Bastidores da Política

Passado, presente e futuro

Enquanto o samba alegrava a Avenida Presidente Vargas, a política rolava nas arquibancadas e camarotes do Carnaval de Guará, com Junior Filippo lembrando dos carnavais que promoveu no passado, Marcus Soliva mostrando o que promoveu no presente e Argus Ranieri tentando vender a ideia do que pretende no futuro. Só faltou o Chico Hair lamuriando a não realização dos últimos carnavais do seu ‘governo’…

Carnaval & política

Parece que a competição deste Carnaval em Guará não era apenas no samba que estava valendo. Circulou pelos bastidores da avenida que a busca por bons resultados tinha a ver com 4 de outubro, porque se o terceiro lugar para a Tamandaré não foi o esperado para o vereador Celão, pior foi a posição dos Bonecos Cobiçados na lanterna para o Arilson do Pilão…

Vaias e palavrões

O desfile do bloco da Raia, pelas ruas de Cachoeira, foi marcado por protestos e xingamentos dos carnavalescos ao prefeito Edson Nota, que se atreveu ‘botar a cara’ nas ruas após suspender a realização da festa de Momo. Pior que as críticas respingaram ao patrocinador das cervejas (casualmente candidato) que abastecem o desfile do bloco “que entra quem quer” e “bebe quem quiser” no embalo. A coisa foi tão feia que não dá para traduzir nesta coluna os adjetivos que a moçada gritava durante o percurso…

Chapão

Circula pelas esquinas de Ubatuba que para garantir melhor desempenho na campanha à reeleição, o prefeito Délcio Sato (PSD) está alinhavando uma ampla aliança com praticamente os dez vereadores da atual legislatura e seus respectivos partidos. A dificuldade, segundo a especulação política, é que as pesquisas mais otimistas da cidade apontam em quase 70% a renovação da futura Câmara.

Contra maré

Comenta-se nas rodas políticas de Ubatuba que além dos adversários ‘enrustidos’ na administração, até a natureza está jogando contra o prefeito Délcio Sato. Se não bastassem as frequentes chuvas impedindo o avanço das prometidas e ‘financiadas’ pavimentações, a própria maré deu o seu recado; na ressaca do feriado de Carnaval, o mar desmanchou pela segunda vez a calçada da orla, na 9 de Julho. Os críticos esperam que desta vez as obras sejam pra valer…

Fundo partidário

Corre na boca pequena de Lorena que a ideologia partidária é ‘levada tão a sério’ por alguns políticos que aquele ‘famoso’ coordenador resolveu até mudar seu grupo de sigla de olho no fundo partidário. Na prática, o esperto embolsa R$100 mil do fundo partidário, um outro salva o emprego, um terceiro recebe o apoio indireto e, os ‘marmitas’ – postulantes ao Legislativo ludibriados, empurram o carro alegórico para o denunciado por crime de concussão desfilar de destaque…

Liberdade assistida

Como diz o ditado, panela que muitos mexem a comida azeda. Parece que o ‘candidato sorriso’ pode perder mais uma eleição em Lorena pelo mesmo ‘modus operandi’. A julgar pelos rumores da última reunião partidária com seu grupo, além de vetar o nome do vice que supostamente teria escolhido, foi ‘convencido’ a engolir um dos ‘Inhos’ para desfilar a tiracolo na corrida eleitoral.

Coringa

Pelo andar da carruagem o PSB de João Pitta será pela segunda vez o ‘coringa’ da eleição de Guaratinguetá. Em 2016 foi a plataforma para eleger o prefeito Marcus Soliva, e para 4 de outubro a ‘cereja do bolo’ para compor boa parte do Legislativo. Há duzentos e poucos dias da eleição, o partido tem sido visto a porta de entrada para muitos políticos com potencial de garantir mandato no grupo governista. Perguntem ao Orville!!!

Perfil Bolsonaro

Fernando Hummel

Quem diria que o engenheiro Fernando Hummel seria apontado, numa pesquisa inusitada, como o propenso candidato mais próximo ao perfil de Bolsonaro para Cachoeira Paulista. Em seu portfólio, experiência de super secretário na vizinha Lorena, onde sozinho organizou toda infraestrutura da Prefeitura para garantir a governabilidade de administrações passadas com know-how de começar e terminar projetos, obras e construções…

Carga pesada

Tem eleitores de Pinda que, numa atitude de consciência, apostam que o prefeito Isael Domingues terá a sorte de se livrar de ‘alguns pesos’ políticos que carrega desde a última eleição. Coincidentemente, numa das últimas inaugurações – a do Caps Infantil, a dupla de vereadores oportunistas Professor Osvaldo e Carlos de Moura – o Magrão (ainda do PL) compareceram para ‘pegar carona’ na popularidade da administração. O que não faltou nos bastidores da solenidade foram lembranças das dificuldades que o dueto criou na aprovação de projetos importantes para a cidade. Perguntem ao quarteto 4R’s!!!

Restrição

Pela projeção dos nomes que estão desfilando pelo mercado político de Pinda, vão ter candidatos para todos os gostos e preferências, inclusive para quem der preferência a ‘pendurados’ pela Justiça Eleitoral. Disseram que na sugestão de algumas duplas a ‘conta não fecha’. Exemplo: Vito Ardito e Paulo Torino; Roderley Miotto e Rafael Goffi – ou vice e versa. Ah! Falam ainda que João Ribeiro está ressurgindo da embernação para tentar a sorte mais uma vez. Ainda tem Luiz Rosas a procura de um nome para vice ou um convite para ser vereador.

Boca fechada

É voz corrente entre os bem informados de Pinda que o silêncio imposto ao vereador Ronaldo Pipas pelo PL – ou seja, de falar ou exercer funções no Legislativo em nome do partido – está na contagem regressiva. Pelo que se ouviu nos corredores da Câmara, Pipas espera com ansiedade a janela eleitoral para ‘dar linha na pipa’ rumo a uma outra sigla para voltar a soltar o verbo contra o prefeito Isael Domingues e sua administração.

Uma boa estratégia

A especulação política de Pinda acredita que o vereador Ronaldo Pipas poderia ser candidato a prefeito em algum dos grupos que estão se formando nesta temporada de caça aos votos. Motivo: assim a Câmara teria a certeza que não contar com sua presença na próxima legislatura. Perguntem ao Magrão!!!

Bomba do Raspadão

Circulou entre os marqueteiros políticos de Potim, esta semana, que uma notícia ‘bombástica’ aos 45 do segundo tempo do pleito eleitoral de 4 de outubro pode comprometer a reeleição da prefeita Erica Soler. De acordo com a patuleia, se tiver consistência a tal notícia, a futura prefeitura poderá ser decidida entre Emerson Tanaka e Zecão Angelieri.

Estratégia

Juarez Juvêncio

Se para idealizar um plano de governar o candidato precisa conhecer a cidade que sonha administrar por um todo, o pré-candidato a prefeito de Cruzeiro, Juarez Juvêncio, tem demonstrado exatamente isso aos eleitores.

Com mais propostas que críticas, o ex-vereador, na tentativa de conquistar o Executivo, tem abordado os eleitores e somado esforços com várias lideranças locais na expectativa da virada das intenções de votos até o encontro com as urnas em 4 de outubro.

Não convidem para a…

…mesma picanha o vereador Paulo Vieira e o pessoal das redes sociais de Cruzeiro – mais precisamente o elenco feminino que vem alimentando críticas ao parlamentar – principalmente se o churrasqueiro for o colunista e jornalista Sebastian!!!

Rádio peão

…durou pouco, aliás até a primeira pesquisa, a suposta aliança entre José Luiz e Beto do Renato, valendo a Prefeitura de Lavrinhas…”

Em Alta

Lorena – Pelo recorde de ter realizado o Carnaval de rua diferenciado sem que houvesse nenhuma ocorrência criminal, nem brigas e desentendimentos. Nos dias da festa, a Praça Arnolfo Azevedo recebeu cerca de 3 mil pessoas ao som de marchinhas e brincadeiras, que ganharam mais segurança com o monitoramento da Guarda Civil do município. Para os próximos anos, a secretaria Municipal de Segurança planeja a expansão das câmeras interligadas com o COI.

Em Baixa

Cachoeira Paulista – Mesmo após anunciar o cancelamento do Carnaval em 2020, com os discursos de receio à violência, o prefeito Edson Mota não conseguiu garantir um período de tranquilidade para os moradores da cidade. Além de ocorrências registradas, ele ainda teve que amargar um coro nada amigável na passagem do bloco carnavalesco pelo Centro. E a surpresa ficou por conta da ligação do grupo de foliões com quem estaria sob asas da Motolândia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *