Bastidores da Política

X Tudo

Thales Gabriel
Thales Gabriel
Enquanto o prefeito Thales Gabriel inaugurava nesta semana o Centro Integrado de Desenvolvimento o CID, com destaque a participação crescente de populares no evento, muitos do mercado político faziam a leitura da tendência de sua administração.Assim como o nome (Centro Integrado) do novo local de atendimento que congrega várias frentes de serviços, Thales já deixou claro que pretende fazer de seu governo um verdadeiro ‘X TUDO’. Ou seja, atendimento em todas as áreas.

 Conclave tucano
Corre na boca pequena de Guará que na última segunda-feira, os tucanos se reuniram para cobrar um posicionamento do vereador Marco Evangelista, em detrimento aos interesses do PSDB na cidade. O que não souberam informar no café do Ponto Chique, se a missa, digo, o encontro, foi de corpo presente ou não. Ou seja, com ou sem a participação do vereador.

Verdades ‘secretas’
Quem observa o sincronismo nos discursos dos quatros peemedebistas com os dois vereadores que ‘correm soltos’ no legislativo de Guará, no decorrer das sessões, nem imagina das reuniões de ‘ensaio’ momentos antes de adentrarem ao plenário.

Na aritmética de 4 + 2 = a 6, que por sua vez é mais que 5 dos governistas (o suficiente para garantir o resultado de qualquer discussão) e, como segredo de dois ‘é só matando um’, disseram que tudo segue sob o comando do Sapiente.Pelo jeito a ‘cama’ do prefeito Marcus Soliva e as proposituras dos governistas de fato, é armada debaixo do ‘bigode’ de todos, e sem deixar ‘vestígio’, exceto no placar das votações. Ah! Falaram ainda que a ideia é levar este jogo até a eleição da próxima presidência da Câmara…

Filme repetido
Tem eleitores em Potim que já começaram a manifestar preocupação com a performance do governo municipal. Após o efeito avassalador do poder público nas versões do finado Benito e seu substituto Edno Feliz, o Nenê, muitos temem uma recaída da atual administração ao velho estilo, uma vez que se ouve pelas esquinas que o gabinete da prefeita Erica Soler aparenta estar terceirizado a um ex-vereador da cidade. Perguntem ao Emerson Tanaka!

Ainda no pódio
Como expectativa da administração de Erica Soler ainda não se transformou em governabilidade, muitos ainda mantém o conceito de João Cascão como o prefeito que mais fez para Potim. Mesmo penalizado pela justiça por período de inelegibilidade, comenta-se que possibilidade da população arriscar em seu nome numa futura eleição, são favas contadas. Perguntem ao Ado Nogueira, que ganhou a prefeitura com ele e não levou!

Multifuncional

Miguel Sampaio
Miguel Sampaio

Corre pelos corredores da Jacques Félix que não é apenas de endereço que a Prefeitura de Guará deverá mudar neste mês de setembro. É voz corrente na administração Marcus Soliva que o diretor do Saeg, Miguel Sampaio, deve acumular mais uma função no governo, provavelmente a de ‘coringa’, atuando com poder de decisão em várias secretarias.

Com isto, aquele ‘roda presa que parece viver em órbita’, cuja atuação seria (mas não está sendo) a de um eixo central para funcionabilidade de toda estrutura administrativa, já ‘botou a barba de molho’.

Não convidem para…
…a mesma picanha Os vereadores Maurinho Fradique e Samuel Mello, principalmente se o churrasqueiro for o Tanga Frouxa. Disseram que o clima ficou tenso entre eles, após o vídeo que rolou no Facebook, convocando os moradores de Lorena a manifestar contra o projeto de Maurinho que busca restringir e ‘dificultar’ a prática de cavalaria na cidade, bem como a participação popular.

Caixa de marimbondo
Parece que os vereadores de Cachoeira Paulista mexeram num ‘vespeiro’ ao ameaçar suspender o feriado municipal do dia 20 de novembro, alusivo a Consciência Negra. A justificativa, segundo o vereador que lembra a música de Nelson Rodrigues, “bonitinho, mas ordinário”, é que soma-se à Consciência Negra mais dois feriados (Finados e Proclamação da República) no mesmo mês, prejudicando a movimentação comercial da cidade com três dias fechados.

Perguntar não ofende

Max do Casemiro
Max do Casemiro

Que ‘bicho mordeu’ o vereador Max do Casemiro em criticar na tribuna da Câmara a política de aumento de impostos do prefeito Edson Mota em solo de Cachoeira Paulista? Segundo o parlamentar, taxas que num passado não muito distante eram de ‘cem reais’ se multiplicaram para ‘mil reais’.

Será que deixaram de atender o vereador em algum quesito para justificar sua rebeldia durante a sessão?

‘Todos’ de olho!
Rola entre os bem informados de Cruzeiro que a ordem expressa na oposição é alerta máximo nas deliberações do prefeito Thales Gabriel, como forma de ‘detê-lo’. Concluíram que pelas vias naturais, ou seja, por fracasso político, em 2020 não haverá sucessão. Perguntem ao ‘Dom Capo’ da Câmara que ainda atua de ‘fogo amigo’‼!Extremos

Rafael Goffi
Rafael Goffi

A sessão de Câmara de Pinda desta semana, como se diz nos meios políticos, foi ‘ordinária mesma’, com mais um acúmulo de data comemorativa ao calendário municipal – por obra e graça do vereador Rafael Goffi; que aproveitou o embalo e aprovou na mesma noite denominações de ruas à personalidades marcantes da cidade.

Segundo os ‘cientistas’, ‘coincidentemente’ membros de famílias numerosas, quer dizer, cheias de títulos de eleitor.

Quem tentou contrapor a exposição com pré-candidato a deputado foi Roderley Miotto, com projeto que obriga cartaz contra automedicação nas farmácias do município.

Coisas do ‘acaso’
Na última terça-feira, numa situação ‘casual’ em Lorena, o empresário Renato Marton (Protemed) acabou compartilhando o mesmo ambiente com Maurinho Fradique e Fabio Longuinho no cafezinho do Empório. A anormalidade do encontro foi aquele outro vereador (que levou um ‘chacoalho’ das urnas em 2012) se declarando novamente prefeiturável em 2020. Com relação a este elemento, nem uma coisa nem outra, porque primeiro vai precisar de ‘saúde eleitoral’, segundo de votos. Ai vai ser outro ‘vexame’. Quem viver verá…

De PEN a Patriota

Dr. Calé
Dr. Calé

Mesmo com o fantasma do ‘DISTRITÃO’ como efeito da reforma política ameaçando um ‘esvaziamento’ na quantidade de candidatos ao Congresso e Assembleia Legislativa nas próximas eleições, Guará deverá lançar de três a quatro nomes na disputa para deputado.

Além do atual vice-prefeito Regis Yasumura e de Marcelo Ortiz, surgiu nos últimos dias a possibilidade do Doutor Calé e do ex-prefeito Francisco Carlos aceitarem o convite de Bolsonaro para comporem um ‘dobradinha’ LOCAL pelo PEN, agora batizado de Patriota-51. Comenta-se que quem está embalando para lançar candidatura também é o Doutor Rogério Barbosa, principalmente se continuar a atual configuração eleitoral. Ou seja, sem reforma.

Rádio Peão!
Numa determinada roda política alguém exclamou: “Se o prefeito Edson Mota é o caminho, o Vaguinho é o pedágio…”

Jogada ensaiada
A declaração de Fábio Marcondes que não será candidato a deputado desarmou muitos em Lorena, principalmente a oposição. Disseram que eles viam sua candidatura como o caminho aberto para tomar a Prefeitura. De acordo com o plano, o ‘Nhonho’ teria que ‘espancá-lo’ ainda mais, até que por exaustão, renunciasse em detrimento de sua candidatura. Aí cassariam a vice por conta de uma suposta improbidade, assumindo o presidente da Câmara, o que justificaria a oposição ter aprovado suas contas…

Em Baixa
O presidente da Câmara de Lorena, Waldemilson da Silva, conhecido por Tão do Vaguinho, que na sessão desta segunda-feira confirmou a certeza e as suspeitas de muitos  na cidade de que de fato não tem pulso para controlar os vereadores, nem a administração da Casa. Em meio a uma confusão no plenário, protagonizado pelo vereador que comanda a oposição (que ele mesmo faz parte) Tão surtou ao ponto de declarar aos berros: “a partir de agora, quem manda sou”… Mas o ataque de pelanca deixou uma dúvida. Será que o chefe deixou ele fingir que manda, enquanto a trupe do ‘Nhonho’ finge que obedece?

Em Alta
O presidente da Câmara de Guaratinguetá, Marcelo Coutinho, o Celão, que diante da sensação de incerteza que abateu os servidores municipais com a sentença judicial extinguindo as vantagens pessoais  da folha de pagamento da Prefeitura, soube acolher a todos através do Legislativo. Não faltaram manifestações de gratidão ao chefe do Legislativo por ter aberto as portas da Câmara Municipal, reforçando uma ponte com o Executivo em busca de uma solução menos prejudicial à categoria. Diante de todos vereadores mobilizados, ficou a dúvida da necessidade de um Sindicato com um tom de agressividade!

Contagem Regressiva
O Congresso pode seguir indefinido quanto a reforma eleitoral, tipo distritão ou distritão misto; lista fechada, financiamento de campanha ou cláusula de barreira. Uma coisa é certa, o tempo não para e nem espera, faltam 399 dias para as eleições. Com um terço dos deputados ‘atolados’ na Lava Jato,  quem sabe a tão sonhada renovação não ocorra?

Controvérsia
Na polêmica da ação judicial que extinguiu as ‘vantagens pessoais’ da folha de pagamento do funcionalismo da Prefeitura de Guaratinguetá, o Sindicato dos Servidores, que ao invés de adotar a política da ‘mesa redonda’ com o prefeito Marcus Soliva em busca de minimizar as perdas salarias, preferiu a ‘queda de braços’ sob o princípio da pressão do ultrapassado estilo sindical!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?