau’: falam que existe, mas nenhum mortal consegue ver, exceto o ‘porco tatuado’, contratado a preço de bananas para defender os irmãos silvas & cia…
Qual o vereador que a Justiça de Lorena mandou o presidente da Câmara suspender 40% dos seus subsídios, por conta de condenação sofrida de abuso econômico às custas de uma entidade filantrópica da cidade?
Ah! Vai ter decreto cassando o mandato do tal vereador, como ocorreu no caso do Luizão, ou para os protegidos de ‘primeira hora’ os procedimentos são outros?
Com a palavra o presidente Tão do Vaguinho, que em 157 dias perderá o poder econômico do Legislativo…
O prefeito Fábio Marcondes e sua vice Marietta Bartelega, acompanhados pelo estafe de governo, inauguraram nesta última quinta-feira a esperada Farmácia de Manipulação Municipal.
Com investimentos de R$ 542 mil, esta é mais uma obra que solidifica a estrutura da saúde pública de Lorena, e possibilita a ampliação e variedade dos medicamentos oferecidos à população.
Amigos especialmente convidados, empresários, políticos e boa parcela dos vereadores marcaram presença, ao ponto de ninguém perceber o ‘boicote’ do presidente da Câmara ao evento (como se esta atitude do Silva fosse alterar a Bolsa de Valores ou derrubar a cotação do dólar).
Rolou entre os governistas mais aguçados que o Tanga Frouxa não foi, mas seu ‘poodle’, o ‘hora lá – hora cá’, disputou lugar entre os convidados, certamente como ‘olheiro’ da oposição.
Paradoxo
Quem observa com imparcialidade o barulho que a oposição de Guará tem feito contra o prefeito Marcus Soliva, por seu projetos que buscam melhorar o atendimento público, a exemplo da saúde, pode concluir que seu maior erro foi ter nascido. Fechou 2017 com as finanças da Prefeitura em superávit, em detrimento dos antecessores, que viraram 25 anos no vermelho e, mesmo assim, o cara não serve. Enquanto em 4 anos o Hair pavimentou menos de 20% do Jardim Esperança, Soliva concluiu os 100% em menos de 8 meses, mesmo período em que pavimentou praticamente todo São Manoel e, para arrematar, está terminando o Jardim do Vale, que os dois últimos (o geleia e o corpo seco) fizeram na base do ‘Frankeinstein’ e, além de começar, vai concluir o Jardim do Vale I e o II. Mesmo assim, para a oposição ele não serve. É claro, se fosse da mesma laia, quem sabe…
Em pouco mais de um ano e meio de governo, os moradores de Potim já conseguem sentir a diferença entre a prefeita atual e os que passaram – do antecessor do falecido ao último que assumiu após a tragédia, que foi proibido de entrar na própria Prefeitura. Anteriormente, quando anunciavam compra de veículos, era para satisfazer o gabinete e seu entorno; agora, ouve-se de renovação de frota para suprir a saúde e outros setores de atendimento à população. Esta semana a Comunicação da chefe do Executivo Erica Soler anunciou cinco carros novos para o transporte de pacientes, visando a melhoria dos serviços.
Comenta-se pelos cafezinhos da Praça que os eleitores de Guará estão antecipando o que os dois candidatos mais propagados do pedaço já deveriam ter acertado: uma dobradinha com as cores de Guaratinguetá, ou seja, Marcelo Ortiz – federal e Regis Yasumura – estadual, que pese a divergência partidária.
Sem muito alarde, o ex-vereador de muito tempo atrás Dr. João Carlos anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por Guaratinguetá. Enquanto isso, ouve-se entre os petistas de carteirinhas que uma eventual candidatura de Tânia Araújo empolgaria mais. Perguntem ao Doca!!!
Faltam exatamente 70 dias para as eleições, e 157 para os novos presidentes de Câmara!!!
Para as demais casas de leis da região, um ‘nó na garganta’ de muitos presidentes que pegaram o caminho contrário, e mal chegaram no final do primeiro semestre e já pediram suplementação financeira aos prefeitos, a exemplo de Lorena.
CRUZEIRO… O vereador Paulo Vieira do PR, cujo ‘modus operandi’ no dia a dia na Câmara Municipal tem provocado indignação na população. De parlamentar mais votado, aparentemente passou ser o mais rejeitado, ao ponto de um morador estampar uma faixa gigantesca na sacada de um prédio, pedindo sua renúncia. No início deste mês, chegou à Casa de Leis um pedido de cassação de seu mandato, requerido por um eleitor da cidade, alegando que suas condenações na Justiça não lhe confere condições de atuar na vida pública, mesmo com o pretexto de representar o ‘povo’!!!