Bastidores da Política

Questão de ordem! 

Sandro Felipe
Sandro Felipe

Parece que a questão do ‘cabresto’ é levado a sério na Câmara de Cruzeiro.

Segundo a rede de boataria da política local, tão a sério que custou até a exoneração do vereador Sandro Felipe na Rádio Mantiqueira.

Disseram que na última sessão, Felipe ousou votar contra o projeto que estabelece vale alimentação de R$ 250 aos bem remunerados servidores do Legislativo (cujo teto salarial dos mais simples chega a R$ 3,5 mil).

A atitude teria desagradado o ‘comando central’ da Casa, que mandou repetir a votação para acertar o posicionamento de mais três colegas Claudete Araujo, Maria Divina e Bosquinho, deixando o vereador radialista sozinho na ‘alça de mira’.


Manda quem pode

Ainda sobre a exoneração de Sandro Felipe na emissora ‘controlada’ pelo vereador Paulo Vieira, a impressão que ficou junto ao eleitorado de Cruzeiro é que o presidente da Câmara, Charles Fernandes, falou, tá falado, desde que seja o que ‘está escrito’ no bilhetinho por quem manda. Pelo menos este é o comentário nos mais variados ambientes da cidade…

Dança dos partidos
Com Guará em ritmo de Marcus Soliva na administração pública, políticos de tendências opostas começam analisar a melhor posição partidária para atravessar o período até 2020. Rolou durante um happy hour no Pai Toco, que o ex-vereador e agora suplente Vantuir Farias, que migrou do PT para o ninho tucano, pode terminar esta temporada no PSB de Miguel Sampaio. Em contrapartida, quem diria, o ex-prefeito Francisco Carlos, estaria atraído pelo um suposto convite de Bolsonaro para filiar-se no PEN, e ser candidato a deputado estadual.

A fila anda
Guaratinguetá pode ser a cidade com mais candidatos a deputado nesta próxima temporada de caça aos votos. Entre nomes já divulgados como postulantes a candidaturas, o PTB do deputado Campos Machado deixou de sobreaviso o Professor Fernando Moreira, faltando apenas definir se a corrida será a federal ou estadual.

Grito das viúvas

Argus Ranieri
Argus Ranieri

Enquanto o PMDB de Guará realizava sua convenção na Câmara Municipal no último final de semana, a periferia partidária, ou seja, as ‘viúvas’ que atuaram firmes na campanha passada de Argus Ranieri, lamentavam na Praça Conselheiro.

O fato de não terem sido convidadas para a convenção, ‘magoou’. Assim como nunca mais participaram dos encontros acalorados na Chácara do ‘homem’…

Balanço geral
Quem pretende avaliar a melhor proposta para 2020 em Guaratinguetá, é o recém formado ‘G-40’ (Grupo dos 40), composto inicialmente por integrantes filiados nos partidos PHS, PRB, PROS – leia-se Martins, Guilherme Braga, Fafá Sannini e Major Gusmão, somados a vários dissidentes de diversas siglas. Muitos deles somaram esforços para ‘empurrar’ Argus Ranieri até o segundo lugar na eleição passada, e agora, somam-se aos ‘deixados para trás, lamentando que o PMDB adotou o estilo ‘puro-sangue’.

Só falta derrubar
A julgar pelos últimos acontecimentos na Câmara de Lorena, vários vereadores demonstraram que isolaram o ‘Eucalipto’, faltando apenas a ‘operação motosserra’, já que nada cresce em seu entorno. Afinal, o placar  foi de 16 X 1…

Isolado e divagando

Vieira Filho
Vieira Filho

Perdeu quem apostou que o vereador Elcio Vieira Filho conseguiria levar os vereadores que pontuaram na oposição neste primeiro semestre a rejeitarem as contas de 2013 do prefeito Fábio Marcondes. Isolado pelo placar de 16 votos contra o Tribunal e favoráveis a Marcondes, o filho do professor, ao invés de agradecer o prefeito por pagar a conta que seu pai, secretário de Educação em 2012, deixou em aberto com os professores, preferiu ser o único contrário.

Pior, demonstrando devaneios quando ‘atirou’ mais uma vez contra o editor desta coluna, por mencionar no programa Atos no Rádio a palavra ‘acordo’. Será que no dia de aprender o significado amplo da palavra acordo, ele faltou na aula?

Futuro garantido

Maurinho Fradique
Maurinho Fradique

Os encontros e tratativas dos últimos dias em Lorena definiram na sessão subsequente de segunda-feira, a futura mesa administrativa da Câmara Municipal.

Mesmo faltando 506 dias para assumir, por unanimidade de votos, Marinho Fradique foi escolhido como presidente, seguido de Samuel de Melo na vice-presidência e como primeiro secretário Fábio Matos, tendo na segunda secretaria Pedro da Vila Brito.

O que muitos querem saber
Quando vai custar aos cofres públicos de Canas o tour parlamentar à Brasília do prefeito de Canas, Lucemir do Amaral e do presidente da Câmara, Ricelly Isalino? Será que a classe mais simples da cidade vai tomar outro susto quando a conta aparecer no Portal da Transparência, como da última vez que os vereadores foram em ‘bando’, e além de levarem ‘rabiola’, se hospedaram na primeira classe?

Perguntar não ofende
A zona azul que o prefeito Ernaldo César busca implantar em Aparecida, segue o comando anterior, que remonta os ‘tempos bons’ do ex-prefeito Marcio Siqueira, ou vem com tudo novo?

Coluna do meio!

Samuel de Melo
Samuel de Melo

Enquanto muitos em Lorena e principalmente no mercado político comemoraram a aprovação das contas do prefeito Fábio Marcondes, lamentavelmente alguns vereadores  (quatro deles) da chamada base governista, reclamaram e se auto-excluiram do WhatsApp (do grupo da situação), em protesto a eleição da futura presidência da Câmara, ocorrida no mesmo dia. Parece que o desejo de ser presidente de um dos quatro, ‘babou’…

Inimigos do ‘rei’!!! O que foi reclamação na terça e quarta, se transformou em rebelião na quinta-feira, no transcurso da sessão de Câmara. Após uma reunião fechada do protagonista da oposição, Vieira Junior, com os quatro insatisfeitos – Beto Pereira, Bruninho Ribeiro, Fabio Matos e Samuel de Melo – momentos antes da sessão, o que era mensagem cifrada tornou-se explícita: Eles votaram contra o prefeito em dois projetos, aprovaram requerimentos contraditórios à administração, e ajudaram a obstruir algumas votações importantes, provavelmente em retaliação ao Gabinete! Pensem na ‘escorregada’ do Samuel, que segundo comentários dos corredores, havia aderido aos governistas apenas para tentar ser presidente.

A pergunta que não…
…quer calar: É fato que a Prefeitura de Pinda, após denúncia da presidente do Comuns no Ministério Público, não prosseguiu com a terceirização do Laboratório Municipal, em contrapartida, celebrou um contrato emergencial com a Unimed para operar sistema no local com a própria estrutura pública?

O que o povo quer…
…saber Além do valor do emergencial entre a Prefeitura e Unimed (que ninguém sabe dizer a cifra), qual a dificuldade que a administração pública tem encontrado para gerenciar o Laboratório Municipal, uma vez que a contratada no caso vai prestar os serviços com toda estrutura já existente? E ainda, quais os valores dos convênios com o SUS e cidades circunvizinhas a Pinda que utilizam o local para os mais de 3 mil exames laboratoriais mensais?

Coincidência?!?!?
Ninguém soube explicar até o momento em Cachoeira os reais motivos que resultaram na queda do secretário de Saúde, Guilherme Marcondes e na dispensa do ‘interventor’ da Santa Casa, Alexandre Alves. O ponto saliente das novas nomeações é que a Saúde passa ser comandada por Tais Lemos, ‘casualmente’ esposa de um dos vereadores  de Silveiras, que coincidentemente deverão votar as contas de Edson Mota referente ao período que prefeiturou na Capital do Tropeirismo…

Em Baixa
O presidente da Câmara de Lorena, que mais uma vez fez prevalecer o seu entendimento acima do regimento interno da Câmara de Lorena, na discussão sobre o projeto de escolaridade para os cargos em Lorena. Mais uma vez a Casa ficou sob a incerteza do sistema que fez do Legislativo terra de ninguém, ou de “alguém”, sem cargo…

Em Alta
O prefeito de Guaratinguetá Marcus Soliva, que finalizou a semana com dois projetos bem encaminhados. Em São Paulo, o chefe do Executivo da terra do Frei espera pela instalação das câmeras de monitoramento até março de 2018, e do convênio com o Estado, que deve ser assinado em setembro, para a nova Univesp com 400 vagas .

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?