Com 40% dos votos, Soliva desbanca atual e ex-prefeitos em Guaratinguetá

Candidato pelo PSB, empresário discursa por renovação na política e desenvolvimento da cidade

Ao lado do vice, Régis Yasumura, Marcus Soliva discursa durante festa que marcou vitória em Guará (Foto: Leandro Oliveira)
Ao lado do vice, Régis Yasumura, Marcus Soliva discursa durante festa que marcou vitória em Guará (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Se a expectativa em Guaratinguetá era de mudança, as urnas mostram que a população quer mesmo uma nova cidade. Marcus Soliva (PSB) e Régis Yasumura (PTB) lideraram de ponta a ponta a apuração na cidade. Entre os concorrentes, o ex-prefeito Junior Filippo (PSD) teve apenas 12,50% dos votos, enquanto o atual chefe do Executivo, Francisco Carlos Moreira (PSDB) acabou na quarta colocação, com 11,94%.

Antes mesmo do fim da contagem dos votos, fogos eram soltos para comemorar a vitória da chapa da dupla, e o celular de Soliva não parava de tocar. Ao fim da apuração, o novo prefeito somou 40,10%, seguido por Argus Ranieri (PMDB) 33,85% .

“Nossa comunidade necessita de mudança. O resultado das urnas traduziu muito bem o que é o anseio do nosso povo, que é acreditar na mudança. E para acreditar na mudança, é preciso coragem. Nós tivemos coragem para mudar”, comemorou o novo prefeito. “Conseguimos ao longo desses dois anos alcançar esse objetivo, agora é trabalhar muito para colocar em prática nosso projeto de ter na Prefeitura de Guaratinguetá: um administrador, e não um político”, projetou.

O candidato votou na manhã de domingo, na Escola Conselheiro Rodrigues Alves. Ele acompanhou a apuração na casa do seu coordenador de campanha, Márcio Chagas. Soliva permaneceu na casa de Chagas até às 20h. Em seguida, ele saiu em carreta pelas ruas da cidade, com destino à avenida Presidente Vargas. No local, palco de desfiles carnavalescos, shows e eventos, o novo prefeito discursou para um público de aproximadamente três mil pessoas.

“Vamos proteger nossa comunidade, que está sofrida, pois carece de saúde, infraestrutura urbana, educação, segurança. Precisaremos trabalhar muito, por isso, o prefeito tem que trabalhar em dois turnos. É preciso conhecer os problemas da cidade e nós vamos mudar a história política daqui”, prometeu.

Vereador ao lado de Soliva e vice do companheiro de plenário a partir de janeiro, Yasumura revelou que o maior problema que será combatido pelos novos chefes do Executivo é a saúde. “Vamos entrar em contato com o atual prefeito, Francisco Carlos, para iniciar essa transição. Esperamos que isso seja possível. Nosso orçamento é curto, e nesse primeiro ano, nossa tendência é investir na saúde, pois esse é o setor mais carente que nós temos”, contou.

O novo vice-prefeito desabafou sobre os ataques sofridos pela chapa nas redes sociais. “Essa vitória mostra para Guaratinguetá que o bem sempre vence. Tentaram nos abalar pelas redes sociais, tentaram nos enfraquecer de todas as formas possíveis. Mesmo com essas enxurradas de mentiras na internet, eu sabia que Deus estava com a gente. Temos uma nova mentalidade para comandar a cidade. Não pegávamos dinheiro de lobistas ou loteávamos cargos públicos”, concluiu.

Além de Soliva, Ranieri, Filippo e Francisco Carlos, Tânia Araújo (PT) fechou a lista dos candidatos com 1.063 votos (1,61% do total).

A diferença de votos de Marcus Soliva para Argus Ranieri foi de pouco mais de quatro mil eleitores. O novo prefeito teve 26.422 votos válidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *