Bastidores da Política

Questão de ordem

Hoteleiros questionam vereadores
Hoteleiros questionam vereadores

O projeto do Executivo que cria taxa de hospedagem foi um dos combustíveis que inflamou o clima na sessão de Câmara desta segunda-feira, com tentativa de abertura de uma CEI para investigar a saúde municipal. Quanto a criação do novo imposto, veementemente protestada pelos hoteleiros, o presidente Adilson Boi na Brasa trouxe ‘um calmante’ aos empresários do ramo, prometendo explorar, digo, estudar o assunto até 90 dias. Já a CEI, esta foi fatal. Com a ‘palavra’, o prefeito Ernaldo Marcondes!

Pedágio da Fé
Se depender dos vereadores de Aparecida, os romeiros que transitam pela cidade vão ter além da ‘fé’, alguns reais a mais para o pagamento de um tributo adicional, caso se hospede em um dos hotéis do município. Trata-se da ‘fatia do Ernaldo’, como está sendo chamada a taxa de hospedagem pretendida pela Prefeitura, em tramitação na Câmara Municipal.

Emergencial

Edson Mota
Edson Mota

Coincidência ou não, já que o assunto até do noticiário da TV fala em Castelluccio, o prefeito de Cachoeira, Edson Mota (PR), demonstrou intimidade do referido e investigado escritório de advocacia. Um de seus primeiros atos frente ao Executivo cachoeirense foi a celebração de contrato emergencial (por mais de R$ 1 milhão) com a Castelluccio, para assessorá-lo em seus processos.

E por falar em Canas…
…o Tribunal de Contas julgou abusiva a quantidade de notas fiscais atribuídas a construção do Velório Municipal. Segundo informações ‘extraoficiais’ (integrantes da própria Prefeitura), pelo desenrolar das coisas, digo, das obras, a construção do tal Velório, que nunca termina, corre o risco de ser mais um monumento de desperdício do dinheiro público. Perguntem ao Ricelly!

Strike triplo
Uma ação que tramita na Justiça desde a diplomação dos atuais vereadores, que visa destituir três eleitos da coligação SD/PR que ocuparam todas as cadeiras da Câmara de Cruzeiro na soma de legenda, teve o desfecho favorável aos patrocinadores esta semana. Os vereadores João Bosco, Sergio Geraldo e Geraldo Luiz de Souza se despedem do mandato tão rápido como começou. Nenhum deles, segundo a Lei Eleitoral, conseguiu atingir o mínimo de 10% dos votos da legenda.

Strike triplo II

Marciano
Marciano

A ação que deve conduzir Antonio Marciano, Carlinhos Stock Car e Higmar da Silva à nova configuração da Câmara de Cruzeiro desmonta a hegemonia do vereador Paulo Vieira (o puxador de votos da coligação SD/PR). De acordo com o mercado político, o retorno de Marciano ao Legislativo pode alterar o ‘animus injuriandi’ entre os pares, dificultar a vida do presidente Charles Fernandes e, além de exigir novas estratégias de Vieira, quebrar a tranquilidade do gabinete da Capitão Neco.

Alegria de pobre…
…dura pouco Corre pelas esquinas de Lorena que o desgaste do vereador Pedro da Vila Brito pelo seu afastamento foi mais traumático que os exames cardíacos dos quais se submeteu, ao ponto dele retornar antes do tempo previsto ou anunciado inicialmente. Se a ideia do parlamentar era ‘chamar atenção’ com o seu problema de saúde, a repercussão foi negativa, provavelmente pelo naipe do suplente que assumiu a função. Perguntem ao Carrerinha!

Reunião de cúpula

Marcus Soliva
Marcus Soliva

A cúpula do PSB de Guará promoveu nesta segunda-feira sua primeira reunião pós posse do prefeito Marcus Soliva (estrela maior do partido). Com momentos de ‘lavagem de roupas sujas’, avaliações e alinhamento dos planos para temporada de ‘caça aos votos’ do ano que vêm, a sugestão 100% aceita pelo grupo foi de trazer a filiação do vice Regis Yasumura para a sigla.

Uniformidade
Quem reuniu seu primeiro escalão da administração pública nesta quarta-feira, foi o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes. O encontro teve espaço garantido na Casa da Cultura, já que vozes dos corredores deram conta que a finalidade foi trazer aos secretários novas informações para trazê-los cada vez mais afinados com o estilo Marcondes de governar. Comenta-se que nesta oportunidade, o prefeito abriu ‘a caixa preta’ com provas contundentes de um ‘plano macabro’ da oposição contra sua própria vida.

Boa notícia

Isael Domingues
Isael Domingues

O prefeito de Pinda, Isael Domingues, teve seu projeto que reajuste em 6,58% os salários dos servidores municipais aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O benefício foi retroativo a 1º de maio deste ano, e abrange o pessoal da Fundação Dr. João Romeiro (Tribuna do Norte), além dos aposentados e pensionistas pagos pelo município. Quem também comemorou foram as instituições de empréstimos consignados da cidade.

Lei seca
Se algum vereador de Pinda mantinha alguma esperança de ver seu holerite acrescido de reajuste, a realidade do ‘reajuste zero’ para os contratados em cargos de comissão, vereadores, prefeito, vice e secretários veio por iniciativa na mesa administrativa da própria Câmara. Este é o segundo ano que a Câmara mantém inalterados os valores dos salários dos cargos públicos da administração direta e o subsídio dos parlamentares.

Não convidem…
…para mesma picanha os organizadores da Festa da Padroeira de Lorena e o vereador Marinho Fradique, principalmente após ele ter aprovado na Câmara projeto que proíbe o uso e manipulação de fogos de artifícios de qualquer espécie nas festas e manifestações públicas. E se a torcida do Corinthians, ou os promotores das festas ‘juninas’ estiverem presentes no ‘dia da picanha’, corre o risco do parlamentar terminar assado na churrasqueira…

Preciptado
A expectativa do ‘paredão’, digo, da audiência pública com a empresa que passou a administrar o Pronto Socorro de Pinda, prometida para ontem, quarta-feira, na Câmara Municipal, foi por ‘água abaixo’. Ao que tudo indica, a audiência que aconteceria ‘por obra e graça’ do vereador Rafael Goffi’, tinha a finalidade de revelar aos vereadores aquilo que todos já sabem.

Segundo os mais sensatos, todo e qualquer problema que a ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária) esteja enfrentando, não se trata de fato novo. Por isso, muitos acharam pertinente a justificativa da Empresa, que por estar em fase de implantação do projeto, não teria muito o que falar. Bem fez o vereador Roderley Miotto, que preferiu simplificar indo pessoalmente verificar o que está acontecendo.

Perguntar não ofende
Alguém confirma a notícia que corre pelos balcões de Guará, que pelo menos três secretários da administração Soliva estão a caminho da ‘guilhotina’? Ah! O tal secretário, que tem ao seu lado um ‘secretino’ (que manda mais que o chefe), já entrou na lista do corte? Ou ele é um caso a parte por conta do ‘intelectual’ que discursa na João Pessoa?

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?