Bastidores da Política
Para quem esperava o direito a ampla defesa ao vereador Luiz Francisco de Lima, o Luizão (que caiu na ‘malha fina’ da ‘trinca das tretas’), na Câmara de Lorena, para sustentar o seu mandato, teve que se conformar com a realidade do decreto do Tão do Vaguinho, contrariando a maioria absoluta dos vereadores.
Luizão teve seus direitos políticos suspensos e administra embargos no Superior Tribunal de Justiça.
Ditadura descarada
Quem apostou que o presidente da Câmara de Lorena, Tão (irmão do Vaguinho), usaria mais uma vez sua prerrogativa de ditadura – disfarçada de decreto – para resolver o impasse levantado pela ‘trinca das tretas’, para decidir sobre a cassação do mandato do vereador Luizão, ganhou.
Nesta quarta-feira, com o título de ‘ato administrativo’, ‘ele’ assinou pela extinção de Luiz Francisco de Lima do quadro de vereador, para satisfazer uma perseguição suprema de quem preside a Casa de Leis de fato…
A especulação política espera pela sessão ‘vale à pena ver de novo’, versão Lorena, protagonizada pelo ex-prefeito Paulo Neme, e agora nesta nova versão, pelo ainda presidente da Câmara, Tão do Vaguinho. Trata-se de uma avalanche de ações de improbidade, com indícios de criminalidade, vivida pelo ex-prefeito, por conta de atos e atitudes a que foi induzido pelo comando paralelo de sua administração. Segundo o pessoal da esquina, o vereador em questão não perde por esperar, para estrelar como o próximo ‘passageiro da agonia’ pelos trâmites da Justiça.
O prefeito Marcus Soliva pretende retirar o projeto enviado à Câmara, que previa a extinção da função dos cobradores nos coletivos que operam o TUG – Transporte Urbano de Guaratinguetá, a valer a partir da próxima licitação.
A tentativa de alterar o artigo da lei, recentemente aprovada pelo Legislativo, visava a garantia de menor valor da tarifa aos usuários dos ônibus.
Como a oposição mais uma vez promoveu seu ‘minuto de fama’ em cima da propositura, reprovando o regime de urgência para não ‘sangrar’ na boca pequena da Praça, o Executivo está programando voltar atrás e posteriormente cobrar dos vereadores opostos o ‘ônus’ pelo preço da passagem. Com a palavra, o ‘Sapiente’ que segue a linha na base dos ‘versos e prosas’…
Fontes ligadas ao Executivo de Pinda avaliaram como positiva a resposta do Legislativo aos interesses da governabilidade, que pese as inúmeras tentativas da oposição em denegrir o conceito do prefeito Isael Domingues, junto à população. Num balanço geral do mercado político, a Câmara não aprovou tudo o que o gabinete queria, mas tudo que foi necessário. Perguntem ao presidente Carlos de Moura, o Magrão!!!
Em plena temporada de caça aos votos, o prefeito de Pinda tem posado na foto com muitos pré-candidatos (em especial os buscam a reeleição) como um bom anfitrião, principalmente quando se trata dos parceiros e amigos de Pinda.
O compromisso de corresponder com apoio aos deputados que carimbaram verbas para a administração, tem alterado até a agenda de encontros e eventos de Isael e também de seu vice, Ricardo Piorino.
A prefeita Erica Soler fechou seu primeiro semestre do ano acima da média em vários quesitos da administração pública. Além do investimento de R$ 600 mil em pavimentação e inúmeras emendas parlamentares, o projeto JEPOE, que prevê bolsa de R$ 500,00 – acrescido vale transportes e capacitação profissional à jovens acima de 16 anos fechou com ‘chave de ouro’ os seis primeiros meses.
Sua aproximação com o governo Márcio França tem permitido vários projetos a serem confirmados ainda este ano, inclusive na área social.
Nem todos políticos de Potim arriscam apostar na continuidade do mandato do vereador Juarez do Nascimento, do PP, por N motivos.
Comenta-se que ele pode encerrar sua carreira de duas formas: pelo peso de sua ‘condição’ no Judiciário ou pela frustração de conchavos com algumas lideranças que perderam as últimas eleições, e dificilmente sobreviverão ao crivo das urnas em 2020.
…segue o trabalho de articulação pelo comando do PSDB na cidade. Ventos do palanque do Dória Junior dão conta que após 7 de outubro o partido terá outro endereço, provavelmente com anuência do pessoal ligado ao gabinete da prefeita Erica Soler, que inclusive, recebeu proposta para assumir o comando tucano local. Tadinho do Juarez, achando que pode…
Tem gente apostando em nova configuração entre os vereadores de Câmara em Guará, para o segundo semestre deste ano. O pessoal que faz ponto no Ponto Chique adianta que oposição poderá receber um novo aliado, mas deve perder um voto cativo pela mesma via. O governistas, na tentativa de reeleger o Celão, correm o sério risco de sofrer uma ruptura a julgar pela última votação do transporte público. Falam ainda que o PMDB pode trocar de candidato a presidente num estalar de dedos de um governista, que não se trata de Pedro Sannini, que quer, mas… Perguntem ao João Pita!!!