Bastidores da Política
Disseram na Praça Conselheiro de Guará que agora só falta o vice-governador Márcio França para abonar a ficha de filiação do vice-prefeito Regis Yasumura no PSB, porque até a camisa do 40 ele ganhou na convenção do Partido no último sábado, na Câmara Municipal.
De acordo com os comentários, ele também definiu em que posição vai jogar na próxima eleição, ou seja, deputado estadual e seu parceiro de jogada, Flavinho da Canção Nova.
O presidente do PSB de Guará, vereador João Pita, junto com Miguel Sampaio e Daniel Vieira acolheram os convidados na convenção do partido no último sábado. Além dos filiados e amigos que prestigiaram o encontro, meia dúzia de olheiros da concorrência também passaram por lá para levar os detalhes aos ‘curiosos’ que tentam armar um bloqueio na expansão da pré-candidatura de Regis à vaga na Assembleia Legislativa. Parece que o clima de superação do pessoal do partido da ‘pomba’ em torno da futura campanha foi assunto em pelo menos dois grupos contrários da cidade.
Câmara de Cachoeira homologou, digo, votou a liberação do ’Refis’, para somar recursos no caixa da Prefeitura. A ideia é atrair os moradores inadimplentes para os 100% de descontos em juros e taxas para pagamento a vista, para o prefeito Edson Nota continuar fazendo a festa, digo, as festas. Em uma recente live nas redes sociais, o prefeito empolgado contou um segredo que ninguém suspeitava: “que Cachoeira em seus sete meses de governo se tornou a melhor cidade do Vale”. O povo da política acredita que faltou ele dizer ‘melhor’ pra quem? Talvez seja para ele mesmo e para os vereadores que ‘estão no bolso’…
Parece que as suspeitas de alguns cientistas políticos de Lorena, que para o segundo semestre a Câmara deveria se mostrar diferente em termos de posicionamento político entre os vereadores, está se confirmando. Esta semana rolou entre os bem informados que um novo bloco, apelidado de ‘centrão’, começa ganhar corpo no Legislativo.Comenta-se que a ideia principal seria se desvencilhar sutilmente da oposição xiita – leia-se Vieira Filho & Cia – sem mesclar com os governistas, ao ponto de facilitar uma ‘ponte de dialogo’ com o Executivo, principalmente quando o assunto for relevante para cidade. Numa primeira chamada do ‘centrão’, Maurinho Fradique e Fábio Longuinho já responderam presente.
…tem que saber o intestino que tem – Rola pelos corredores da municipalidade de Lorena a existência de uma lista com os ‘amigos’ de um dos vereadores, ‘sustado’ da sessão da semana passada, na eminência de exoneração. Segundo o zum-zum-zum, argumentaram que o parlamentar teria agido no calor das emoções e por isso, na hora de votar contra o governo, esqueceu o tamanho da parceria, quer dizer, dos apresentados, que hoje atuam de forma direta na administração.
Preocupada em dar soluções algumas carências de Potim e sem os recursos necessários, a prefeita Erica Soler foi ‘bater na porta’ do vice-governador Márcio França, esta semana por revitalização de avenidas e construção de pontes no município. Disseram que ela ficou animada com a recepção e “prestatividade” de França, em garantir seus pedidos para o ano que vem, período em que deverá assumir o governo do Estado.
Falaram ainda que além dos pedidos elencados pela prefeita, outros benefícios prometidos pelo vice-governador devem fazer a diferença no mandato da prefeita, que tem a missão de fazer muito pela cidade, que pese a falta de recursos.
Eleitores de Pinda com acesso às redes sociais já sacaram que o vereador Rafael Goffi (PSDB) está no propósito firme de candidatura a deputado, mesmo na iminência do ‘distritão’ (item da reforma eleitoral) ser aprovado, com ameaça velada aos candidatos do ano que vem, que para serem eleitos terão que estar entre os mais votados do Estado. Goffi tem se virado nos trinta para ser assunto em todos eventos e acontecimentos da cidade sem perder a oportunidade de armar palanque em cima das fragilidade da atual administração.
Enquanto Rafael Goffi ocupa o topo das oportunidades de exposição nas mídias sociais, intencionando uma eventual corrida eleitoral rumo ao Congresso Nacional, outros correm na mesma raia, a exemplo do vice-prefeito Ricardo Piorino e do também vereador Roderley Miotto, mas com ênfase as municipais de 2020, onde a sucessão de Isael Domingues na Prefeitura de Pinda inspira ‘gregos e troianos’ a disputar a vaga.
Disputa que poderá contar com Paulo Torino, Felipe Cesar e provavelmente o ex-prefeito Vito Ardito que segundo os mais chegados, goza de plena saúde eleitoral e física. Perguntem ao Dr. Aziz!
Ponto divergente em quase todas as rodas políticas de Lorena é sobre a ‘eventual ou improvável’ candidatura de Fábio Marcondes a deputado estadual. Enquanto os mais céticos torcem para que ele conclua o mandato, um grupo de oportunistas (ávidos por ganhar espaço no entorno da vice-prefeita) alimenta o ‘cabo de guerra’ contra os que buscam a lógica em trocar o certo, real e necessário no momento para a cidade, por situação de risco iminente. Perguntem ao Marçal!
A ausência de ‘alguns’ vereadores na Câmara de Guará na última terça-feira, quando a secretária de Saúde, Maristela Macedo de Paula Santos, atendendo convite, compareceu na Casa para esclarecer as dificuldades no agendamento de consultas, foi boicote ou mera coincidência? Relembrando, dias atrás, os faltantes aprovaram requerimento contra a pasta, pedindo tais explicações!
Tem gente em Cruzeiro achando que o prefeito Thales Gabriel pretende adotar a política do ‘pão & circo’ na cidade, ou seja, cestas básicas e entretenimento. Ah! Disseram que está começando pela própria Prefeitura, com a
distribuição de ingressos aos funcionários municipais para os shows da Expo 2017. Perguntem ao Rafic!
Corre na boca pequena de Cruzeiro que a temperatura ‘esquentou’ na sala de espera da Prefeitura, entre o ex-chefe da Guarda Norberto e o homem da Câmara que usa ‘tornozeleira eletrônica’. Na discussão do estar gravando ou não o surto do empresário do ensino, enquanto xingava até o prefeito, o pau comeu. A turma do deixa-disso agiu rápido, mas não conseguiu evitar o ‘pontapé na tornozeleira…
Propostas & tendências
O famoso Malerba Café, de Lorena, foi mais uma vez cenário de um encontro ‘casual’ na manhã do último sábado, onde o tempo estava propício para falar de política e eleição.
Em 30 minutos de conversa rolou de tudo um pouco: a recente eleição para futura presidência da Câmara; as ameaças de candidaturas a deputado envolvendo nomes da cidade; o festival de ações de improbidade que tramitam na Justiça; o desempenho da atual administração e o que poderá ocorrer em 2020, em termos de sucessão de Fábio Marcondes.
Curioso que numa roda com dois prefeituráveis, como esta, nenhum arriscou admitir futuras alianças, estrutura partidária e formação de um novo grupo. O consenso girou sobre a escassez de nomes em condições.
Em Baixa
O agora prefeito de Cachoeira, Edson Mota, que durante entrevista a uma emissora de Guará esta semana, se reportou a Silveiras, onde comandou a administração pública por 20 anos, como tivesse a transformado em uma ‘metrópole’. Seu devaneio provocou indignação a população e aos que conhecem a realidade e sabem da tragédia econômica que se transformou de fato a cidade em questão.
Em Alta
A Prefeitura de Lorena que por intermédio do gabinete da vice-prefeita Marietta Bartelega, tem viabilizado os procedimentos como licenças ambientais, projetos e plantas aprovadas para a construção da mega escola do Sesi na cidade. Esta semana, a Fiesp – autora do investimento, disponibilizou todo acervo de planejamento para a fase de licitação das obras.