Bastidores da Política

Estrelando

Renato Marton
Renato Marton

Corre na boca pequena de Lorena que o empresário Renato Marton (da Protmed) deixou a posição de coadjuvante no PSDB para condição de estrela no Democratas.

De olho na sucessão de Fábio Marcondes, o empresário pode deixar o ninho tucano, mas sem perdê-lo de vista, uma vez que espera usufruir da boa aprovação popular do governo como plataforma de sua possível campanha em 2020.

Dança das cadeiras

E por falar em sucessão em Lorena, a especulação política dá como certa a transferência da vice-prefeita Marietta Bartelega, do PMDB de Gustavo Rodrigues para o PSDB, de Fábio Marcondes, já que os tucanos não abrem mão de lançar candidatura majoritária nas próximas eleições municipais na cidade. Pelo que se ouve nos corredores da Prefeitura, para quem vem cumprindo a risca o ‘dever de casa’ (representando bem a função de vice) não seria uma mudança de partido o problema. Ou seja, para os visionários, Marietta deverá assumir as cores amarela e azul na reta da corrida eleitoral. Perguntem ao Galão Aquino!

Juntos ou separados

Sylvio Balerini e João Bosco Romeiro
Sylvio Balerini e João Bosco Romeiro

Há quem aposte que aos ‘45 do 2º tempo’ da futura campanha a Prefeitura de Lorena, o engenheiro João Bosco Romeiro (quase PSB), deva se alinhar com Sylvinho Ballerini (ainda PTB) na corrida eleitoral.

Pelo andar da carruagem, ambos postulam pelas esquinas da cidade com ares ‘candidaturas solo’. O que não significa que no auge das convenções partidárias, eles não façam um ‘baião de dois’ para enfrentar a concorrência, para decepção da turma do Vaguinho, que sonha em colocar o Tão a tiracolo do Sylvinho.

Perguntem ao Julio Del Tio!

Dez a quatro

Por dez votos a quatro, a Câmara de Lorena arquivou a CPI que prometia levar adiante a guerra pessoal do vereador Elcio Vieira contra o prefeito Fábio Marcondes. Foram duas tentativas, a primeira através da bancada governista que encontrou resistência regimental no plenário na semana retrasada. Na última segunda-feira, após uma intensa articulação política dos secretários de Administração, Luiz Fernando; e Jurídico, Adriano Aurélio dos Santos, juntos os vereadores representados por Maurinho Fradique e Tão do Vaguinho, o pedido foi aceito com os votos contrários apenas de Pedro da Vila, Adevaldir da Funerária e Fábio Longuinho, além é claro, do protagonista Elcio Vieira.

Contas aprovadas

O prefeito Fábio Marcondes comemorou com sua equipe de governo esta semana, a aprovação de suas contas de 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado. Esta foi a segunda vitória da semana, seguida do arquivamento de uma CPI que a Câmara havia instaurado para investigar o que já estava ‘quites’ com os órgãos responsáveis pela fiscalização das administrações públicas, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal!

Estacionou, pagou

O prefeito Edson Mota está abrindo mais uma frente de arrecadação em Cachoeira Paulista. Após a terceirização da saúde municipal, o estacionamento rotativo foi mais um passo. Estacionar na área central agora vai ficar mais fácil, porém a população vai ter ‘enfiar a mão no bolso. A Câmara aprovou esta semana a implantação da zona azul, com a incumbência da Prefeitura investir nas devidas sinalizações. Disseram que aí é que mora o perigo, ou seja, investir em sinalização: “contratem um parceiro…”!

Reza ‘brava’!!!

Regis Yasumura
Regis Yasumura

Corre na boca pequena de Guará que o vice prefeito Regis Yasumura (agora PSB) vai precisar mais que os momentos de ‘reza’ no programa do Marco Baracho (Rádio Clube) para conter a ‘onda Celão’ que surge de vários cantos da cidade, e que pode fazer sobra ao seu desempenho nas urnas eleitorais para deputado.

Celão
Celão

Vozes do Tamandaré dão conta que o presidente da Câmara ficou animado com apoio e acolhimento que vem recebendo para disputar vaga na Assembleia Legislativa.

Façam suas apostas!

 

 

 

Buscando sobreviver

Após uma série de cortes e ‘achatamento’ da folha de pagamento da Prefeitura de Potim, segundo o gabinete, por determinação judicial, a prefeita Erica Soler (PR) tenta reconquistar a estima dos servidores. De acordo com a patuleia, o reflexo da ‘canetada do Executivo’ é tão negativo, que ela não precisa ir longe da Prefeitura para encontrar com a oposição.

Alívio

Quem ganhou um ‘up’ na política esta semana foi o prefeito de Aparecida, Ernaldo Marcondes, ao receber ‘salvo conduto’ do TRE – Tribunal Regional Eleitoral para seguir adiante com sua administração. Marcondes ‘dormia’ com o ‘fantasma’ da perda do mandato, patrocinado por uma denúncia de abuso do poder econômico no período de campanha.

Com antecedência

Embora tendo pela frente 3 anos de mandato, a conversa do mercado político de Aparecida é sobre a possibilidade de reeleição do prefeito Ernaldo Marcondes. Segundo a turma da esfiha do Augusto, caso as Eleitorais não excluam a reeleição para 2020, ‘alguém’ vai propor ação contra Ernaldo na Justiça, sob alegação que este já é seu segundo mandato, pelo fato dele ter assumido por cinco vezes a Prefeitura no período em que foi vice. Perguntem a pré-candidata do Zé!

Não convidem para…

…a mesma picanha O vereador João Pita e o secretário de serviços Urbanos, Crysantho, principalmente se o churrasco for no mercado de Guará, em comemoração a nova cobertura do espaço que vem cozinhando as verduras antes que os consumidores às comprem…

Passe livre

Isael Domingues
Isael Domingues

O prefeito Isael Domingues conseguiu ‘carta branca’ da Câmara de Pinda para renovar o convênio com Santa Casa local para continuidade das internações, exames e cirurgias. Isael encontra na entidade hospitalar as condições necessárias para a demanda de atendimentos na saúde municipal.

Nove vereadores votaram favorável a prorrogação, com exceção do protagonista da oposição Rafael Goffi, que surpreendentemente se ausentou da sessão.

Perguntem ao presidente Carlos Moura, o Magrão!

Sobrevida

Na mesma sessão que prorrogou o contrato com a Santa Casa, a Prefeitura conseguiu também a aprovação da manutenção do contrato com a ABBC, que gerencia a urgência e emergência no Pronto Socorro ao custo de aproximadamente R$1,5 milhão. Sem muitos questionamentos, os vereadores entenderam a importância da continuidade do convênio pelo menos até maio do ano que vem.

Em Baixa
Guaratinguetá – O sistema de iluminação que vem sendo instalado no Mercadão, que apesar de bonito e decorativo, tem provocado um aquecimento acima da média, comprometendo a qualidade dos alimentos, em especial verduras e frutas..

Aparecida – O trabalho de tratamento de esgoto da cidade, que estaria parado há quatro anos após a inauguração da estação. A atual administração do Saae apontou que o sistema não estaria realizando nem 1% do serviço, desmentindo o ex-diretor da autarquia, Paulo Piza, que havia afirmado que cerca de 60% do esgoto era coletado e tratado, e que bairros como Itaguaçu e Centro tinham 100% do esgoto tratado e coletado. Algo não cheira bem na Terra da Padroeira…

Em Alta
Pindamonhangaba – Administração Pública que através de suas ações de campo e campanhas de concientização, conseguiu reduzir em mais de 92% os casos de dengue em todo município. Há três anos consecutivos enfrentava epidemia, congestionando os setores de atendimento, chegando ao registro de óbitos. O combate à doença é uma das prioridades do governo Isael Domingues junto a saúde municipal.

Potim – O município, que por anos também enfrentava sérios problemas com infestação do mosquito, conseguiu através de suas equipes de agentes baixar este ano de 100 casos para apenas 1. A luta contra o Aedes Aegypti foi um dos primeiros desafios assumidos pela administração da prefeita Erica Soler, neste primeiro ano de governo.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?