Bastidores da Política
Barrado no baile
O paredão partidário que barrou a legenda no DEM para o ex-vereador Antônio Marciano, que pensava ser candidato novamente em Cruzeiro, gerou protestos e ‘cho-ro-rô’ nas redes sociais, com repercussão nas rodas políticas da cidade.
Pelo aplauso da torcida e comentários sobre o episódio, Marciano atribui a façanha ao líder do PL, Paulo Vieira, que supostamente teria ‘convencido’ o radialista Zé Rogério, que comanda o DEM, a barrar seu nome.
Disseram ainda que esta puxada de tapete estava prometida por Vieira!
Fim da novela
O balanço geral da plataforma eleitoral de Thales Gabriel, ocorrida no último sábado, proporcionou surpresas e frustrações. A surpresa – que ‘muitos’ sabiam – foi a apresentação do novo vice, Paulo Scamila, do MDB, que reúne experiência como ex-prefeito e também é respeitado como um dos bons articuladores políticos de Cruzeiro. As frustrações – entre os aplausos e a euforia da torcida organizada na convenção, a ‘cara de paisagem’ do pessoal que ‘babou ovo’ mais de anos esperando ser escolhido para ser vice e viu ‘o barco afundar’. Agora, se tratando de vida real, quer dizer, de campanha, precisa ainda combinar estes resultados com os eleitores!!!
Sopa de letrinhas
Com agenda sobrecarregada com a inclusão de oito partidos na coligação majoritária, a convenção que homologou os nomes de Thales Gabriel para prefeito e Paulo Scamila para vice recebeu também o registro de muitos candidatos ao Legislativo de Cruzeiro. Para esta temporada eleitoral, o prefeito, que busca a reeleição, ganhará as ruas apoiado com cerca de 120 cabos eleitorais – interessados em conquistar uma das 10 vagas na próxima Câmara – como filiados nas siglas PSD, MDB, PSDB, PL, DEM, PSL, PSB e Republicanos.
Não convidem para…
…mesma picanha – os vereadores que buscam a reeleição e os novos candidatos à vaga na Câmara de Guará, principalmente se for para esclarecer a paternidade de várias realizações da Prefeitura e o churrasqueiro do encontro for o veterano João Pita!!!
Tira-teima…
…em Cachoeira – Numa ‘queda de braços com o PSD – leia-se Guiherme Marcondes, a cúpula do MDB precisou recorrer a uma pesquisa de última hora conferindo entre quatro nomes quem seria o melhor vice para Antônio Mineiro, na antevéspera da convenção. Disseram que o mais interessado na indicação foi o quarto colocado com apenas 7%, eliminando até a aliança com partido pretendente.
Quase oficial
Com um apelo de numa Cachoeira Paulista melhor, os prefeituráveis Antônio Mineiro (MDB) e Dr. Ailton Vieira (PTB) resolveram unir forças, prestígios e grupos para tentar libertar da cidade da ‘motolândia’ em 15 de novembro.
A majoritária foi aclamada pelos partidos aliados da dupla no último sábado, na convenção que tirou o fôlego de muitos concorrentes, em especial aquele que já perdeu duas eleições consecutivas para prefeito e agora aumenta a chance de pedir ‘música no Fantástico’, se perder a terceira. Façam suas apostas…
Sangue azul
A consolidação da aliança MDB com PSDB precisou de duas convenções para acertarem os ponteiros. Segundo a patuleia política, a primeira ocorreu no último dia 5 com os partidos da geral – uma espécie de ‘baixo clero’, incluindo a sigla de Argus; no último sábado, foi a vez dos tucanos ‘puros-sangues’, que em ato mais restrito – com a desculpa de evitar aglomeração – lavraram a ata eleitoral ratificando Dr. Marcelo Meirelles na majoritária, como representante do PSDB. Ah! As duas convenções ocorreram no mesmo local, a chácara do prefeiturável.
Definição na Terra da…
…Padroeira – O suspense sobre o paradeiro eleitoral do Zé Louquinho, nestas eleições, terminou nesta segunda-feira, com seu nome ‘provisoriamente’ sendo homologado pelo PL como vice da candidata a prefeita, Jeffercy Chad. A palavra ‘provisório’, corre por conta da especulação política de Aparecida, que acredita numa estratégia de Zé Louquinho caso haja impugnação de seu nome na Justiça Eleitoral. Ou seja, é menos traumático e indigesto aos eleitores, trocar o vice de uma campanha – mesmo sendo ele – que um candidato a prefeito. Outra suposição dos comentaristas, é como vice, talvez não esteja tão exposto às denúncias e pedidos de impugnação.
Na falta de ‘tu’, vai tu mesmo
Comenta-se em Aparecida que achar um ‘nome’ disponível para compor uma candidatura a vice-prefeito está mais difícil que acertar a milhar no jogo do bicho. E disseram: “o Celso Alves que o diga!!!” No início de semana mais quente da política eleitoral na cidade, com três convenções acontecendo, o candidato do PSDB, Celso Alves, anunciou o arquiteto Gustavo Lopes (PSD) como companheiro de chapa para tentar conquistar pela terceira vez a Prefeitura. Das duas uma: ou ele ganha, ou vai pedir música no Fantástico, a exemplo de três candidatos da região – Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista.
Esquenta o clima…
…eleitoral em Lorena – Os partidos DEM, Cidadania e PSL realizaram convenção, no último sábado, para oficializar as candidaturas de Marietta Bartelega à prefeita e dos filiados nas siglas a vagas na futura Câmara.
O evento foi prestigiado por políticos, convidados e apoiadores das candidaturas, a exemplo do prefeito Fabio Marcondes, que ao saudar sua vice pela recuperação de saúde após passar pela Covid-19, fez uma recomendação: “Marietta você venceu o vírus, agora precisa vencer os ‘vermes’…”; e na sequência, uma denúncia: “professor Sylvio Ballerini há 40 anos não regulariza o IPTU de sua mansão, campo de futebol e piscina semi olímpica…”!
Durmam com este barulho…
Aquecimento
A corrida eleitoral de Guará segue em ritmo de aquecimento revelando tendências e reservando surpresas para as próximas 9 semanas – até 15 de novembro. Segundo o pessoal da inteligência, a recomendação é prestar atenção no ex-prefeito Junior Filippo, que neste período pré-eleitoral busca relembrar o que foi feito em seu governo, mas que já deixou claro em suas lives que está municiado para desmontar a concorrência nos debates e para mostrar aos eleitores o que pretende fazer no futuro.
Com apoio popular…
…a dupla Isael Domingues e Ricardo Piorino que renovou os votos de buscar apoio a mais um mandato em Pindamonhangaba, reuniu os partidos coligados na convenção do último sábado, para o primeiro passo em preparação a campanha oficial que inicia no próximo dia 27.
De olho em uma das 11 vagas na futura Câmara, representantes dos oito partidos – PL, PSL, PSC, PTC, PSB, PV, Podemos e Republicanos se motivaram a irem para o corpo a corpo com os eleitores, com o melhor material de campanha da temporada, ou seja, o trabalho de Isael e Piorino neste primeiro mandato, que já recebeu aprovação 68% junto à população.
A meta é conquistar além da reeleição, o maior número de vagas no Legislativo.