Acordo entre Prefeitura e servidores acaba com greve de Cachoeira

Sindicato reivindica pagamento de benefícios e salários atrasados; após negociação, administração solicita suspensão imediata da greve

Protesto de servidores durante greve que acabou nesta semana, com acordo em Cachoeira Paulista (Foto: Arquivo Atos)
Protesto de servidores durante greve que acabou nesta semana, com acordo em Cachoeira Paulista (Foto: Arquivo Atos)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

A greve iniciada na última segunda-feira, pelos servidores municipais de Cachoeira Paulista, teve fim nesta quarta-feira. Após três dias de protestos, a Prefeitura realizou um acordo com o sindicato da categoria.

Os trabalhadores exigiam o pagamento de alguns direitos, como cesta básica, férias e os salários de julho e agosto, todos em atraso. Além dos benefícios, os servidores solicitaram ao Executivo uma negociação referente ao pagamento retroativo da data-base, criação de um plano de carreira e aumento do valor do vale-refeição.

Em nota, a Prefeitura afirmou que para a atualização do valor do vale-alimentação, solicitado pelo Sindicato com base no INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) e o aumento real do salário, não somente a reposição do salário mínimo, fará a avaliação dentro da capacidade orçamentária, estudo do impacto financeiro e disponibilidade de caixa.

Relativo ao pagamento de férias, o órgão está regularizando e a secretaria de Administração e Finanças afirma que acertará até o dia 20 de novembro o pagamento do 13º e as férias pendentes são somente as do mês de setembro.

Sobre a elaboração do Plano de Cargos e Salários, a Prefeitura alega não haver tempo hábil para tal providência.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores de Cachoeira Paulista, Gerson Gaioso, apenas no primeiro dia, 220 dos 800 trabalhadores aderiram à greve. O Executivo se comprometeu a não descontar os dias parados enquanto não houver decisão judicial e pediu a suspensão imediata da paralisação dos servidores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?