Bastidores da Política

Canto da ‘sereia’

Breno Anaya
Breno Anaya

Corre na boca pequena de Cachoeira que pelos riscos e comprometimentos que o vereador Breno Anaya vem assumido por estar alinhado à administração pública, ele deve estar acreditando que Edson Nota fará dele o próximo prefeito da cidade.

Diante de todas peripécias que se ouvem pelas esquinas relacionadas à Prefeitura, a pergunta é uma só: “Breno será herdeiro a improvável sucessão ou aos processos com os rigores da Justiça”?

Um passo atrás

Em resposta ao repúdio popular à proposta de Paulo Vieira em ampliar de 10 para 15 parlamentares a próxima Legislatura em Cruzeiro, os vereadores que entraram no embalo do ‘poderoso chefão’ foram um a um retirando suas assinaturas do projeto de lei. Segundo a boca pequena, o esvaziamento do apoio ocorreu na maior discrição para não azedar ainda mais a imagem da Câmara junto aos moradores que reprovaram eminentemente a iniciativa.

Não convidem para…

…a mesma picanha o orientador dos peemedebistas da Câmara de Guara, Antonio José e o apresentador do jornal Café da Manhã, Marco Baracho, principalmente se o churrasqueiro for o Arilson do Cícero e o assunto for as questões internas do PMDB.

O que muitos querem saber

Na queda de braços entre governistas e oposição na Câmara de Guará, valendo a liberação legislativa para contratação ou não de uma OS para administrar o pronto socorro, como será o voto dos vereadores Marcos Evangelista e Marcelo da Santa Casa, que tentam coexistir com os ‘afagos’ dos peemedebistas e a empregabilidade do governo Marcus Soliva?

Tutela antecipada

Maurinho Fradique
Maurinho Fradique

O mercado político de Lorena mantém boas expectativas quanto a futura presidência da Câmara de Lorena, em detrimento da ‘turbulência’ deste primeiro ano de Legislatura – Leia- se Waldemilson da Silva, o Tão.

Para muitos, Maurinho Fradique – eleito o próximo presidente com 18 meses de antecedência – poderá fazer a diferença quando assumir o comando (a partir de 1 de janeiro de 2019), se conseguir sobreviver 2018, ano da preparação de seu mandato, cuidando em manter distância segura do ‘coisa ruim’ e evitado rota de colisão com ‘aquele’ que embora não tenha mandato, controla tudo na Casa de Leis, de acordo com seus interesses.

 

 

Aporte financeiro

Marcondes, que tem novas regras; cargos de confiança têm nível de escolaridade regularizado (Foto: Arquivo Atos)
Fábio Marcondes

Cerca de onze entidades assistenciais de Lorena devem seguir no ‘soro financeiro’ da administração Fabio Marcondes em 2018.

De acordo com o secretário de Administração, Luiz Fernando, a quantidade de núcleos de atendimento ao alcance dos benefícios poderia ser maior se não fosse o marco regulatório imposto pelos governos estadual e federal, que exige regras rígidas na documentação, dentro do padrão da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mesmo assim, a Assistência Social do município deverá ampliar o número de assistidos.

 

Balanço positivo

Claudia Domingues
Claudia Domingues

Enquanto alguns segmentos da Prefeitura de Pinda, como saúde e infraestrutura, apresentaram dificuldades durante este primeiro ano de governo de Isael Domingues, outros se destacaram em alta, como Esporte, Educação e Segurança Pública.

A Promoção Social, que potencializada pelo trabalho da primeira-dama Cláudia Maria Vieira Domingues, frente ao Fundo Social de Solidariedade, foi outro destaque neste inicio de administração, com balanço positivo nos atendimentos.

Na retrospectiva do ano, centenas de famílias foram alcançadas com agasalhos, alimentos, brinquedos, cestas básicas, produtos veterinários e até ração para animais, o que fez a diferença para melhorar o cotidiano de muitos, graças a credibilidade que proporcionou inúmeras parcerias com empresas para realização de eventos e feiras envolvendo todas as faixas sociais da cidade.

Quatro em uma

Fechando a pauta da semana na Câmara de Guara… a vereadora Tia Cleusa (PMDB) apresentou requerimento pedindo ao prefeito Marcus Soliva um reajuste salarial generoso para todos os servidores municipais no próximo ano, com base na previsão de aumento do orçamento…

Em momento de stress, o líder do prefeito, João Pita (PSB), votou contra requerimento da prefeitura em protesto ao subsecretário de Planejamento – por dizer que não atenderia vereadores…

O suplente Vantuir Faria (PSDB) teve seu reencontro com o plenário, por ter assumido a cadeira do Luizão da Ração (PR), licenciado ate o fim do ano…

‘Bomba’ – PSDB começou articular a aprovação das contas do ex-prefeito Francisco Carlos (prevista para ser votada na terça-feira) com o PMDB. Ah! Disseram que os peemedebistas condicionaram voto favorável se em contrapartida, o PSDB se posicionar contrário ao projeto da OS da saúde.

“Comus” assim?

A intransigência da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pinda, Irene Ribeiro, em aprovar a transferência da Central de Regulação do Samu para Guara, pode fazer o município perder três ambulâncias. Após ter um “ataque de pelanca” durante a reunião do Comus na última terça-feira, Irene decidiu suspender a votação que colocaria um ponto final da questão, na que os favoráveis eram maioria. Para complicar ainda mais as coisas, na semana anterior o Governo Federal estipulou prazo de um mês para resolver este impasse, ou terá que devolver os veículos.

Perguntar não ofende

Após a traumática reunião do Comus, que mais uma vez não aprovou nada, um questionamento ganhou força pelas ruas de Pinda: Se a cidade perder as ambulâncias, será que Irene vai disponibilizar o seu carro para resgatar os feridos?

Pela porta do fundo

Celão
Celão

A crítica do grupo Revelia contra o aumento da tarifa de ônibus em Guara rendeu assunto e ataques aos dois, dos três poderes da cidade, Executivo e Legislativo. Após ganharem a indiferença do prefeito Marcus Soliva, os manifestantes encontraram resposta quando puxaram o presidente da Câmara para roda, insinuando sua omissão em receber a cópia de um manifesto.

Para quem acompanhou a resposta de Celão à imprensa desempregada do ex-prefeito Francisco Carlos, que por falta de espaço utilizam a gratuidade do Facebook, ficou claro que a inexperiência dos ‘revelias’, não conseguiu barrar o aumento e nem fazer chegar o documento nas mãos dos vereadores, mesmo com uma suposta recomendação do Ministério Público.

Serpentário

Circula entre os bem informados de Cruzeiro que a aritmética do prefeito Thales Gabriel em abrigar ‘cobras e lagartos’ em torno de sua administração só fechará a conta se realmente em 2020 a legislação eleitoral permitir reeleição, caso contrário, o espaço público se transformará em ringue de MMA. Comentam que há mais ‘serpentes’, digo, prefeituráveis abrigados na Prefeitura, que opositores (pelo menos por enquanto) soltos pelas esquinas da cidade.

‘Uma pedra no caminho’

Quem observa as candidaturas se movimentando em Cruzeiro, com políticos apostando apenas em duas possibilidades: com o sem a participação do prefeito Thales Gabriel na disputa, esquecem que ‘existe uma pedra no caminho’ e não se trata de frase de Drummond, mas do vice-prefeito, Dr. Davi que num eventual blackout de reeleição, tem a simpatia da população.

Em Alta

Cruzeiro – A população, que não foi omissa ao questionar o projeto apresentado pelo vereador Paulo Vieira, que trabalha para ampliar o número de cadeiras na Câmara de Cruzeiro de 10 para 15 vereadores. Depois de assinarem a proposta do “homem da faculdade”, os outros parlamentares parecem ter sentido a pressão e decidiram tirar o time de campo, com direito à retirada do projeto da pauta. Mas quem acha que Vieira vai deixar a ideia para trás, deve ficar atento, porque ele já prometeu retomar o debate a partir de fevereiro de 2018.

Em Baixa

Cachoeira Paulista – A equipe da secretaria de Negócios Jurídico da Prefeitura, que foi acusada pelo vereador Professor Danilo de copiar a resposta ao requerimento sobre o contrato com um posto de combustível da cidade para o fornecimento à frota municipal. De acordo com a pasta, houve equivoco no entendimento na Câmara, já o vereador garantiu que encontrou um típico Ctrl+C, Ctrl+V, já que o texto está idêntico. Será que Danilo viu errado e a secretária simplesmente foi “vítima” de uma coincidência? Com a palavra o prefeito Edson Mota…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?